Últimos assuntos
Parceiros
Votação

QUAL O MELHOR CANTO PRA ENCARTAR COLEIRO

 
 
 
 
 
 
 
 

Exibir resultados

Os membros mais ativos do mês

FOTO DO MÊS DE MAIO
Últimos conectados

tentando tirar filhotes de coleiro

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

tentando tirar filhotes de coleiro

Mensagem por alexsander em Dom 17 Abr - 20:16

bom amigos eu tenho um casal de coleiro gostaria de saber como fazer para conseguir tirar ninhadas com eles , qual seria o procedimento e a epoca certa ...

alexsander
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens: 34
Pontos: 78
Reputação: 0
Data de inscrição: 05/03/2011
Idade: 34
Localização: sao paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tentando tirar filhotes de coleiro

Mensagem por Pedro Grativol em Dom 17 Abr - 21:42

PARA REPRODUZIR UM COLEIRO:

Os coleiros se reproduzem de Outubro a Maio. Este é o período da natureza em que as aves se reproduzem. Não coloque um macho com uma fêmea na mesma gaiola. Somente deixe que eles compartilhem o mesmo ambiente durante a gala. Depois, separe os dois. Para que as chances de os dois "se aceitarem" sejam maiores, deixe ambos se escutando por um período (o macho escutando a fêmea e vice-versa). Assim, eles vão ficando preparados e incentivados para quando chegar o momento do cruzamento, da "gala".

______________________________________…



PARA FORMAR UM COLEIRO:

Uma técnica de formar um coleiro é colocar um macho "professor" para ele escutar enquanto filhote. Quanto menor a diversidade de espécies que o criador tem, mais fácil fica de o coleiro aprender o canto do "professor". Caso o criador tenha outras espécies há riscos de o coleiro se confundir e misturar seu canto com o de outros pássaros. Nunca deixe o coleiro filhote vendo outros machos; nem o "professor". Ele só deve escutá-lo.

Mas há pessoas que não têm um "professor". Nestes casos, recomeda-se o uso de um CD para ensinar o coleiro. Estes CDs podem ser facilmente encontrados em lojas e sites especializados. O criador deve colocar o CD para o coleiro escutar em um volume moderado (não muito baixo que ele não escute; não muito alto que ele se sinta intimidado pelo CD).

Mesmo alguns mêses depois de aprender o canto do CD é recomendável deixar o CD tocando, pois o coleiro, até certa idade, tem a "cabeça mole", ou seja, pode pegar o canto de outras aves. Só depois de algum tempo é que o CD pode ser abandonado.

______________________________________…



PARA ESQUENTAR UM COLEIRO:

Coleiros podem, no decorrar da vida, parar de cantar. Isso pode acontecer quando eles ficam doentes, quando ficam tristes, quando não são manuseados o suficiente, quando voltam da muda, quando estão com medo, quando viram ou ouviram outro macho que os intimidou, etc.

Há várias dicas para fazer um coleiro voltar a cantar, "esquentar" de novo. Você terá de descobrir o que vai fazer o seu "soltar o canto":

- Banhos de Sol.

- Banheiras com água.

- Lugares abertos, com barulho de natureza.

- Ouvir, à distância, um outro coleiro cantar (ou um CD)

- Ver ou escutar uma fêmea.

- Ficar pendurado em lugares interessantes (de forma que ele possa ver movimento).

Tudo isso coopera para o coleirinho cantar normalmente. CUIDADO para não cobrar que seu coleiro cante o ano inteiro. É quase consenso de que os coleiros só cantam de Setembro a Abril. Não force o seu bichinho a cantar entre Maio e Agosto, isso pode prejudicar a saúde dele e até fazer com que ele nem cante nos mêses em que deveria cantar. E nunca se esqueça: DÊ TEMPO AO TEMPO.

______________________________________…



PARA TORNEIOS DE COLEIRO:

Em primeiro lugar é necessário destacar que nem todo coleiro é de torneio. Isso deve ficar claro desde o início. Os coleiros de torneio são pássaros de fibra (que não se intimidam com outros machos). Então, o primeiro passo para ter um coleiro de torneio é saber se ele é, de fato, um pássaro de torneio.

Para preparar o coleiro, vamos listar algumas das dicas dadas pelos passarinheiros que freqüentam os torneios Brasil afora. Vale lembrar que as dicas são diferentes porque os pássaros de cada um são diferentes também.

- Há quem prepare o coleiro com uma parelha (ver no canal "Dicionário" o que é parelha). Estes criadores colocam o pássaro escutando um outro coleiro de longe, assim, ele vai se sentir confiante para soltar seu canto e demarcar seu território.

- Há quem não tenha um segundo coleiro para fazer a parelha. Nestes casos, os criadores acabam recorrendo mesmo ao CD. Coloque o CD para fazer a "parelha" com o coleiro, para que ele se acostume a cantar em desafio a um outro.

- Há quem prepare o coleirinho para os torneios com uma fêmea. Deixam o coleiro vendo a fêmea nos períodos anteriores ao torneio para que ele fique bastante agitado, cantando bastante. O risco que se corre é de que o coleiro fique "enfemeado", ou seja, dependente de uma fêmea para cantar (e na roda não tem fêmea para ele se exibir, e sim outros machos desafiando ele!).

- Há criadores que rejeitam o uso de parelha, de CD ou de fêmea para incentivar o coleirinho. Afirmam que coleiro bom canta sozinho e não precisa de recursos para cantar.

- Há quem coloque vários poleiros na gaiola de torneio, para "travar" a gaiola. Assim, o coleiro tem menos espaço para voar e fica mais concentrado em sua cantoria.

- É consenso entre os criadores que coleiros de fibra devem estar sempre sendo mudados de prego, para acostumarem-se a cantar no mais diversos locais. Um coleiro que fica sempre no mesmo prego fica assustado quando chega na roda.

Pedro Grativol
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens: 23
Pontos: 45
Reputação: 0
Data de inscrição: 15/04/2011
Idade: 19
Localização: Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tentando tirar filhotes de coleiro

Mensagem por Pedro Grativol em Dom 17 Abr - 21:43

completinho Smile

Pedro Grativol
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens: 23
Pontos: 45
Reputação: 0
Data de inscrição: 15/04/2011
Idade: 19
Localização: Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tentando tirar filhotes de coleiro

Mensagem por balllao em Seg 18 Abr - 13:00

Eu sei q é complicado mas agora ficou bem + facil!!!!!!vlw tbm!!!!

balllao
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens: 14
Pontos: 16
Reputação: 0
Data de inscrição: 25/03/2011
Localização: vespasiano-mg

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: tentando tirar filhotes de coleiro

Mensagem por Carlos woody em Seg 18 Abr - 13:08

Pedro boa escritura e explicacao 8)


Moderador do Fórum Criadores de Pássaros


                          CRIADOR DE CANARIOS DA TERRA  
                             
                              CRIADOR DE CANARIO DE COR

                          CRIADOR DE SANHACO DE COLEIRA

Carlos woody
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagens: 2357
Pontos: 2577
Reputação: 143
Data de inscrição: 23/01/2011
Idade: 49
Localização: California estados unidos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum