Idade de reprodução - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Pintasilgo pode comer Paiço?Sex 10 maio - 22:03Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de Sabiá LaranjeiraSex 10 maio - 20:00Eduardo Machado
Saiba Tudo Sobre a Criação de AzulãoSex 10 maio - 19:58Eduardo Machado
Como voce conheceu o forum ?Sex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTARSex 10 maio - 19:57Eduardo Machado
DICAS DE COMO ENSINAR TRUQUES PARA MINHA AVESex 10 maio - 19:56Eduardo Machado
como melhorar o canto dos canarios belgaSex 10 maio - 10:24Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Fraga
Fraga
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 30
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/10/2012
Localização : SBCampo

Idade de reprodução - Página 2 Empty Idade de reprodução

Sex 7 Jun - 14:55
Relembrando a primeira mensagem :

Olá a todos.

Tenho lido vários tópicos e artigos sobre reprodução de Azulões e na sua grande maioria relatam que os espécimes com idade superior a 10 meses já estariam aptos a reproduzir.

Já reproduzi outras aves de nossa fauna nativa e exótica e nem sempre esta mística se confirmou, algumas só mesmo a partir de 2 anos de idade,

Agora gostaria de saber dos criadores de Azulão que o reproduzem em ambiente doméstico se já reproduziram com fêmeas de um ano de idade?

Grato.

Fraga.

avatar
Convidado
Convidado

Idade de reprodução - Página 2 Empty Re: Idade de reprodução

Qui 13 Jun - 10:27
Meu amigo, é complicado tentar reproduzir essa especie com um ano de vida e não é recomendado, as fêmea com um ano de vida já são férteis mais não tem experiencia para reproduzir, Podem quebrar os ovos como foi falado aqui, abandonar o ninho, matar os filhotes e etc.

Essas atitudes podem gerar uma certa mania nessas fêmeas, que mesmo adultas podem pegar esse ato e ficarem para si.

O certo na Primeira temporada de uma fêmea é fazer alguns testes,quais são eles, observar se a fêmea apronta, se confecciona o ninho e se pede gala com facilidade para qualquer macho!!
Fraga
Fraga
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 30
Pontos : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/10/2012
Localização : SBCampo

Idade de reprodução - Página 2 Empty Re: Idade de reprodução

Qui 13 Jun - 14:37
Caros Diegos, Alemão e Cabral!

Sou muito grato por terem me alertado sobre estes possíveis comportamentos em fêmeas jovens de Azulão, fará com que eu redobre meus cuidados e a atenção.

Já lí vários artigos artigos, inclusive o citado pelo Diego Bahia, além de vários outros tópicos buscando o maior número de informação possível, e em grande parte do material consultado a fêmea de Azulão é tida como excelente mãe, etc..., porém, na reprodução de aves em domesticidade nem tudo são flores.

Creio que a palavra de um criador experiente que vivenciou a reprodução destas são de um valor inestimável e contribuirá muito para evitar o fracasso e o desânimo de um criador iniciante e inexperiente com esta espécie como eu.

Até.

Fraga
ENIVALDO
ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra
Mensagens : 6704
Pontos : 7652
Reputação : 558
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 45
Localização : Belo Horizonte

Idade de reprodução - Página 2 Empty Re: Idade de reprodução

Qui 13 Jun - 17:36
Fraga


Complementando a resposta dos amigos acima, as fêmeas estão aptas para reproduzir aparti de 1 ano de idade, variando de pássaro para pássaro, neste periodo já estão verteis, porém reproduzir já é um pouco mais complexo, nem todas vão conseguir.


1º O processo de gala pode não concluir, pois a fêmea pode ficar com medo do macho, e não deixar galar, ela chega a pedir a gala, mas quando solta o macho e ele vai ela se assusta e não deixa.


2º Conseguiu galar, ótimo, a fêmea pode botar no fundo da gaiola, pode botar no ninho e quebrar o ovo, então o que deve ser feito neste caso ? Aonde estiver o ninho camufle com folhas verdes artificiais, ou arrume um pano branco e tampe as grades na frente do ninho, pois quando ela estiver no ninho não verá o movimento fora da gaiola, isso irá tranquiliza-la, caso ela bote fora do ninho coloque o ovo no ninho, também gosto de utilizar ovo feito de durepox, colocando no ninho, para ela perceber que é ali que tem que botar..


3º Tirou os filhotes veja se ela esta cuidando direito, fornecendo bastante alimentos, se tiver OK, caso contrario ajude-a.


Boa sorte


Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 


www.youtube.com/watch?v=unQdKVsuzH0


https://www.youtube.com/watch?v=u862WF1gRYs



https://www.youtube.com/watch?v=JBrdIXBYpDc


https://www.youtube.com/watch?v=Ldi70DuwX3E&feature=em-upload_owner
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos