Resumo Básico : Trinca Ferro - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Resumo Básico : Trinca Ferro

+10
vinicius antunes de souza
Sebastião Marcio
atena
MatheusBarcellos
NICK MOZER
cristiano machado vieira
Lucas
Mauricio Oliveira
Raaphael Alves
Pedro Alencar
14 participantes
Ir para baixo
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Resumo Básico : Trinca Ferro - Página 2 Empty Resumo Básico : Trinca Ferro

Sáb 20 Out - 16:32
Relembrando a primeira mensagem :

Trinca ferro corrido

Bom, devemos saber um pouco sobre ele para entender a gravidade da situação. Ele estava em ordem e não aguentou a disputa ou estava frio e encostou a gaiola, para saber se estava atestando ?
Um TF não corre de repente, ele dá sinais; para de cantar, evita o outro TF, perde a posição de orgulho e fica normalmente com cara de medo...você já observou isso ? se a resposta foi não,preste mais atenção na sua ave.
Ainda tem aquele caso em que o dono, mesmo percebendo que o TF já está se entregando, deixam na estaca somente pelo orgulho e alguns dizem : Só tiro se gritar !!
Neste caso entra a diferença entre ter e criar.
TER: Colocar água e comida, não deixando que a ave morra de fome ou sede.
CRIAR: Aí é mais complicado, pois você será: o psicólogo, o treinador, o nutricionista...enfim, você tem toda a preocupação de manejo e preparação, conhecerá e respeitará os limites da ave e deve ter paciência. Pois cada ave é única e para entender é preciso conhecer, e para conhecer é preciso observar.
Voltando ao inicio, se o TF estava em ordem e correu, apesar de ser relativamente demorado o processo, é mais fácil de recuperar, deixar por uns dias em casa, tranquilo e se possível no voador. após este descanso, começa pendurando ele na rua mesmo, na porta de casa para ir vendo o movimento da rua, e quando estiver mais a vontade volta com os passeios...passear com TF frio é perigoso,pois pode passar em alguma rua ou lugar que tenha outro cantando e não ajudar muito a recuperar o orgulho neste momento.
Trinca ferro estava frio e encostou para ver se estava atestando: Agora sim é complicado, muito complicado. E a culpa é toda sua, pois não respeitou o tempo dele, o TF já está frio, sem orgulho de macho dominante e sem território no seu poder, de repente encosta na cara de outro que solta um canto Paulo Afonso, daqueles de quebrar cristal, qual a reação dele ? Chorar, pedir gala, levantar o topete..enfim, se ele tinha alguma possibilidade de estar aprontando, acabou de ser reiniciado o programa que os TF tem chamado fibra, e agora ninguém sabe quando voltará a ordem, pois começou tudo do zero.
OBS: Quando você encosta um TF frio em outro com mais ordem, o frio tende a ficar na posição de ataque, vai na tala da gaiola, abre o bico e fica chiando forte..logo você pensa: Acertei o manejo, está atestando !!!!....Que nada rapaz, isso que ele fez, foi mais um sinal que está morrendo de medo e frio por sinal. Quando ele for na tala da gaiola, mostrando valentia e vontade de pegar o outro e sem chiar, aí sim estará atestando.

Manejo do meu amigo.

É o manejo do seu amigo, se deu certo, com certeza ele errou muito para chegar onde chegou. Deu certo como o TF dele, é um manejo diferente, visão diferente e objetivo diferente.
-Ah mas meu amigo deixa a gaiola da fêmea colada e arrebenta no torneio!!!
Observe como foi manejado e como foi casado, não é por que ele fez isso, que o seu TF seguirá a risca o desempenho do TF do seu amigo...Ele pode cantar e pode chegar na roda e virar um pit bull, e não cantará muito não viu.

O que é bom ter em mente;
Meu TF está preparado para disputar ?
Meu TF já correu antes ? Posso confiar na fibra dele ?
Qual a finalidade do meu TF? Torneio, reprodução ou varanda ?

Então é mais ou menos isso, observação, manejo, paciência e paciência.
Existe tempo para tudo

Trinca ferro: Ave complicada ou manejo errado

"trinca ferro frio, como aprontar meu trinca, vitaminas para meu trinca, trinca ferro não canta ou não abre canto, muda encruada, trinca ferro sem fibra.......e por ai vai "
Com certeza já viram estas perguntas.
Enfim, na natureza ele entra na muda e sai da muda, para de cantar e volta a cantar a todo vapor, alimenta-se de tudo que precisa para manter em pleno funcionamento a máquina que é o corpo...principalmente de uma ave. que precisa de total comunhão entre penas, aparelho respiratório e de um território demarcado pelo canto.
Ou seja ocorre tudo de forma natural e sem alcon club, avitrin ( e outros ), gotas de vinagre na banheira dentre outros cuidados...alguns mais parecem simpatias.
Vemos pessoas em busca de uma máquina de canto, quando na verdade não é bem assim. Não é pelo fato de ser jogador de futebol que você receberá o salário de neymar.
Nenhum trinca ferro é igual ao outro ou está no mesmo preparo ( no dia do torneio ou roda ) que o outro.
Não adianta simplesmente apostar tudo e esperar tudo de uma ave que não tenha um desempenho satisfatório, e o pior é quando se sabe a média de cantos da ave e se espera que por mágica ela resolva triplicar a média que todos já conhecem.
Se o seu TF não fez uma boa muda, a culpa é sua. pois ele tem tudo o que precisa para trocar as penas de forma normal e dentro do seu tempo.
Se o seu TF está frio, entenda que é uma fase natural onde não se tem motivo para cantar ou demarcar território, normalmente ele saiu da muda ou não aguentou á alguma disputa, isso mesmo...quando você viu que o rendimento caiu e simplesmente deixou ele na estaca simplesmente por orgulho, dizendo : Só tiro se gritar !.
Se seu TF não abre canto é por que não chegou o momento, ele ainda está inseguro e não se sente preparado para cantar forte para intimidar os outros, dizendo : " Aqui quem manda sou eu ".
Antes de pensar em criar TF aconselho que façam um estudo profundo, pois o TF é diferente e o tempo dele também é diferente.
A preocupação com a alimentação é geral, na verdade buscam em 1º lugar a marca, se for de marca famosa e de alto valor ( $ ), já é um grande passo para julgar esta ração a melhor.
Meus amigos, o TF gosta e precisa é de alimento natural e ponto final. SEJA : SEMENTE DE VELAME, ARAÇÁ DO MATO, MELÃO DE COBRA, MARACUJÁ DO MATO, JUÁ, MANGA, MAMÃO, BANANA, BREDO, BERDUEGA, DENDÊ MADURO, MILHO VERDE.... entre outros ( ele gosta do que a região oferece ).
FÊMEA : não adianta mostrar a fêmea em qualquer tempo somente por achar que está fogueando seu TF, o tempo de mostrar é somente no período de reprodução, antes disso ele pode ouvir a vontade. mesmo que a fêmea esteja se abaixando antes do período de reprodução, não é indicado mostrar pois ela não está ovulando e poderá alterar o cronograma de reprodução, passando por cima das estações de reprodução e viciando machos e fêmeas em fazer cena para agradar algum amigo que sequer sabe a raça da ave que estar dançando, macheando, abaixando a asa e levantando o rabo.
Torneio : não é porquê seu TF canta bem em casa e troca canto com um outro TF seu que ele esteja pronto para o torneio, pois na roda ele vai encontrar TF rápido, de canto forte, de muita fibra, e também encontrará alguns que já entram frios, que atrapalha bastante o desenvolvimento de um trinca de fibra.
Certifique-se que ele realmente esteja preparado .

O que escrevi foi meu ponto de vista, o Trinca Ferro è muito mais complexo do que poderia eu ou qualquer pessoa descrever com palavras, cada criador uma metodologia e uma forma de ver as coisas, mas o TF é o mesmo seja aqui ou em qualquer parte do Brasil.

Observação e Respeito

1 - OBSERVAÇÃO: procure entender sua ave, pois ela é única e as preferências dela devem ser bem aproveitadas.

2 - RESPEITAR O TEMPO DA AVE: Algumas aves precisam de todo um processo para aprontar, outras não. Algumas esfriam após a muda, outras passam por este processo em plena ordem, mas não é por isso que forcará a ave em disputa, tentando provar que é uma ave fora de série e que até na muda está pronta para combate ( tem tudo para estragar uma ave de fibra ).
Tudo tem seu tempo, tempo de plantar e tempo de colher...se você planta algo e encontra clima favorável, terra preparada com adubação corrigida, você tem tudo para obter uma boa coleita.
Se você resolve colher antes do tempo, não poderá reclamar do resultado da colheita precipitada..pois a decisão foi sua.
A diferença de um TF para uma plantação é que na plantação, a depender da infraestrutura você pode plantar o ano inteiro, um TF entrando em ordem, sendo forçado, ele pode e deve correr, desta foma você perde todo o manejo e volta ao zero, pois a depender da ave e da forma que correu, só o tempo e o manejo de recuperação com toda paciência para, promover a confiança perdida....
Trinca ferro é de extrema fibra, porém quando perde esta fibra, perde pra valer.

Fica esta dica: Observe e respeite o tempo dele.

Banho de areia

Caso ainda não viu a cena, ainda verá.

O trinca ferro no fundo da gaiola ( meu Deus e agora ? ), calma.
Ficará no fundo da gaiola, normalmente em um dos cantos, com o peito bem encostado na bandeja, as assas abertas de forma que cubra parte das costas ( penas menores ) e as penas maiores lançadas para o lado. Complicado não é ? relaxe, identificará logo ao ver nesta posição.
Ele não está doente ou morrendo. Mas se ele falasse, diria : Ow rapaz, coloca areia pra mim !!!!!
Areia mesmo seja aquela branca de construção ou terra do quintal.....esqueça os vermes, germes e bactérias ! Afinal eles são vermífugados segundo o manejo de cada um. Eu vermífugo após a muda.
Areia com grit é de fundamental importância porém é meio fora da realidade forrar o chão da gaiola com esta. na verdade ele quer é jogar terra pra cima mesmo, e é uma forma de defesa contra parasitas .

Recentemente aconteceu comigo...tudo que foi descrito, foi uma sujeira terrível . tive que trocar a ração, água, vitamina e fruta.
Pensa que achei ruim ? nada, perdi foi tempo vendo a bagunça

Nem tudo é perfeito mais pode melhorar ( comportamento )

O meu o seu o nosso Trinca ferro são os melhores do mundo. belaza !!!!!
A questão é quando o nosso guerreiro está em ""combate"" torneio, cantando bem e de repente ele perde o foco e desvia a atenção .
E olha que acontece .
Seja uma verdura; querendo cruzar o tempo todo
Seja passeando pelos mais de 10 potinhos de ração espalhados pela gaiola.
Seja querendo tomar banho, no bebedouro.
Seja beliscando a anilha ou a talisca ( fibra ) da gaiola.
Enfim.....existiria algum meio de tornar o então distraído em concentrado ?
Acredito que sim, no caso de cruzar verdura/fruta, só o faz quando encontra facilidade -basta colocar um suporte de lateral e está resolvido.
Vários potes de ração: nunca entendi esta prática. mais parece que o dono estar querendo mostrar que a ave se alimenta bem. Torneio não acontece a todo dia não vejo motivo para encher a gaiola neste momento, acredito que apenas o básico : um pote de extrusada e outro de ração tradicional de tf , uma fruta e água fresca.
Quanto a tomar banho é mais complicado, o ideal seria a ave tomar banho antes de sair de casa e colocar o bebedouro um pouco mais alto.
Agora vem o terror, Se beliscando e beliscando a anilha...Atitude mais que normal !!!
Veja a cena : um cachorro criado preso num canil ou apartamento onde o dono trabalha de segunda a sexta e não tem tempo para passear. Chega o sábado e o dono leva seu amigo ao passeio, de repente o cachorrinho foge.......e agora ? qual será a atitude do cão ? ficar parado ou sair correndo o mundo todo de um lado para o outro ?
O que é que tem á ver uma coisa com outra ? esse cara é doido !
Nada, o que o cão faria é o mesmo que faz o trinca no torneio.Pois ele fica em casa a semana inteira trocando canto com os mesmos trincas, e já estão tão acostumados que cada um canta no seu tempo. esperando o outro cantar para soltar seu canto...com algumas variações lógico.
Se ambos tivesse mais contato com o mundo, não veria tudo como novidade . e todo aquele contexto de gaiolas e aves que nunca foi vista na vida , seria apenas mais um dia de rotina.
Então ....o trinca ferro tem uma bateria que todo dia é carregada e não tem limite. quando a carga desta bateria é utilizada ele faz o que gosta : Garantir seu território, impondo sua valentia em forma de canto.
Mas quando esta mesma bateria é poupada....aí meu amigo, só existe uma válvula de escape : Extravasar toda energia + valentia no outro trinca ( vizinho de estaca ) e como obviamente ele não vai conseguir brigar de fato, resta descontar em quem estar mais perto : 1º a anilha ou os dedos, 2º Talisca ( fibra da gaiola ) 3º Potinhos de ração, normalmente derrubam.

Uso de Trinca ferro chia

Pois é colegas, vocês não entenderam errado não. eu disse Trinca ferro frio ( macho ) para aprontar outro trinca.
Motivo de revolta e indignação porém é uma pratica mais comum do que se imagina, pois o trinca ferro frio se comporta como fêmea e por não mostrar fibra alguma estimula a valentia e o orgulho do Trinca que vê a cena humilhante.
Agora imaginem, se uma fêmea utilizada de forma errada e sem critérios põe uma boa ave a perder...Fazer uso desta pratica não vejo vantagem alguma. 1º O trinca ferro frio, tende a entrar em um buraco sem fim enquanto o que está aprontando mostra uma ordem momentânea e sem lógica, pois não está de frente para uma ave de fibra que responde a altura no quesito fibra.

Uso de voador ( Preparo Físico )

Meu trinca ferro abriu o bico no torneio ( cansou )
Meu trinca ferro parou de cantar na roda ( cansou )
Meu trinca ferro ficou parado no poleiro e não correu ( cansou )

LÓGICO !!!!!!!!!
ESTRANHO SERIA SE ELE CANTASSE DO COMEÇO AO FIM, SEM O PREPARO QUE UMA AVE DE TORNEIO PRECISA.

Na minha opinião, não existe fórmula exata para o trinca mostrar extraordinários resultados. É fato ! pois cada ave é única e o que serve para o meu pode ser uma geladeira aberta para o seu.
Mas uma coisa é comum todos precisam de um pulmão forte e exercitado e o único meio para tal são as voadeiras ou voador, como preferir.
Ao voar a ave exercita os pulmões, fortalecem as asas e praticam o que mais gostam : voar.
Imagine uma pessoa que não pratica esportes, tem uma alimentação gordurosa e que não vai nem comprar pão na padaria da esquina. não vai pois tem quem vá . Acabei falando de mim.....
Enfim
Imagine agora esta pessoa querendo disputar a são silvestre até o fim ?
Vejo duas opções : 1º Infarto fulminante do coração ou 2º Infarto Fulminante do coração e caso não infarte Cãimba pelo corpo todo.
Ex: Outro dia joguei bola no time da empresa e no dia seguinte não conseguia nem amarrar os sapatos.Cãimbra nos movimentos mais sutis.

Voltando...
De repente surge um torneio e seu TF está cantando muito ( em casa ). Detalhe : não toma sol, não voa, come qualquer coisa, normalmente vejo as pessoas fornecendo ténebrios na ilusão de saciar toda falta de vitaminas, fornecendo grandes quantidades...GENTE , TENÉBRIO ENGORDA !!!
Então leva o trinca ao torneio e ele faz tudo que foi citado no começo.
Devemos em primeiro lugar ter ciência da modalidade da criação, pois não é tão fácil preparar um atleta.

Se você só tem um trinca, um voador de 1,20 é o bastante.Onde ele pode ficar o tempo todo, mudando para a passeadeira apenas na hora de sair ( passear )
Caso tenha mais de um o ideal seria um voador maior de mais ou menos 3 metros, pois desta forma poderia fazer o revezamento diário, onde cada ave voaria por maior distância por dia .
O torneio é um ambiente propício ao desgaste, são brigas ( fibra demais ), momento em que o tf concentra e solta o canto com vontade. Sem o preparo é impossível esperar uma colocação .

Trinca ferro frio ( Observação )
É comum ouvir dizer que o TF saiu da muda e está frio . mas será que terminou a muda mesmo ?
Quando falamos de muda imaginamos penas no fundo da gaiola, canhões pelo corpo, muda de bico...enfim, observamos tudo. mas existe uma parte que não é tão observada.
E esta parte é sem dúvidas o motivo de manejos incorretos, e que a muda se repete ou fica longa demais.
Eu tenho certeza que a muda foi finalizada, quando o rabo iguala, onde todas as penas estão alinhadas, o trinca ferro pode estar enxuto de muda porém é sempre bom observar as penas do rabo. Havendo alguma diferença ou penas nascendo mesmo com o rabo igualado....é sinal que ainda está na muda.
Logo deve-se evitar o atesto ou ficar mostrando fêmea na intenção de ver o TF pronto, não estará ajudando em nada visto que ainda se encontra na muda.
Alguns TF cantam durante a muda, ótimo. mas devemos ter consciência que estão debilitados pelo processo em que se encontram e forçando os TF de fibra neste momento a chance dele afinar é muito grande.
Tenha paciência e espere a muda terminar por completo, após terminada a muda é normal esfriar mesmo e é nesta hora que entra o manejo de preparação sem forçar ou disputa. Seria banho de sol, passeios e locais movimentados ( varandas ou locais mais altos ).
Entendendo melhor estes detalhes podemos entender certos problemas e evita-los .

Trinca ferro em plena ordem parou de cantar

Acontece muito, principalmente em trinca ferro que fica muito tempo em voadeiras.
" De manhã ele estava cantando a todo vapor e a tarde estava triste "....
O problema não é a voadeira, ao contrário elas são de grande importância no bem estar e desempenho dos TF. O grande vilão são os poleiros secos ( sem borracha ).
Pois o TF executa pequenos voos e quando chega no destino, encontra uma superfície rígida e dura, que não absorve o impacto do pouso causando assim desconforto e com o passar do tempo Inflamação nas juntas da ave.
E em certo momento ele não vai suportar e vai procurar ficar mais parado, evitará voos de um lado para o outro e começará andar pelo fundo da gaiola para chegar ao outro lado.
Você pode estar se perguntando : Mas na natureza ele não encontra galhos emborrachados.
E eu respondo : Os galhos que ele procura com certeza não são fixos.

Então vai a dica: se seu TF fica em voador, coloque poleiros emborrachados e evite que sua ave deixe de fazer o que mais gosta que é voar, por um simples detalhe. Um poleiro emborrachado.

Att Pedro Alencar


NICK MOZER
NICK MOZER
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 315
Pontos : 459
Reputação : 30
Data de inscrição : 23/02/2013
Localização : LINHARES-ES

Resumo Básico : Trinca Ferro - Página 2 Empty Re: Resumo Básico : Trinca Ferro

Qua 10 Abr - 19:01
GOSTEI MUITO, MUITO LEGAL PARABÉNS E OBRIGADO!!!!


MY BIDS MY JOY!!!
OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA AVE VC ENCONTRA NA NOBICO.COM
MatheusBarcellos
MatheusBarcellos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 95
Pontos : 126
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/09/2011
Idade : 35
Localização : Ribeirao Preto

Resumo Básico : Trinca Ferro - Página 2 Empty Re: Resumo Básico : Trinca Ferro

Seg 22 Abr - 21:35
Nossa show de bola acredito que foi o melhor artigo q já encontrei, muito bom pra ler!!!!
Ta de Parabéns meu amigo!!!!
atena
atena
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 12
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/09/2013
Idade : 36
Localização : vitoria

Resumo Básico : Trinca Ferro - Página 2 Empty trinca ferro chiando

Dom 29 Set - 18:42
caramba muito bom todos os pontos que vc citou,o meu tf quando vou pegar a gaiola ele fica chiando pq so que ele come tenebrio e fruta ma minha mao sera que ta com medo de mim o que fazer
Sebastião Marcio
Sebastião Marcio
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 187
Pontos : 216
Reputação : 3
Data de inscrição : 29/09/2012
Idade : 59
Localização : NOVA IGUAÇU/ RJ

Resumo Básico : Trinca Ferro - Página 2 Empty Re: Resumo Básico : Trinca Ferro

Dom 29 Set - 19:30
Ótima matéria, muito bem elaborada e muito útil, abraços.:estudar:


Devemos despertar para realizar nossos sonhos.
vinicius antunes de souza
vinicius antunes de souza
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 40
Pontos : 52
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 33
Localização : Duque de Caxias

Resumo Básico : Trinca Ferro - Página 2 Empty Re: Resumo Básico : Trinca Ferro

Qua 30 Out - 13:11
Pow namoral acho que todos que estao chegando agora no site,deveriam ler esse artigo..parabens
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos