ANUNCIOS
Últimos assuntos
ANUNCIOS
GAIOLAS BRASIL
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SEXAGEM DE PÁSSAROS
Visitas
free counters
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Peixes – Características desse animal aquático

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Peixes – Características desse animal aquático

Mensagem por Eduardo Machado em Sex 29 Jun - 19:18

Peixes – Características desse animal aquático


Na fauna mundial sabemos que existem animais que vivem na terra, os que podem voar e aqueles que vivem na água. Os peixes são um espécime de animais que vivem dentro da água e possuem características bastante peculiares. De acordo com estudiosos acredita-se que eles tenham surgido a mais de 45 milhões de anos atrás. É um animal vertebrado (que possuem uma estrutura óssea em seu corpo, chamada de espinhas), que pode viver tanto em locais com água doce (exemplo de lagos, rios, entre outros), como também em locais com água salgada, como o mar.



Características


Os peixes têm como características da espécie: nadadeiras (que podem ocupar várias partes do corpo) e caudas (que os ajudam a ter uma melhor desenvoltura enquanto nadam). Seu corpo geralmente é achatado e alongado. Possuem escamas lisas e glândulas que liberam muco e esse líquido adere nas escamas diminuindo consideravelmente o atrito com a água. Graças a sua estrutura corporal, com músculos na área do torso, consegue realizar movimentos rápidos para os lados. É claramente observada que a composição do peixe é toda preparada para uma vida debaixo da água. Tanto para servir para a procura dos alimentos ou para fugir dos predadores. A temperatura corporal do peixe depende da região onde ele vive

O sistema respiratório


Sabendo que todos os animais precisam de oxigênio para sobreviver, como é que o peixe consegue respirar debaixo da água?

O sistema respiratório dos peixes é algo bastante interessante. A maioria deles possui um órgão chamado de brânquias (também conhecido como guelras) que é responsável pela respiração. Funciona da seguinte forma: a água está a passar o tempo todo pela boca do peixe, essa, por sua vez, entra em contato com as brânquias que dissolve o oxigênio existente nela e o manda para a corrente sanguínea. O gás carbônico acaba sendo eliminado na água que passou pelo órgão e sendo jogado ao mar.

Herbívoros ou carnívoros?


Alguns peixes são herbívoros, ou seja, se alimentam principalmente das algas existentes no ambiente marítimo. Outros são carnívoros, e se alimentam de outros animais – como moluscos, crustáceos e até outros peixes menores.

Os peixes são muitos valorizados pelos benefícios que eles trazem a humanidade. Servem como alimento e fonte de renda para muitas pessoas e oferecem nutrientes necessários para uma vida saudável. Também servem como bicho de estimação, onde várias pessoas o querem devido a sua beleza gerada pelo colorido de suas escamas e acabam sendo criados em aquários, tanques, fontes, entre outros.
avatar
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 16135
Pontos : 20196
Reputação : 1408
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 36
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

https://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum