Últimos assuntos
» trinca ferro esquisito.
Hoje à(s) 20:05 por carlitos curio

» Encarte no Papa Capim baiano
Hoje à(s) 20:02 por elninho_santista8

» URGENTE PROBLEMA COM FILHOTES DE CALOPSITAS?
Hoje à(s) 19:45 por Paulo B

» CRIAÇÃO DE PERIQUITOS INGLÊS EM INCUBADEIRA
Hoje à(s) 19:35 por Ricardo Ronsini

» MANON + MANDARIM
Hoje à(s) 19:27 por Ricardo Ronsini

» Preparação
Hoje à(s) 19:05 por Ricardo Ronsini

» Armação de um viveiro
Hoje à(s) 19:00 por Ricardo Ronsini

» canario roco
Hoje à(s) 18:53 por ndgomesfilho

» Tico Tico
Hoje à(s) 18:49 por Ricardo Ronsini

» remedio de sarna
Hoje à(s) 18:42 por Ricardo Ronsini

» trinca ferro
Hoje à(s) 18:41 por R-J

» cruzamento de papa capim x femea de coleira
Hoje à(s) 18:26 por Ricardo Ronsini

» pintassilgo encorujado
Hoje à(s) 18:21 por maxokuma

» PINTASSILGO ABDOME INCHADO.
Hoje à(s) 18:21 por maxokuma

» Pintassilgo adoecido
Hoje à(s) 18:14 por maxokuma

Parceiros
Votação

QUAL O MELHOR CANTO PRA ENCARTAR COLEIRO

 
 
 
 
 
 
 
 

Exibir resultados

Conheçam o Criadores Espécies
Conheçam o Criadores Espécies

Fêmea ou Macho??

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fêmea ou Macho??

Mensagem por Felipe f3 em Dom 15 Maio - 9:22

Bom dia galera,estou aqui pra tentar postar um pouco sobre o sexo dos canários,algo que intriga muitos criadores e alguns até experientes.Eu andei dando uma pesquisada e acabei encontrando algumas dicas bem legais que podem nos ajudar a tirar a dúvida em relação ao sexo dos nossos passáros.
Vamos lá:

Como Saber Se Meu Canário é Macho ou Fêmea?

Canário Macho ou Fêmea?

Este é um ponto em que muitos criadores iniciantes e até mesmo mais experientes tem duvidas.

Quem é criador há mais tempo deve saber bem do que eu estou falando.

Quem nunca acasalou dois machos ou duas fêmeas?



Então vou fazer um resumo do que tenho de experiência e também o que ouço dos mais velhos criadores para identificar um canário macho de uma fêmea.

No fim de cada explicação irei colocar entre parênteses, (DITO POPULAR) e (VERDADEIRO), lembrando que muitos ditos populares são muito usados e aprovados também.



1- Os machos cantam e as fêmeas raramente o fazem.

Só que para identificar por este método os filhotes já tem que ter uma certa maturidade. É quando se vê nas voadeiras os filhotes machos churriando(engrizando). Apesar de ser bem fácil de se ter um engano também e talvez demorar muito para o filhote expor seus dotes de cantor. (VERDADEIRO).



2- Sexagem. Método com 100% de eficácia e ainda você recebe um

certificado para comprovar posteriormente.

O problema deste método é o preço. Se você tiver poucas crias compensa, mas se tiver muitas ai a coisa começa a ficar inviável de se fazer por este método. (VERDADEIRO).



3- Pela cor. Nos canários da linha escura, as fêmeas apresentam nas costas, um manto mais marrom (feomelanina) que os machos.

Os canários mosaico tem dimorfismo sexual. O que significa isso?

Dimorfismo sexual é quando macho e fêmea tem características diferentes.

Exemplo: nos mamíferos o leão macho tem juba, já a fêmea não tem.

Nas aranhas geralmente os machos são menores que as fêmeas.

Veja na foto abaixo o macho e a fêmea do canário mosaico: (VERDADEIRO).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



4- Ovo. Vários criadores alegam que pela forma do ovo pode-se determinar o sexo do filhote, onde os ovos mais pontiagudos são machos e os mais redondos são fêmeas. (DITO POPULAR).



5- Pela cloaca. Pegue o canário na mão e sopre na área da cloaca dele.

Note que o macho a área fica mais para fora, enquanto que a fêmea não apresenta este mesmo desenho, veja a foto abaixo, pois é melhor ver do que explicar. Também nas fêmeas as penas que circundam a cloaca tem aparência de leque, enquanto nos machos tem a forma de tufo ou espanador. O abdômen da fêmea também é maior do que o macho

Este método o canário já tem que ter uma certa maturidade para que possa ser observado este fato. (VERDADEIRO).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



6- Pela linha dos olhos. A partir de uma linha imaginária, partindo do bico, direção aos olhos, geralmente às fêmeas tem os olhos acima desta linha, aparentemente justificado pelo fato disto permitir ver na hora da alimentação dos filhotes. Veja a montagem abaixo. (DITO POPULAR).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

7- Cauda. Quando pegamos o canário na mão com o ventre pra cima o macho levanta o rabo.

(DITO POPULAR).



8- Linha e agulha. Essa é do tempo da vovó. Pegue uma agulha de costura e passe uma linha. Pegue o filhote na mão e segure pela ponta da linha, posicione a agulha a centímetros da cabeça do filhote. Se rodar é fêmea, se ir para frente e para traz é macho. Esse método é usado em mulheres grávidas, dizem que é infalível. Faça um teste. (DITO POPULAR).



9- Cabeça. Alguns criadores reconhecem pela forma da cabeça.

(DITO POPULAR).



10- Agressividade. Normalmente os machos são mais agressivos, tem maior vivacidade e todo um porte mais avantajado. (VERDADEIRO).



Ficam aqui estas dez maneiras de diferenciar e reconhecer um macho de uma fêmea de canário.

Lembro que quando cito o “dito popular”, não quero dizer que não seja funcional e verdadeira é apenas uma maneira de diferenciar.

Peço também que me desculpem se deixei alguns métodos sem citar.



Bento Formigari - SICO 153



fonte: Canaril Formosura ( [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Última edição por Felipe f3 em Dom 15 Maio - 9:23, editado 1 vez(es) (Razão : Erro de formatação)


Ler,responder,participar e simplesmente APRENDER... [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Felipe f3
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Mensagens: 129
Pontos: 142
Reputação: 0
Data de inscrição: 11/05/2011
Idade: 21
Localização: Pç Seca - Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fêmea ou Macho??

Mensagem por Felipe f3 em Dom 15 Maio - 9:26

Um detalhamento sobre o ponto 3 (3- Pela cor)




Atenção:esta identificação do sexo será mais precisa se forem analisados filhotes de mesmos pais, ou de pássaros de mesma linhagem.

Nos canários lipocromicos

Branco Dominante – a única dica é que as fêmeas possuem menor marcação de amarelo nas bordas das penas das asas que os seus irmãos machos. Outra dica é que os machos podem possuir incrustações de amarelo também nops ombros e, as vezes, no uropígio. É por isto que, com certa frequência, as fêmeas conseguem vencê-los nos concursos. Veja que estamos falando geneticamente! Nada impede que um bom macho Branco Dominante seja um vencedor.

Amarelo ou Vermelho - ( serve tanto para Intenso quanto para Nevado) – de um modo geral, os machos possuem mais intensidade de cor que as fêmeas, ou seja, um macho intenso normalmente tem terá cor mais forte que uma fêmea intensa. O mesmo raciocínio se aplica para os Nevados. No caso de serem filhos de mesmos pais, o acerto é quase 100%. Algumas fêmeas intensas possuem schimell no dorso eno pescoço. Por outro lado, as fêmeas nevadas normalmente possuem mais nevadismo ( são mais esbranquiçadas).

Amarelo Mosaico e Vermelho Mosaico- Estes filhotes logo que ficam empenados ( cerca de 20 dias ) deixam os iniciantes muitos aflitos, pois não apresentam nenhuma marcação de mosaiquismo. Suas penas são formadas por uma única cor ( todas amareloas ou todas vermelhas). Os sinais de que são mosaicos só começam a se evidenciar a partir dos 45 dias de vida, época em que a primeira muda se inicia. Ai é que as primeiras penas brancas começam a aparecer e suas marcações típicas passam a ser evidentes, caracterizando machos e fêmeas. Para fazer a identificação do sexo neste caso, basta fazer a comparação com o padrão, já que nesta cor eles são muito mais diferentes no fenótipo ( aparência ).



Observação:Todas as informações deste item 4 valem também para os exemplares Amarelo Marfim Mosaico, e de um modo geral, para qualquer canário mosaico.

Exemplares Lipocromicos de Olhos Vermelhos( Albinos, Lutinos e Rubinos) – tudo que foi dito para os filhotes de olhos pretos, valem para os filhotes de olhos vermelhos. Afinal esta é a única diferença entre eles.


Nos Canários Melânicos

Os canários melânicos são aqueles que, além de possuírem o lipocromo amarelo ou vermelho, também possuem o pigmento chamado eumelanina, que pode ser negro ou marrom ( definição NÃO ortodoxa ).

Observação– Na identificação precioce do sexos filhotes deste grupo, valerão todas as dicas dadas anteriormente com ralação ao lipocromo e ao nevadismo. Assim o lipocromo será mais importante nos machos e as fêmeas terão a quantidade de nevadismo maior.

Vejamos agora outras informações mais específicas.

Exemplares onde a feomelanina é indesejável ( Verde, Azul, Agata, Canela, Isabelino, Asas-Cinzas, Acetinado, Opalino, Topázio, etc. )

Nestes exemplares ( intensos, nevados ou mosaicos ) as fêmeas possuem ou ( quase sempre ) a presença de feomelanina mais evidente que os machos, pois esta sempre associada ao hormônio feminilizante (progesterona). A feomelanina, quando se faz presente nos machos, é sempre em muito pouca quantidade. Daí a diferença! Na mesma ninhada esta identificação é relativamente fácil: as fêmeas possuem mais feomelanina que seus irmãos machos.

Obs. A feomelanina é um pigmento marrom fosco que se deposita preferencialmente nas bordas das penas, podendo sua presença ser notada no dorso dos canários e entre as estrias.
Exemplares onde a feomelanina é desejável ( Canela Pastel e Feo ) – Nestes exemplares, também identificamos fêmeas por possuirem maior quantidade de feomelanina que os machos, facilitando-nos a identificação do sexo, ou seja, as fêmeas portadoras tem maior carga feomelânica que os machos.


fonte:Criadouro Kakapo (http://www.criadourokakapo.com)


Última edição por Felipe f3 em Dom 15 Maio - 9:44, editado 3 vez(es)


Ler,responder,participar e simplesmente APRENDER... [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Felipe f3
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Mensagens: 129
Pontos: 142
Reputação: 0
Data de inscrição: 11/05/2011
Idade: 21
Localização: Pç Seca - Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fêmea ou Macho??

Mensagem por Eduardo Machado em Dom 15 Maio - 9:27

Eu ainda prefiro a sexagem , mais interessante a materia ...

Ate mais


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens: 10603
Pontos: 13020
Reputação: 642
Data de inscrição: 07/12/2010
Idade: 32
Localização: Espirito Santo do Pinhal - SP

http://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fêmea ou Macho??

Mensagem por Diego em Dom 15 Maio - 9:36

ow boa materia muitas diferencias de diferenciar eu ka ouvi muitas delas ......

Diego
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens: 63
Pontos: 85
Reputação: 4
Data de inscrição: 07/12/2010
Idade: 27
Localização: Suzano

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fêmea ou Macho??

Mensagem por Felipe f3 em Dom 15 Maio - 9:45

Machado escreveu:Eu ainda prefiro a sexagem , mais interessante a materia ...

Ate mais

2- Sexagem. Método com 100% de eficácia e ainda você recebe um

certificado para comprovar posteriormente.

O problema deste método é o preço. Se você tiver poucas crias compensa, mas se tiver muitas ai a coisa começa a ficar inviável de se fazer por este método. (VERDADEIRO).


A única em que se pode confiar 100%.


Ler,responder,participar e simplesmente APRENDER... [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Felipe f3
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Mensagens: 129
Pontos: 142
Reputação: 0
Data de inscrição: 11/05/2011
Idade: 21
Localização: Pç Seca - Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 8 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum