Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia?
ANUNCIOS
Publicidade

free counters
Guias para criação
Anuncios

    Não há anúncios disponíveis.

    Face
    Fechar Anuncio!
    Curta nosso Facebook
    Compartilhe
    Ir em baixo
    CÉLIA MARIA CAYRES
    CÉLIA MARIA CAYRES
    SUPERVISOR CHEFE
    SUPERVISOR CHEFE
    Mensagens : 5966
    Pontos : 8926
    Reputação : 566
    Data de inscrição : 06/09/2013
    Idade : 55
    Localização : São Paulo

    Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia? Empty Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia?

    Sab 14 Maio - 14:01
    Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia?

    Basicamente existem duas formas de reproduzir o Trinca Ferro, uma é a monogamia, que é o sistema onde há formação de um casal fixo, onde os dois ficam responsáveis por alimentar os filhotes. Já a poligamia é o sistema onde um macho é utilizado para cobertura de mais de uma fêmea, podendo chegar facilmente numa relação de 1 macho cobrir 5 fêmeas de Trinca Ferro. Este é um detalhe muito importante na criação de Trinca Ferro, mas qual será o melhor sistema, a monogamia ou poligamia?

    As principais vantagens da monogamia na criação de Trinca Ferro são que você terá menos trabalho com manejo reprodutivo, ou seja, menos gaiolas para trocar água, comida, limpar, e uma maior facilidade na alimentação dos filhotes de Trinca, uma vez que o macho também ajudará a fêmea a cria-los. As principais desvantagens são que exige gaiolas ou viveiros maiores para realizar a criação, ou seja, um maior espaço físico. Além disto corre-se um risco maior de agressão aos filhotes e o melhoramento genético deles será mais lento. Também vale lembrar que um macho terá filhotes com apenas uma fêmea, diminuindo assim a quantidade de filhotes produzidos por cada macho.

    Já as principais vantagens da poligamia na criação de Trinca Ferro é que você poderá usar gaiolas menores, que ocuparão um espaço menor para criação. Você também terá uma maior produção de filhotes, pois com apenas um macho você poderá tirar 5 ninhadas por vez. Outro ponto interessante é a melhora genética dos filhotes, uma vez que você pode concentrar a reprodução no(s) melhor(es) macho(s) que você possuir, passando as suas melhores características para os filhotes. Como apenas a fêmea irá ficar na gaiola, haverá um menor risco de agressão aos filhotes. Como desvantagem podemos destacar um maior tempo dispensado para o manejo reprodutivo e também, dependendo da fêmea, você poderá ter que ajudar na alimentação dos filhotes de Trinca Ferro nos primeiros dias. Pense bem e escolha entre a monogamia ou poligamia como a sua melhor forma de criação de Trinca Ferro!
    CÉLIA MARIA CAYRES
    CÉLIA MARIA CAYRES
    SUPERVISOR CHEFE
    SUPERVISOR CHEFE
    Mensagens : 5966
    Pontos : 8926
    Reputação : 566
    Data de inscrição : 06/09/2013
    Idade : 55
    Localização : São Paulo

    Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia? Empty Re: Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia?

    Qua 18 Maio - 21:48
    Boa noite amigos  Criadores de Pássaros !

    Vamos ler ? 


    CÉLIA
    Voltar ao Topo
    Permissão neste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos neste fórum