ANUNCIOS
Últimos assuntos
ANUNCIO
DOENÇAS E MEDICAMENTOS BEIJA FLORES GAIOLAS BUAVA
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SEXAGEM DE PÁSSAROS

CONSULTE OUTRAS ESPECIES.

Arara CanindéAzulãoTucanoReprodução Trinca Ferro CalopsitasCanário Gloster
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT

Problemas com morte de filhotes de calopsita

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problemas com morte de filhotes de calopsita

Mensagem por Leandro Gurgel em Qua 23 Nov - 12:11

Pessoal,

Tenho uma boa experiência com criação e reprodução de pássaros para lazer (periquitos e canários belgas), mas devido a minha mãe ter comprado algumas calopsitas decidi me aventurar na reprodução desses pássaros amáveis.

Formou-se um casal entre um calopsita canela (macho) e um alerquim (fêmea), que já era um receio meu devido as diferenças de porte entre as aves.

Depois da postura a fêmea botou 5 ovos, com intervalo de aproximadamente 2 dias cada. Para a reprodução de canários eu geralmente substituía cada ovo botado por um ovo falso, e no final trocava todos os ovos falsos pelos verdadeiros, que ficavam armazenados em lugar seco em um recipiente com algodão. Por acreditar que essa é uma particularidade para canários, eu não fiz do mesmo modo para as calopsitas.

No entanto, os nascimentos começaram a ocorrer (dois dos cinco ovos eclodiram), mas as aves (macho e fêmea) aparentemente ainda se concentravam nos ovos a eclodir, embora tanto o macho quanto a fêmea passassem grande parte do tempo no ninho, e o macho apenas dormia a noite fora do ninho. Hoje encontrei os dois filhotes mortos, e um pequeno exame visual revela que ambos estavam com o papo vazio, e o que nasceu primeiro aparentemente não se desenvolveu como esperado devido a diferença de 2-3 dias para o segundo, indicando que ele também não estava sendo alimentado corretamente pelos pais.

Como alimentação havia ração (com doses controladas dos seguintes grãos: painço, aveia, girassol e vitaminas (coloridas), pão, jiló e colocamos um dia uma metade de um ovo de galinha cozido com gema e clara.

Como gosto muito de animais me corta o coração ver os filhotes mortos, e gostaria de saber se houve algum equívoco na condução do tratamento do casal.

Outra questão que me preocupa é que possuímos mais uma fêmea, e aparentemente ela estava querendo ajudar na choca dos ovos, e entrava no ninho também. O casal as vezes não gostava, mas deixava. Não houve ataque aos ovos ou aos filhotes, pois me certifiquei disso.

Se vocês puderem me ajudar ficaria imensamente agradecido.
avatar
Leandro Gurgel
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 1
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/11/2016
Idade : 35
Localização : Itabirito

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Problemas com morte de filhotes de calopsita

Mensagem por Luan Lacinta em Qua 23 Nov - 20:45

Bom vou pontuar algumas coisas aqui rs.

1- Não seria tão interessante dar pão as aves, pq elas não digerem bem o leite, pode acabar "fermentando" no papo do filhote levando-o a óbito. 
2- O fato dos filhotes terem morrido, pode ser por se tratar de um casal de primeira viagem (primeira reprodução), ai podo ocorrer algumas baixas, ou a morte total da ninhada.
3- Os filhotes podem ter morrido por conta da outra fêmea entrando no ninho, e os pais tentando expulsar ela, ou seja, ocorreu uma possível briga no ninho e acabou matando os filhotes, por um possível "esmagamento". (aconselho a separar a fêmea do casal)
4- Você pode ajudar os pais a cuidar dos bebes, usando papa adequada para aves e uma seringa, ou pepita.
5- Sua mistura de sementes esta legal, pode manter ela, e dê verduras escuras, como almeirão, mostarda e couve, pode fornecer também maxixe e jiló.
6- Acho interessante fornecer alguma farinhada também, especifica para psitacídeos, como a CC-Parrots
7- O ovo de galinha deve ser dado também, uma ótima fonte de proteínas, e possível dê somente a gema, a clara azeda muito fácil.
8- deixe sempre a disposição osso de siba, ou alguma outra fonte de cálcio.
avatar
Luan Lacinta
Moderador Exóticos
Moderador Exóticos

Mensagens : 245
Pontos : 365
Reputação : 50
Data de inscrição : 07/03/2015
Idade : 25
Localização : Sobral Ceara

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum