ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

TREINAMENTO PARA TORNEIO DE FIBRA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TREINAMENTO PARA TORNEIO DE FIBRA

Mensagem por vinicius santos simoes em Seg 27 Maio - 17:54

BOA NOITE , IREI COMPRAR UM CURIO PARA RODA DE FIBRA , QUAL JEITO MAIS FACIL DE ACOSTUMAR ELE A CANTAR NA CARA DE OUTRO ??

vinicius santos simoes
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário

Mensagens : 262
Pontos : 425
Reputação : 3
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TREINAMENTO PARA TORNEIO DE FIBRA

Mensagem por HUGO WATSON em Seg 27 Maio - 18:55

Preparação para as rodas de fibra
Esse trabalho já começa com a seleção dos filhotes com maior aptidão para fibra. Quando os filhotes ainda estão reunidos em gaiolões já é possível identificar os machos dominantes. Corrichiam mais que os outros e de forma intimidatória. Demarcam territórios para si. Expulsam os demais filhotes quando estão no comedouro, no bebedouro ou na banheira. Escolhem para si as melhores posições nos poleiros.

Durante todo o período da criação, especialmente durante os banhos de sol, devem ser dispostos de forma que possam ver outros curiós. Dessa forma acostumam a cantar de cara, sem intimidar-se com a presença dos outros.
Mudanças de ambiente e passeios são importantes para desinibi-los. Passeios em locais onde existam brejos são muito apreciados pelo curió. Visitas a outros criadores onde possa ouvir curiós cantando e, preferencialmente, onde possa envolver-se em disputas de canto, colaboram para o seu desenvolvimento.
Quando já estiverem pretos, poderão frequentar as badernas (disputas reunindo vários curiós para treinamento). Devem ser posicionados inicialmente a certa distância do local onde estão reunidos os curiós em disputa de canto. Na medida em que demonstrem segurança, cantando com desenvoltura, devem ser aproximados dos demais. Esse manejo deve prosseguir até que ele cante com desenvoltura, enfrentando curiós em gaiolas próximas. Quando estiver reduzindo o volume de canto deve ser retirado do local.

A próxima etapa é a mais complexa e importante para o sucesso do curió nos torneios: o acasalamento. O curió sem fêmea, se tiver aptidão para as disputas de fibra, cantará com desenvoltura na roda. Irá, no entanto, diminuir progressivamente a quantidade de cantos. Os torneios são um grande desafio. A roda começa normalmente às 8h e a última marcação pode acontecer após o meio-dia. Nessas circunstâncias, o efeito fêmea é fundamental para incentivar o curió a se manter motivado para a disputa.




Treinamento para a estaca de canto clássico
Em um torneio de canto, pássaros não são julgados e sim as apresentações. Daí que um curió reconhecidamente superior poderá, em um dia de apresentação deficiente, ser superado por outros com qualidade de canto inferior.
A apresentação do curió será efetuada em um tempo de 5 minutos, nas instalações destinadas às apresentações dos pássaros de sua modalidade de canto e na hora em que for chamado. Muitas vezes o curió não está em um bom momento ou estranha as instalações e compromete sua apresentação.
É necessário um trabalho de condicionamento.


Inicialmente no local onde o pássaro vive. Deve ser mantido encapado. Deve ser mudado de local e a capa da gaiola deve ser retirada algumas vezes. Se cantar dentro de um intervalo de 5 minutos, devemos deixá-lo cantar por algum tempo, até que comece reduzir o volume de canto. Se não cantou, ao final dos 5 minutos deve ser novamente encapado e guardado.

Voltar

Quando já estiver bem condicionado, cantará na retirada da capa.


Uma segunda fase do condicionamento para os torneios implica deslocá-lo encapado para locais desconhecidos do pássaro. Repetir o procedimento da primeira fase. Cantou nos 5 minutos, deixá-lo cantar até que comece a reduzir o volume de canto. Não cantou após 5 minutos, encapá-lo e guardá-lo. Neste manejo é desejável o emprego de uma estaca articulada, para facilitar o manejo em local aonde não exista possibilidade de pendurar sua gaiola. Mas a estaca móvel não deve ser usada em todas as oportunidades, pois há risco de o curió ficar condicionado à estaca.


Essa fase do condicionamento, embora fundamental para ótimas apresentações, é muito arriscado para a conservação da qualidade do canto. Os curiós são hábeis imitadores e incorporam com grande facilidade novos elementos ao seu canto. Os locais devem ser escolhidos com critério e os treinamentos realizados com parcimônia.

fonte : cantos e fibra curio .....
















NÃO COMPREM AVES ILEGAIS , VC ESTARA CONTRIBUINDO PARA O TRÁFICO DE ANIMAIS !!!! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

HUGO WATSON
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagens : 3589
Pontos : 4236
Reputação : 373
Data de inscrição : 26/12/2012
Idade : 29
Localização : Rio De Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TREINAMENTO PARA TORNEIO DE FIBRA

Mensagem por vinicius santos simoes em Seg 27 Maio - 19:09

vlw obrigado mais to com uma duvida , ate pq eu vou comprar um filhote so , mais esse filhote ta cara entao irei comprar um so e nao tenho outro curio pra ele ficar vendo nos banhos de sol

vinicius santos simoes
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário

Mensagens : 262
Pontos : 425
Reputação : 3
Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum