Porco-Espinho – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
qual época melhor para choca Ontem à(s) 16:17Eduardo Machado
QUAL E A MELHOR EPOCA PRO TRINCA FERRO CANTAROntem à(s) 16:15Eduardo Machado
Veja o que uma Calopsita não pode ComerQua 24 Abr - 9:52Eduardo Machado
Esse sou EUTer 23 Abr - 9:23Eduardo Machado
OBTER SUCESSO NA CRIAÇÃO DE AZULÃO !Ter 23 Abr - 9:12Eduardo Machado
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17304
Pontos : 21941
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Porco-Espinho – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde Empty Porco-Espinho – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde

Seg 10 Set - 17:45

Porco-Espinho – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde


Porco-Espinho – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde 04d83234710c16ad6c2ee208cf55cc15

HISTÓRIA

Seu nome científico é Hystrix cristata da ordem dos Rodentia (Roedoeres) e da família Hystricidae. O porco-espinho-cristado é o maior representante dos Histricídeos: chega a medir 80 centímetros de comprimento. Como todos os seus parentes, nunca toma a iniciativa de atacar outro animal, a menos que seja ameaçado. Lento e tranqüilo, ele parece um arbusto seco. Caminha sempre sobre terrenos não muito duros, onde de vez em quando pára e escava.

Com suas patas fortes, desenterra tubérculos das raízes. Mastiga calmamente, mas sua mordida é vigorosa. Não são porém, os dentes que assustam os inimigos do porco-espinho, mas justamente sua cobertura de espinhos.

Quando o animal os eriça, eles produzem um som de chocalho, como se alguém estivesse agitando um feixe de galhos secos.

ALIMENTAÇÃO

O porco-espinho alimenta-se de raízes, bulbos, tubérculos, cascas de árvores, fruta e cereais, batatas e abóboras, freqüentemente, come restos de presas de grandes mamíferos.

Observou-se que muitas vezes o porco-espinho leva para a toca ossos de grandes mamíferos. Não se sabe, porém, se ele faz isso só para se alimentar da carniça que os envolve, ou se depois também os rói; ou se simplesmente usa os ossos para afiar os dentes.

O porco-espinho está na cadeia de animais que se alimentam de uma gazela, tais como o leão, hiena, chacal e o abutre-orelhudo.

CARACTERÍSTICAS


O espinho (que é chamado acúleo) do porco-espinho: apresenta, alternadamente, listras claras e escuras e pode atingir 30 centímetros de comprimento e 6 milímetros de diâmetro. Os espinhos causam feridas profundas e dolorosas em qualquer animal que tenta atacar o porco-espinho.

Os espinhos são uma excelente arma de defesa do porco-espinho. Quando provocado, ele sacode os espinhos para assustar o inimigo. Já se registrou, várias vezes, a presença de espinhos na pele dos grandes mamíferos como leões e leopardos. Trata-se, em geral, de espinhos na região da cauda, que, muito agudos, penetram mais facilmente no agressor.

Ninhada de 1 a 4 (usualmente 1 ou 2) filhotes, cada um pesando de 100 a 300g, nascidos geralmente no verão; eles são bem desenvolvidos ao nascer e movem-se após poucas horas. O seu comprimento total é de 75 a 100cm; 10 a 15cm de rabo; 10 a 24Kg de peso.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos