DICAS PARA ENCARTE DE CANTO
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Pintasilgo pode comer Paiço?Sex 10 maio - 22:03Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de Sabiá LaranjeiraSex 10 maio - 20:00Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de AzulãoSex 10 maio - 19:58Eduardo Machado
Como voce conheceu o forum ?Sex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARSex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
DICAS DE COMO ENSINAR TRUQUES PARA MINHA AVESex 10 maio - 19:56Eduardo Machado
como melhorar o canto dos canarios belgaSex 10 maio - 10:24Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
willames aurelio
willames aurelio
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 28
Pontos : 60
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/02/2013
Localização : recife

DICAS PARA ENCARTE DE CANTO Empty DICAS PARA ENCARTE DE CANTO

Qui 31 Out - 21:22
TENHO UM BICUDO FILHOTE, QUAL SERIO TEMPO QUE TENHO QUE COLOCAR PARA O PASSARO ESCULTAR E DESCANSAR OUTRA DUVIDA SERIA O VOLUME QUE POSSO COLOCAR. E SE POSSO COLOCAR A NOITE, DESDE JA AGRADECO ATENCAO, DOS AMIGO CRIADORES
avatar
Criador de Pássaros Cdp
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2724
Pontos : 3055
Reputação : 153
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 51
Localização : BRASIL

DICAS PARA ENCARTE DE CANTO Empty Re: DICAS PARA ENCARTE DE CANTO

Qui 31 Out - 22:06
Os pássaros possuem uma sensibilidade superior a nossa para a percepção dos sons do ambiente. Se estivermos rodando a instrução de canto em um aparelho de som, por melhor qualidade que apresente, e o canto de outro pássaro invadir o isolamento acústico, esse canto roubará a atenção do filhote.

Os primeiros três meses de vida do filhote compreendem o período em que estará mais receptivo à assimilação do dialeto do canto. Após esse período entram em muda (muda de ninho) e ficam até cerca de seis meses meio refratários ao canto. Após os seis meses passam para a fase de maturação sexual, ficam mais territorialistas e se dedicam ao desenvolvimento do canto que possuem vetorizado. Essa fase segue até a próxima muda e é conhecida como fase da lapidação do canto. Passada a primeira muda de pardo, pouco poderá ser feito para corrigir um defeito de canto, embora não seja difícil estragá-lo no convívio com outros pássaros.

Durante a primeira fase não devemos veicular um canto com muitas repetições, que dificultariam a gravação pelo filhote. O número ideal seria três repetições, preservado o canto de saída. Um número de repetições menor poderia levar o filhote à confusão, memorizando os módulos de entrada e de repetição como um único módulo.

Em um computador dotado de gravador de CD-R, com o auxilio do Sound Forge cuidamos da preparação do primeiro cd de instrução. Extraímos uma faixa do cd que contém o canto que desejamos encartar, para o disco rígido do computador editamos conforme nossa necessidade. Basta agora escolher uma cantada com mais de três repetições, selecionar e excluir as repetições excedentes, cuidando para que o canto de saída seja preservado. Essa será nossa primeira instrução de canto. Selecionando e copiando essa cantada de três repetições poderemos repeti-la quantas vezes desejarmos, posicionando o cursor e colando-a. Entre as cantadas devemos inserir algum tempo de silêncio e várias pialadas para chamar a atenção do filhote. O arquivo em que estamos trabalhando deve ser salvo no disco rígido para posterior gravação em um CD de instrução. Devemos repetir a gravação dessa faixa editada até que o tempo de execução no CD seja de aproximadamente 15 min. O restante do CD de instrução pode ser preenchido com gravação de sons de água corrente. Se ocuparmos o restante do CD (aproximadamente 45 min) com som alternativo, não será necessária temporização, bastando que sua execução se repita por todo o dia. Dessa forma poupamos o aparelho do danoso liga/desliga e não corremos o risco de uma catada interrompida. Essa primeira instrução pode ser repetida até os 60 dias do filhote. A partir dessa idade, uma nova instrução, com cantadas de cinco e de três repetições, intercaladas, com tempo de execução aumentado para 20 min e intervalos de 60 min será executada até os seis meses. A partir dos seis meses instruções com cantadas de três, cinco, sete e nove repetições alternadas devem ser executadas por 30 min com intervalos de 60 min. Na medida da desenvoltura do filhote podemos preparar instruções que incluam cantadas com maior numero de repetição, mantendo-se, no entanto, sempre algumas com três e com cinco repetições.

Início

O volume do som deve ser de cerca de 1/4 a 1/3 do volume normal do canto de um bicudo.

Encarte de Canto

Chamamos de encarte de canto ao processo onde tentamos levar um pássaro a abandonar o canto com que foi vetorizado e passar a executar um canto diferente.
Esse processo é largamente empregado na aquisição de filhotes, pois em sua maioria foram vetorizados com um canto diferente do que esperamos que venham a executar em nosso convívio.
Esse processo apresenta pouco sucesso com a sonorização mecânica.
O termo encartar vem do jogo de cartas, em uma referência a sobreposição de umas sobre as outras.
Os bicudos, como alguns outros pássaros canoros, na época da muda de penas, abandonam suas características territorialistas e passam a conviver em bandos nas áreas com alimentação mais abundante. Nesse tempo buscam integrar-se à comunidade, inclusive executando o canto predominante.
Essa característica é explorada no processo de encarte de canto.
Por exemplo: Um criatório com vários bicudos cantando o canto goiano recebe um pássaro com canto flauta. Após a muda de penas o bicudo com canto flauta, muito provavelmente, terá abandonado o seu dialeto e passará a executar o canto goiano, por entendê-lo o canto da comunidade em que se encontra agora.
Há espécimes com grande facilidade para migrar para outro canto. São os conhecidos cabeça-mole. Há outros, no entanto, chamados de cabeça-dura que apesar da pressão dos demais pássaros continuam fieis ao dialeto com que foram vetorizados.
Há, ainda, muitos casos de espécimes que apenas incluem ou perdem algumas notas nesse processo e outros que adquirem graves defeitos de canto.
Jeferson Andrade
Jeferson Andrade
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 200
Pontos : 216
Reputação : 6
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 28
Localização : Jequié/Bahia

DICAS PARA ENCARTE DE CANTO Empty Re: DICAS PARA ENCARTE DE CANTO

Sex 1 Nov - 15:34
:aplausos: :posiii:
thiago criador canario
thiago criador canario
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 383
Pontos : 437
Reputação : 30
Data de inscrição : 04/05/2013
Idade : 26
Localização : sergipe

DICAS PARA ENCARTE DE CANTO Empty Re: DICAS PARA ENCARTE DE CANTO

Sex 1 Nov - 18:29
Bela explição
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

DICAS PARA ENCARTE DE CANTO Empty Re: DICAS PARA ENCARTE DE CANTO

Sáb 2 Nov - 11:28
jamais faça encarte anoite 
pois anoite é pro pássaro descansar ...
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos