COMO ACASALAR CALOPSITA?
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
Publicidade

free counters
Guias para criação
Meu Redirect ...
Compartilhe
Ir em baixo
Marcelo Cunha Ferreira
Marcelo Cunha Ferreira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 45
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/03/2012
Idade : 44
Localização : barra mansa rj

COMO ACASALAR CALOPSITA? Empty COMO ACASALAR CALOPSITA?

em Seg 30 Nov 2015 - 13:26
Boa Tarde amigos! eu tenho um casal de calopsita que se acariciam o dia todo mas quando ela pede gala fica arriando pro lado dele ele sai fora! o que eu tenho que fazer nesse caso? eles tem mais de um ano






OBRIGADO PELA AJUDA E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Marcelo Cunha Ferreira
CharlesPinto
CharlesPinto
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 66
Pontos : 138
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/09/2015
Idade : 30
Localização : Ceará

COMO ACASALAR CALOPSITA? Empty Re: COMO ACASALAR CALOPSITA?

em Seg 30 Nov 2015 - 16:07
Ola Marcelo, vc ja colocou o ninho pra eles?
Marcelo Cunha Ferreira
Marcelo Cunha Ferreira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 45
Pontos : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/03/2012
Idade : 44
Localização : barra mansa rj

COMO ACASALAR CALOPSITA? Empty Re: COMO ACASALAR CALOPSITA?

em Qua 2 Dez 2015 - 0:16
@CharlesPinto escreveu:Ola Marcelo, vc ja colocou o ninho pra eles?
Sim! eles tem ninho inclusive ela ja botou ovos


Marcelo Cunha Ferreira
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8926
Reputação : 566
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 54
Localização : São Paulo

COMO ACASALAR CALOPSITA? Empty Re: COMO ACASALAR CALOPSITA?

em Qua 2 Dez 2015 - 0:59
Bom dia amigos Criadores de Pássaros !

Amigos, 

Se a fêmea, já botou 03 ovos e necessário esperar ela botar os restantes dos ovos e você deverá ter paciência para aguardar os bons resultados. 

Algumas dicas:

1) Após a fecundação da fêmea pelo macho ela irá colocar em média de 4 a 7 ovos no ninho . Não obrigatoriamente todos estarão fecundados. A fêmea coloca os ovos com um espaçamento de 1 a 2 dias ( em média ) entre eles. E da mesma forma os filhotes não nascerão todos ao mesmo tempo. Após a postura dos ovos os filhotes nascem em um período de 17 a 22 dias . 

2) A colocação de um ninho próprio para calopsitas ( vendido nas petshops ) fornece o estímulo necessário para a reprodução. Se possível é aconselhável colocar o ninho no lugar mais alto possível. Isto porque, desta forma, estaremos nos aproximando o mais possível do ambiente natural de nidificação na natureza onde as calopsitas criam os ninhos no alto das árvores.

3) Em cativeiro, reproduz o ano inteiro (principalmente durante a Primavera e Verão), mas aconselha-se tirar apenas 2 ou 3 ninhadas por ano para não desgastar as aves. 

4) Caso queira interromper a reprodução, basta retirar o ninho. As calopsitas podem efetuar sua reprodução o ano inteiro mas é aconselhável deixar que tenham apenas 2 ou 3 ninhadas anuais. Há um grande desgaste dos pais no tratamento e cuidados dos ovos e filhotes levando-os a uma exaustão caso fiquem efetuando reproduções uma após a outra. 

5) Os pais também deve ser mais abundante, bem como a oferta de água disponível. Os criadores experientes aconselham deixar sempre à disposição das aves 'banheiras' com água , sobretudo nesta época. Os pais eventualmente procuram esta oferta extra de água até mesmo para auxiliar no nascimento dos filhotes, umedecendo os ovos . 

6) Para que a postura finalize basta que se retire o ninho. É aconselhável então a limpeza do ninho, deixando-o preparado para quando ocorrer a próxima época de postura. Os criadores limpam os ninhos e o desinfetam com álcool , deixando-o secar naturalmente. Tem-se observado que normalmente épocas secas tendem a fornecer menos ovos galados , mesmo embora os pais estejam saudáveis e sejam prolíficos.

7) É aconselhável deixar o ninho em um lugar tranqüilo , dando uma sensação um pouco maior de proteção. Por vezes é observado um comportamento diferente dos pais abrindo as asas e ameaçando bicar, tal qual uma águia preparada para atacar. Nestas épocas o simples barulho à noite pode acarretar este comportamento.

8) Uma dica interessante é que você forneça palha para com que a fêmea possa montar o ninho evitando-se assim desta forma possíveis danos aos ovos.

9) Os filhotes são ocultados pelos pais durante os primeiros 10 dias é aconselhável que contenha a sua curiosidade e que não tente os ver durante este período, até mesmo porquê, após 3 semanas eles começarão a explorar a gaiola.

10) Fique tranqüilo, normalmente os pais conseguem cuidar sozinho de seus filhotes, sendo suficiente oferecer os alimentos adequados, porém, às vezes isto não acontece. Então você mesmo poderá alimentá-los. Isto requer paciência e carinho, mas traz resultados bastante gratificantes e é justamente por isso que você deverá ficar atento se os pais estão ou não os alimentando.

11) O ritual de acasalamento se dá com o macho se exibindo para a fêmea, levantando a abaixando a crista, cantando e abrindo as asas. Então ele entra no ninho e a fêmea o segue. Durante cinco ou dez minutos, o macho esfrega a cloaca na da fêmea, que emite um som contínuo e baixo. É muito comum este ritual prosseguir por vários dias. A postura costuma se iniciar de uma a duas semanas após a união do casal. O macho deve permanecer com a fêmea, pois a ajuda a cuidar dos ovos e dos filhotes.

12) É necessário que você tenha conhecimentos básicos em Reprodução de Calopsitas, sem eles existe a possibilidade de acontecer erros.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum