Rolinha Diamante - Criação e cuidados
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Trinca ferro com penas do abdômen molhadaTer 28 Mar - 16:17Moisés Almuina
Fêmea não entra no ninhoSeg 27 Mar - 18:45Daniel Carlos Bergamo
Cloaca inchadaDom 26 Mar - 23:00Itana
Ter 2 curiós no mesmo ambienteTer 21 Mar - 9:46alissonhora
asa machucada Qui 16 Mar - 10:48gaby
Duvidas ! Galo De CampinaTer 7 Mar - 9:16Eduardo Machado
Periquito Verde ou Rico (Brotogeris tirica)Qui 23 Fev - 7:58Eduardo Machado
Como saber se meu sabiá está doente?Qui 23 Fev - 7:57Eduardo Machado
Guias para criação
Anuncios

    Nenhum anúncio

    face 4
    Fechar Anuncio!
    Curta nosso Facebook
    Ir para baixo
    Bruno Machado
    Bruno Machado
    Estagieiro exótico
    Estagieiro exótico
    Mensagens : 152
    Pontos : 254
    Reputação : 34
    Data de inscrição : 27/05/2015
    Idade : 31
    Localização : Rio de Janeiro

    Rolinha Diamante - Criação e cuidados Empty Rolinha Diamante - Criação e cuidados

    Sex 14 Out - 17:24
    Olá pessoal, gostaria de deixar aqui um tutorial que achei na internet e gostaria de compartilhar, quaisquer erros podem comentar que eu edito. 

    Rolinha Diamante (Geopelia cuneata)

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    História:

     
    Distribuição da Rolinha Diamante pela Austrália.


    A Rola Diamante é nativa da Austrália e Indonésia, sendo uma das aves mais pequenas do seu género, Geopelia. Vivem em zonas particularmente quentes, mas sempre junto a água. Por vezes são avistadas junto a parques e jardins.

    A Rola Diamante foi importada para a Europa no final do século XIX. Hoje em dia são uma ave muito popular em aviários. Resistentes e granívoras são uma boa escolha para iniciantes.

    Temperamento :

    Dentro do grupo de rolas e pombos, as rolas diamante são a espécie mais calma e mais apropriada para se ter num aviário em casa.

    Comunicam em tons graves e longos, seguidos por chamadas mais rápidas.

    Características :

    Manifestam comportamentos exemplares em relação a outras aves de menor porte, como os bicos-de-lacre. Durante a época de gestação, os machos desta espécie de rolinhas podem por vezes brigar entre si. Por isso, deve sempre alojar um par de rolinhas diamante por viveiro, ou dois pares caso o viveiro seja suficientemente espaçoso. 


    São aves calmas, raramente se banham, mas quando isso acontece, gostam de se molhar à chuva. Se o tempo se mantém seco durante muito tempo, pode borrifá-las com um borrifador de plantas por meio de um jato muito fino. As rolinhas diamante são verdadeiras adoradoras do sol. Também gostam de debicar a forragem espalhada pelo chão do viveiro. 

    Identificação sexual: 

    A tonalidade principal é o cizento. As pintas brancas nas asas são o que diferencia esta espécie, uma vez que é a única do seu género que apresenta pintas. Os olhos estão rodeados por uma auréola alaranjada. Pesam entre 23 e 32 gramas.

    A diferenciação dos sexos faz-se muitas vezes pela coloração das asas e pela largura da auréola laranja à volta dos olhos: as fêmeas têm as asas mais acastanhadas e a auréola mais fina.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Alimentação :

    Painço, alpiste e misturas de sementes para aves tropicais de pequeno porte. Além disso, de vez em quando, pode dar-lhes verdura, milho, painço italiano e semente germinadas. Deve proporcionar sempre a estas aves um recipiente com areia, para que possam ingerir as quantidades necessárias. As Rolinhas Diamante bebem relativamente pouco. 

    Alojamento :

    É preferível cria um casal de rolas por cada aviário do que um pequeno grupo, isto porque os machos têm tendência a mostrar alguma agressividade perante machos da mesma espécie. 

    A gaiola de uma Rola Diamante deve permitir que esta abra totalmente as asas sem tocar nas grades. É indispensável a colocação de pelo menos dois poleiros e locais para colocar a água e a comida. Se as gaiola não permite que a Rola voo livremente, deverá libertar a ave dentro de casa ou num local fechado pelo menos algumas horas por dia.

    As rolas diamante gostam de estar no chão do aviário onde bicam à procura de sementes. Por esta razão, o fundo da gaiola destas aves não deve ser comporto por barras de metal, uma vez que estas aleijam as patas.

    Reprodução :

    É recomendado colocar ninhos em diversos pontos do viveiro. Eles devem ter pelo menos 12x12 centímetros e uma altura de aproximadamente 5 centímetros. 


    Estas aves preferem ninhos em estrutura de arame ou caixa semi-abertas. O ninho é feito de todo tipo de material como feno e galhos. Também pode ser usado ninhos para Canário Belga, de tamanho grande, encontrados em lojas especializadas. Antes, durante e após a época de gestação, as aves tem uma necessidade carecida de alimentos a base de ovos. As Rolinhas Diamante botam cerca de 2 a 4 ovos. 


    Ninho com ovos de várias Rolinhas Diamante : 

    Os pais repartem a responsabilidade de incubação dos ovos, o que dura aproximadamente 12 a 13 dias. Durante os primeiro dias de vida, a fêmea alimenta as crias de lente de pombo. Posteriormente, o macho também colabora. A plumagem começa a surgir entre 12 ou 14 dias de vida, mas ainda não estão preparadas para cuidar de si próprio de uma forma adequada, continuando ainda por algum tempo a ser alimentadas e crias por ambos os pais. 

    Um bom casal criador, estando em boas condições, pode criar 2 a 3 ninhadas por ano. 

    Ambiente :

    Esta espécie de rolinha é muito robusta. No entanto, em condições meteorológicas rigorosas, as aves devem ser retiradas para um abrigo noturno bem arejado e que proteja da geada. 

    Mutações :

    São várias as mutações disponíveis na Rola Diamante. A primeira a surgir foi o prateado, mas já se podem ver rolas creme, fulvas, castanho-avermelhadas, azuis e pieds


    :lol!:
    CÉLIA MARIA CAYRES
    CÉLIA MARIA CAYRES
    SUPERVISOR CHEFE
    SUPERVISOR CHEFE
    Mensagens : 5966
    Pontos : 8926
    Reputação : 566
    Data de inscrição : 06/09/2013
    Idade : 57
    Localização : São Paulo

    Rolinha Diamante - Criação e cuidados Empty Re: Rolinha Diamante - Criação e cuidados

    Sex 14 Out - 21:31
    Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

    Bruno,

    Ótimo artigo !

    Obrigada por compartilhar suas pesquisas com todos nós !

    CÉLIA
    Ir para o topo
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos