ANUNCIOS

Últimos assuntos
ANUNCIO
Doenças e MedicamentosBeija Flores
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SITES PARA CRIADOR
CANTOS PARA APRENDIZADO



CRIE SEU SITE CRIADOR
SEXAGEM DE PÁSSAROS

CONSULTE OUTRAS ESPECIES.

Arara CanindéAzulãoTucanoReprodução Trinca Ferro CalopsitasCanário Gloster
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT

Uma viúva "surtada" - Calopsita

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uma viúva "surtada" - Calopsita

Mensagem por Zais em Seg 25 Jan - 10:57

Amigos do Fórum,

Minha calopsita fêmea, a Snow, que está viúva desde 20/12/15, criou o filhote que consegui salvar certinho, até esse último final de semana. Ontem ela "surtou" e bateu no filhote até machucar (ela feriu ele mesmo, na cabeça, nos ombros e nas costas).

Tirei o filhote dela e ontem, durante o dia, ela parecia muito bem e até aliviada, se cuidou, comeu bastante e não parecia estar sentindo nenhuma mudança. Ocorre que à noite, o "surto" piorou. Ela está desde ontem, por volta das 19hs até agora (mesmo com a gaiola coberta, mesmo no escuro) gritando (silvando) sem parar.

Não acredito que ela ainda esteja chamando o macho que morreu, talvez esteja sentindo falta do filhote, que tenho receio de devolver e ela bater de novo. A Snow é uma fêmea albina, de quase 3 anos, que nunca viveu sozinha. Eu a peguei com 2 meses de uma ninhada e já coloquei com o macho.

Essa é a primeira vez que ela se vê sozinha de verdade. Eu tenho outros 2 filhotes, esse que tirei dela, com 30 dias e o outro mais velho, da ninhada anterior, com 4 meses, mas não quero correr o risco de formar casal mãe/filho, porque eles são muito recessivos.

Ela não para de gritar e de se movimentar pela gaiola (vale ressaltar que ela tem acesso a parte de fora, a gaiola fica aberta o dia todo, ela tem um galho externo com brinquedos). Noto ela bastante tensa, atenta a tudo e gritando.

Vocês acham muito cedo pra introduzir um novo macho? Será que um novo companheiro acalmaria ela ou, pelo menos, mudaria o "foco" e deixaria ela mais tranquila? Talvez um macho mais jovem que ela, pra demorar um pouco até formar o casal, mas que ela não se sinta tão sozinha?

O que me recomendam?

Muito obrigada!

Zais

Zais
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 12
Pontos : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/09/2015
Idade : 40
Localização : Campinas SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uma viúva "surtada" - Calopsita

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Seg 25 Jan - 13:42

Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !


Zais,


Gritando com frequência

A calopsita se comunica através da expressão corporal, seja através de trejeitos (gestos.movimentos do corpo) sou vocalização (gritos, assobios, etc...), conforme vimos acima. Cabe ao dono identificar o que a ave está querendo quando começa a gritar frequentemente, pode ser por estar se sentindo sozinha, quer sair da gaiola, está com medo, está com fome, está estressada, etc...

Na minha opinião a fêmea pode estar se sentido sozinha, coloque outra(o) com ela, mas observe se não haverá brigas, mas não coloque os filhotes, pois ela poderá bater e até machuca-los.

A essa fêmea é mansa ?

Procure ficar mais em contato com ela, converse, agrade e faça carinho.

Ofereça agrados para que ela fique mais confiante com você, exemplo:

Pegue umas sementes de girassol e ofereça para ela , posicione o girassol no bico dela para que ela se aproxime de você.

Coloque em local tranquilo, se puder deixe-a solta, mas em local fechado , que ela não
possa fugir ou corte as asas dela.

Espero ter ajudado !

CÉLIA  

 
avatar
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5913
Pontos : 8850
Reputação : 555
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 52
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uma viúva "surtada" - Calopsita

Mensagem por Zais em Seg 25 Jan - 14:29

Oi Célia!

Obrigada pelo apoio de sempre!

A Snow é mansa somente no sentido de que não é uma calopsita agressiva, mas desde que está comigo, nunca aceitou interações. Ela não vem no dedo, não deixa tocar, não pega nada da mão de ninguém. Apesar das minhas inúmeras tentativas, o único momento que ela aceita ajuda é quando voa e desce pro chão, ai, por se sentir exposta ou indefesa, ela aceita o dedo pra ir de volta para o alto.

Ela era do Blush (o macho que faleceu em dezembro último). Eles viveram juntos desde que a Snow chegou, eu "dei" ela pra ele. O casal se formou dentro de 1 ano de convivência e eles se entendiam muito bem. Quando ele morreu, ela ainda ficou com o ninho e os ovos, depois com o filhote sobrevivente.

Normalmente ela é quieta, sossegada. Mudou de comportamento nessa última semana, quando acredito que entendeu que está sozinha mesmo (sem o Blush e sem o filhote). Ela tem liberdade pra ficar dentro ou fora da gaiola, mas no momento, não quer sair. Lá de dentro, ela grita, sem parar. Só para quando está realmente esgotada. Talvez ela queira o filhote, que não posso devolver pq ela bate.

Pensei em um novo macho, pq em casa só tenho machos filhotes dela mesma. Vou esperar essa semana e ver se ela se acalma... Talvez mudar a gaiola de lugar. Eu queria dar um tempo pra ela antes de dar outro macho, mas, se ela continuar assim tensa, não vou ter outra opção!

Obrigada novamente,

Zais

Zais
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 12
Pontos : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/09/2015
Idade : 40
Localização : Campinas SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uma viúva "surtada" - Calopsita

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Seg 25 Jan - 14:37

Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !

Zais,

Faz o seguinte : a calopsita que irá colocar com ela , coloque-o em outra gaiola e deixe-os perto para ver qual a reação dela.

Não coloque diretamente juntos para evitar um estresse deles.

Precisando estou aqui !

CÉLIA
avatar
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5913
Pontos : 8850
Reputação : 555
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 52
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum