Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! ) - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! ) - Página 2 Empty Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! )

Dom 25 Nov - 19:15
Relembrando a primeira mensagem :

" Meu TF saiu da muda e esfriou " algum tempo depois....."Meu TF está voltando a fibra".

Sabemos que os TF não cantam a todo vapor a todo o momento, pois existem o período de muda, onde normalmente o frio do polo sul se depositam nas veias...por outro lado no período reprodutivo, o frio dá lugar a alta temperatura do deserto do Saara ou não, não sei como você maneja sua ave!
A questão é a seguinte, a ave pode sair da muda extremamente sem fibra, e pode ter passado por ela sem alterações na fibra.
Porém devemos respeitar o fim da muda, pois a ave passou por um momento crítico e de muita fragilidade, e mesmo que cantou por todo este tempo..ela deve descansar e seguir a ordem natural: após a muda, repouso e repouso dando condições do organismo se estabilizar.

- Como saber se meu TF está pronto para disputas ?
Em primeiro lugar você deve ser observador e entendedor de sua ave. É sua obrigação saber o que ele gosta de comer e se faz bem, se apronta com fêmea, chia, mato,baderna, rua, capa, gato, gavião e outros..
Pois desta forma você tem como aplicar um manejo direcionado ao bem estar, estimulando a ave com tudo que ela gosta...
Um TF pode gostar de passear e se assustar com tudo, vai deixar de passear ? Não ! Sai com ele encapado, com a janela aberta e pendura em algum local calmo..principalmente que não passe carro de som e caminhões.

- Testando a ordem

Sempre de longe, se possível no primeiro momento, muito longe...deixe ele a vontade e observe se está a vontade, se ele canta baixo/alto, se pede gala, se macheia, se pista ( pit ).
Observe linguagem corporal dele, se está elegante, com o rabo baixo, asas juntas ao corpo, se está "em pé" esticado, olhar vibrante e movimentos seguros...ou se traz o peito junto ao poleiro, ficando muitas vezes estático, cara de medo com olhar apagado, e quando voa parece estar em câmera lenta ou molhado....Estando assim, encape-o e leve para casa, tenha paciência pois está frio.
- Ao aproximar uns 5 metros, se tiver reação imediata: Pistar, se lançar na grade em direção ao outro, beleza ...mas deixa de longe.
Se ele ficar parado, afasta mais e observa.
- Encostando as gaiolas 20 cm: Para chegar nesta fase ele deve ter passado por todas as outras etapas, não pode colocar de vez ( a menos que queira arriscar, e rever o TF frio de novo ), nesta fase não tem muito que se observar, somente se tem fibra e se troca cantos..deixe por pouco tempo, pois o outro pode sobrepor os cantos dele e esfriar...Se o seu diminuiu os números de cantos, não vai mais no atesto ou quando encosta na grade, abre o bico para brigar...tire da roda urgentemente, está prestes a correr.

Gaiola colada

Como se trata de uma ave de fibra e gostamos de ver cantando, um artifício usado é colar as gaiolas para trocarem bico, estimulando a fibra..na intenção de sair de casa fogoso...E acontece muito.
Acontece que o TF que saiu da muda, pode até brigar, porém se o outro der um voo daqueles loucos que se batem na grade para pegar o outro o recém TF em ordem se assusta...e aí meu amigo, se prepare para começar do zero.
Obs: Esta colada é por segundos...O melhor é não fazer.

Então, antes de tudo seja um observador, e entenda que se trata de uma ave, não uma máquina.

Sem erros não agregamos experiência de vida
Estou sempre aberto a discussões
Att Pedro Alencar

avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! ) - Página 2 Empty Re: Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! )

Qua 28 Nov - 15:10
Oi Amanda, como vai menina ? Fico muito feliz em saber que estou ajudando.
Você postou em outro tópico, que fala de extrusada, onde orientou um manejo que deu certo com você....Sua dica foi ótima...Não se prenda a "falta de experiência", pois é com os erros que aprendemos na prática.
Sem contar que acertar tudo de cara perde a graça, não se tem o sabor da conquista...
Então opine sempre que poder, pois estará expondo o seu ponto de vista...É assim que eu faço, , exponho meus testes que deram certos ou não e chegamos em um ponto em comum: O conhecimento de todos.

Beijos

Att Pedro Alencar
Domingues
Domingues
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 31
Pontos : 53
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/11/2012
Localização : Espirito Santo

Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! ) - Página 2 Empty Re: Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! )

Qua 28 Nov - 22:47
Pedro estou com um certo dilema com meu trinca que acho que é o excesso de ordem,verifique meu caso e veja se estou correto : Quando ele escuta o trinca do meu vizinho ele canta muito pro outro,só que com o passar das horas ele esquenta muito e começa a pular de poleiro em puleiro rápido,garra no teto na gaiola virando cambalhota só que para de cantar e só chama muito,então meu procedimento é o seguinte .. encapo ele e espero ele esfriar,quando ele esfria tiro a capa e coloco no lugar,aí ele começa a cantar dinovo,depois que começa a cantar pro outro esquenta e repete a mesma coisa com o passar das horas .. OBS: Saiu da muda de pena recentemente,e está terminando a de bico. Qual seria o melhor manejo ? Desde já agradeço !
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! ) - Página 2 Empty Re: Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! )

Qui 29 Nov - 10:44
Domingues, como ele ainda está na muda...Com certeza não esteja em ordem ainda. Se os chamados são pistadas ( PIT ) É um sinal que não está pronto.

É preciso saber mais informações:

Ele é de varanda ou roda ?
Sendo de roda, qual é o comportamento dele em atesto ?
Canta bem, se morde, é valentão, é tranquilo ?
Como é o formato da gaiola dele ? Qual tamanho ? Quantos poleiros ?

Att Pedro Alencar
Domingues
Domingues
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 31
Pontos : 53
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/11/2012
Localização : Espirito Santo

Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! ) - Página 2 Empty Re: Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! )

Qui 29 Nov - 11:34
Caro Pedro, comigo ele é de varanda mais seu antigo dono já levou ele em rodas e obteve bons resultados mais ultimamente não tenho levado pois peguei ele na muda cantando,então é um pássaro que canta constantemente,principalmente quando escuta outro,só que com o passar das horas acontece o que citei acima, ele é,Quando ele escuta o trinca do meu vizinho ele canta muito pro outro,só que com o passar das horas ele esquenta muito e começa a pular de poleiro em puleiro rápido,garra no teto na gaiola virando cambalhota só que para de cantar e só chama muito e a chamada é igual aquela de coleiro,só que junto com os chamadas ele da pequenos piados,então meu procedimento é o seguinte .. encapo ele e espero ele esfriar,quando ele esfria tiro a capa e coloco no lugar,aí ele começa a cantar dinovo,depois que começa a cantar pro outro esquenta e repete a mesma coisa com o passar das horas .. Quanto as informações da gaiola vou tirar uma foto e te passo as características ao certo.. O manejo que citei acima quando ele começa a chamar está correto ou devo deixar ele sem capa mesmo e deixa-lo no mesmo lugar?


][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! ) - Página 2 Empty Re: Trnca ferro entrando em ordem ( Muita calma nessa hora !! )

Qui 29 Nov - 11:54
Domingues, ele é valentão..e tirar esta característica é muito, mas muito difícil.
Tenho um que mais parece um pit bul, e se mordia pra valer, até que um dia ele fez a façanha de beliscar a ponta do dedo, posteriormente vindo a cair. Hoje ele não belisca mais o pé, porém está beliscando o rabo...com este é o inverso, começa de beliscando, pegando a tala e depois dá as costas e empurra cantos.
Deixa ele enxugar a muda, pois ainda está fazendo a de bico, e quando os chamados forem substituidos por cantos, você coloca ele de longe:1 metro, para ele extravasar tudo sem estar tão perto 20 cm, no começo ele pode querer pistar, se pegar e não cantar...pois quer pegar o outro..
O melhor nesta hora e colocar em disputa com um TF lento, de retomada fraca, pois ele receberá um canto de vez em quando, e desta forma fica mais tranquilo no quesito valentia.
Colocar com um cantador, só irá estimular a valentia, pois o outro reafirma seu território a cada momento.

Caso use fêmea

O uso da fêmea pode agravar a situação da valentia, pois ele sabe que tem sua fêmea, e que já conquistou através de cantos, seu território já está seguro..Logo na presença de outro macho os cantos não tem mais importância, pois já está casado e o que resta agora é retirar este rival da área..não com cantos, mas partindo para cima.

Att Pedro Alencar
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos