Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho?
ANUNCIOS
Publicidade

free counters
Guias para criação
Anuncios

    Nenhum anúncio

    Face
    Fechar Anuncio!
    Curta nosso Facebook
    Compartilhe
    Ir para baixo
    Tainá
    Tainá
    Passarinheiro Recente
    Passarinheiro Recente
    Mensagens : 7
    Pontos : 18
    Reputação : 3
    Data de inscrição : 12/01/2016
    Idade : 23
    Localização : santa catarina

    Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho? Empty Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho?

    Ter 12 Jan - 8:32
    olá amigos criadores de pássaros, minha duvida é sobre quando o filhote sai do ninho e começa a se alimentar sozinho...
    Adotei dois filhotes de calopsita com uns 20 dias, foram retirados dos pais e alimentados com papinha, hoje eles estão com uns 40 dias. Bom a questão é que agora estão começando a rejeitar a papinha e ainda não comem as sementes e também já peguei eles tentando sair do ninho e batendo as asinhas talvez tentando voar...
    Será que já esta na hora de retira-los do ninho? Me disseram que eu poderia coloca-los na gaiola durante o dia e no ninho durante a noite, isso é recomendado? E sobre a alimentação, com que idade começam a comer sozinhos?
    CÉLIA MARIA CAYRES
    CÉLIA MARIA CAYRES
    SUPERVISOR CHEFE
    SUPERVISOR CHEFE
    Mensagens : 5966
    Pontos : 8926
    Reputação : 566
    Data de inscrição : 06/09/2013
    Idade : 56
    Localização : São Paulo

    Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho? Empty Re: Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho?

    Ter 12 Jan - 18:55
    Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !

    Tainá,

    1) O filhote de calopsita sai do ninho a partir de 30 à 35 dias de vida.

    2) Comer sozinho a partir de 07 dias.

    A partir da sexta semana você pode começar a deixar um pouco de mistura para calopsitas na gaiola. O filhote irá começar a comer sozinho, sem sua ajuda dos pais. Deixe disponível milho cru para o filhote.

    O filhote provavelmente estará independente por volta de 10 a 12 semanas. Daí ele estará “desmamado”. A partir deste ponto prosseguir com a alimentação normal de calopsitas.

    A partir de um mês, um mês e meio de vida ( 6 semanas ) deixe um pouco de ração na gaiola. O filhote irá aos poucos provando e mudando da papinha para sementes. Ao ver os pais comendo serão estimulados a fazer o mesmo. Da mesma forma começarão a provar os alimentos dos pais, principalmente milho verde . 

    A partir do segundo para o terceiro mês podemos começar a fornecer apenas os alimentos normais. Um filhote saudável irá efetuar sozinho a transição. Não esqueça de ficar sempre observando o filhote e seu desenvolvimento. 

    Verifique se está se alimentando de forma normal, se está comendo bem, se está sempre curioso com as coisas à sua volta. Uma ave demasiado quieta não é normal. Embora filhotes costumem dormir mais do que adultos devemos estar sempre atentos . Uma ave muito quieta pode ser sinal de algum problema maior, talvez mesmo necessitando a intervenção de um(a) veterinário (a) . 

    Espero ter ajudado !


    CÉLIA 
    avatar
    Zais
    Passarinheiro Recente
    Passarinheiro Recente
    Mensagens : 12
    Pontos : 18
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 17/09/2015
    Idade : 44
    Localização : Campinas SP

    Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho? Empty Re: Quando o filhote de calopsita sai do ninho e começa a comer sozinho?

    Qua 13 Jan - 9:44
    Tainá,

    Os filhotes que tenho em casa adoram milho verde (cru, daqueles bem novinhos, bem branquinhos), adoram biscoito maisena (eu quebro 1 biscoito, fica meio "moído" e coloco num potinho) e também adoram arroz branco cozido (sem tempero, só cozido, servido pra eles em temperatura ambiente e sempre lembrando que azeda muito fácil, então tem que trocar sempre, eu costumo trocar pelo menos 2 vezes por dia).

    São alimentos mais macios e moles, eles conseguem comer com facilidade.

    Não entendo que é a alimentação mais adequada, mas com os meus sempre funcionou quando eles começaram a se interessar em sair do ninho. Parece que assim que eles percebem que conseguem comer esses alimentos, eles já passam a comer as sementes também, que sempre deixo disponível na gaiola.

    Também faço o processo de tirar do ninho durante o dia e colocar de volta à noite. Mas o que deu mais certo foi mesmo colocar o ninho mais baixo, no "chão" da gaiola, de modo que eles próprios conseguem sair e entrar à vontade. Lembrando que só fiz isso quando o filhote estava sem os pais. Enquanto os pais estiverem presentes e tratando, o melhor é não mexer.

    Quando puder, manda notícias dos pequenos! Espero ter ajudado um pouquinho e que vc se divirta muito com esses bichos tão inteligentes!

    Zais
    Ir para o topo
    Permissão neste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos