Femea travou meu trinca
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Peito seco é doença?Sáb 4 maio - 8:47Eduardo Machado
Disponivel filhote de corrupião Ter 30 Abr - 9:18Eduardo Machado
Esse sou EUTer 30 Abr - 9:05Eduardo Machado
qual época melhor para choca Qui 25 Abr - 16:17Eduardo Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Bruno_RJ
Bruno_RJ
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 575
Pontos : 711
Reputação : 18
Data de inscrição : 14/04/2011
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Femea travou meu trinca Empty Femea travou meu trinca

Sáb 22 Set - 16:05
Para os experts em trincas... Pedro Alencar e cia... kkkk

Meu melhor trinca sempre cantou muito mas este ano com a liberação das anilhas peguei uma femea para tentar tirar filhotes... mas o que aconteceu foi o seguinte... depois que ela chegou meu trinca quase não canta... diminuiu uns 80% do que era antes dela chegar... resumindo acho que ele é daqueles pássaros que não gostam de femea. Minha dúvida é... tem como reverter isso ficando com a femea ou realmente ele não volta a ser o que era enquanto ela estiver por perto?

Help please!!! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Femea travou meu trinca Empty Re: Femea travou meu trinca

Sáb 22 Set - 17:04
Bruno, reprodução não é minha praia mas vamos lá.
Devemos ter em mente a direção da criação : Torneio, varanda ou reprodução.
Um TF de varanda, tem um manejo tranquilo, pode mostrar uma fêmea e ele continuará cantando bem. pois o que se busca é melodia e boa voz .
Na reprodução : ( meu ponto de vista, pois não reproduzo ) Como está com sua fêmea, e deve proteger seu território a fibra ou valentia fica a flor da pele. Como estamos no período reprodução estas características ficam mais acentuadas.
Imagino que um TF que esteja casado com uma fêmea seja prejudicado nos cantos pois a valentia atrapalha bastante.
É comum ver nas rodas ou badernas os TF enfemando, aquele processo: peito estufado, bico para cima e o canto característico de quando está na presença da fêmea.
O TF de torneio/roda eu não vejo motivo para mostrar fêmea...pois se ele foi destinado a esta função ele deve ter o diferencial: Fibra, velocidade , calma se possível ignorar o outro.....tem criadores que mostram e até colocam juntos outros mostram de longe e a maioria apenas deixa ouvir.
Acredito que um TF de roda deve ser manejado para tal finalidade. na roda não tem fêmea logo algum enfemado já começa na desvantagem. O processo básico são passeios e manejos antes citados durante a semana e no final de semana uma baderna para extravasar .

Como foi o processo de namoro ?
Ela está macheando , pedindo gala ou cantando ? E ele está em ordem ?

Att Pedro Alencar
Bruno_RJ
Bruno_RJ
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 575
Pontos : 711
Reputação : 18
Data de inscrição : 14/04/2011
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Femea travou meu trinca Empty Re: Femea travou meu trinca

Sáb 22 Set - 20:48
Oi Pedro, valeu pelas respostas mas vamos lá...

Esquece a reprodução. Estou tentando ver pelo fato do pássaro ter parado quase totalmente de cantar.

Como foi o processo de namoro ?
A femea ainda não aprontou até hoje, mas eu já mostrei oele pra ela algumas vezes... quase uma vez ao dia, mas coisa rápida não deixei nem por 2 minutos.

Ela está macheando , pedindo gala ou cantando?
Não para eles. Só pra mim... kkkk

E ele está em ordem?
Estava em plena forma antes dela chegar... fazendo até bonito nas disputas.

Então depois da chegada dela o bichinho ficou quase mudo... e quando levo em badernas ele só fica piando quente e dando muita ordem mas não canta... não sai nenhuma nota se quer... mas ele fica até o final piando quente e mostrando ordem.

O que fiz de errado? Isso que dizem que tem pássaro que não gosta de femea... será verdade... será esse o caso dele?
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

Femea travou meu trinca Empty Re: Femea travou meu trinca

Sáb 22 Set - 21:25
Bruno pelo que foi citado a fêmea mexeu com ele, é fato !
Esta postura dele de ficar pistando na baderna é simplesmente a demonstração de fibra ao extremo ( valentia em forma de agressão física ) que não é interessante.

O melhor é evitar qualquer contato com ela, continuar com o manejo :passeio banheira etc.....E quando for para baderna, leva ele encapado. Ao chegar na baderna deixa ele escutando os cantos encapado ( ele vai pistar um pouco, ou muito...não sei como está ) após ele abrir canto você tira a capa e não cola de cara, deixa cerca de 1 metro afastado, e vai observando ...deixa ele se acomodar com o atesto e vai encostando em 2 etapas.
Se der para isolar um do outro nesta semana e poder levar em uma baderna no fim da semana que vem, teremos como avaliar se surtiu efeito ou não.

Att Pedro Alencar
Bruno_RJ
Bruno_RJ
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 575
Pontos : 711
Reputação : 18
Data de inscrição : 14/04/2011
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Femea travou meu trinca Empty Re: Femea travou meu trinca

Sáb 22 Set - 21:41
Beleza... não vou mais mostrar ela pra ele. Porém como moro em apartamento não tenho como isolar ele a ponto de não escutar mais ela... ou melhor posso até colocar ela em um quartinho que fica bem longe da varanda onde acredito que deva diminuir bastante o fato de escutar ela... só não gosto desse quarto porque não tem muita iluminação e não bate sol... o que acha... deixo ela onde está e paro de mostrar ela pra ele ou coloco ela nesse quartinho de uma vez?
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos