ANUNCIOS

ANUNCIO
Doenças e MedicamentosBeija Flores
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SITES PARA CRIADOR
CANTOS PARA APRENDIZADO



CRIE SEU SITE CRIADOR
SEXAGEM DE PÁSSAROS

CONSULTE OUTRAS ESPECIES.

Arara CanindéAzulãoTucanoReprodução Trinca Ferro CalopsitasCanário Gloster
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT

Fêmea botando ovos

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fêmea botando ovos

Mensagem por betoroxy em Seg 8 Jun - 9:46

Bom dia amigos, estou muito feliz , meu casal de agapornis está reproduzindo.
O macho está levando comida para ela, pois só vi um ovo, ela botou nessa madrugada no ninho, gostaria de saber os tipos de frutas e legumes que devo administrar para eles, pois quero que tudo de certo. Outra dúvida é em relação a limpeza , a fêmea pode abandonar o ninho se não for feita a limpeza do viveiro corretamente ?
avatar
betoroxy
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 80
Pontos : 138
Reputação : 4
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 26
Localização : São paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fêmea botando ovos

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Seg 8 Jun - 13:14

Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !

Betoroxy,

A alimentação destes grandes periquitos é muito idêntica à praticada em quase todos os psitacídeos. No mercado encontra disponível uma mistura para Agapornis, normalmente composta por uma série de sementes em quantidades equilibradas, no entanto, pode comprá-las individualmente e fazer a mistura caseira (mistura de periquitos; aveia descascada; girassol raiado miúdo; trigo sarraceno; cártamo e cânhamo). Aconselho alguma cautela na administração das sementes de girassol (um máximo de 20% nas misturas caseiras), uma vez que são sementes oleaginosas e que fornecidas em excesso acabam por prejudicar o figado das aves. Esta alimentação deve ser complementada com verduras (espinafres; agrião, bróculos) e muita fruta lavada e descascada (maçã; pêra; banana). É importante não descurarmos os complexos vitamínicos que podem ser fornecidos através das papas ou, mais idealmente, sob a forma líquida nos bebedouros (complexo B mensalmente).

Veja o link abaixo:

https://www.criadoresdepassaros.com/t32018-algumas-informacoes-sobre-agapornis#248850

O viveiro precisará ser limpo, a bandeja de fundo solta para limpar ?

Espere um pouco, deixa a fêmea quieta até botar todos os ovos, quando for mexer no viveiro os seus movimentos devem ser calmos para não incomodar a fêmea.

CÉLIA
avatar
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5911
Pontos : 8848
Reputação : 555
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 52
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fêmea botando ovos

Mensagem por betoroxy em Seg 8 Jun - 14:56

Muito obrigado, me ajudou muito rs . Sim o fundo do viveiro sai , pode deixar que tomarei os pequenos cuidados .
avatar
betoroxy
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 80
Pontos : 138
Reputação : 4
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 26
Localização : São paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fêmea botando ovos

Mensagem por Rodrigo Juiz de Fora em Sab 11 Jul - 12:24

Já criei agapornis, australianos, canários, curiós  e trincaferro no caso de agapornis depois que se forma os casais fica fácil, cuidado para não cruzar uma variedade de agapornis com outra , porque saem filhotes hibridos(que não se reproduzem) se  tiver uma gaiola grande com divisão e que tenha entrada para caixa (ninho) dos 2 lados melhor ainda, quando o primeiro filhote tiver com 7 a 10 dias de nascido a Fêmea pode pedir gala novamente aí vc já terá colocado outra caixa de ninho no outro canto da gaiola, e se não tiver outra caixa onde ela possa botar novamente pode ocorrer dela jogar os filhotes para fora do ninho para botar novamente, depois de 15 dias de nascidos eu retirava toda forração da caixa dos filhotes passava a caixa na chama do fogão(por dentro da caixa) para retirar mofos e desinfetar geral e trocava o ninho todo já sujo por papel filetado, de preferência papel virgem, ( tinta  no papel contém chumbo que vai se acumular no organismo das aves  e trazer futuros problemas), sempre usei avitrim "E" antes das posturas  para esquentar o casal e avitrim E estimula a oveira da fêmea aumentando com o tempo a quantidade de ovos, e vitagold como complemento mas cuidado superalimentação causa obesidade e reduz diminui a capacidade de reprodução e também quando a fêmea começa a postura corto todo e qualquer alimento extra fico apenas com grãos, alpiste, painço comum, quirelha de milho, se continuar com vitaminas e frutas, verduras alimentos muito ricos a fêmea com certeza perderá o choco,e abandonará o ninho, outra coisa que uso é um pedaço de corda (sisal) amarrada na gaiola quando o casal se prepara para ninhar,para a fêmea ficar desfiando e se exercitando, na natureza qualquer ave para fazer o ninho faz muito exercício ao puxar galinhos ou folhas emaranhadas no chão , o que estimula o oveira, exercitando músculos e evitando que ocorra o ovo atravessado, causa de morte de muitas fêmeas(que ocorre apenas em cativeiro) pela facilidade de carregar os papéis para o ninho sem maior esforço. Cuidado com formação de casais os psitacídeos na falta de parceiros de outro sexo se juntam com parceiros do mesmo sexo e depois fica difícil deles se acasalarem com outro parceiro.
Quando a fêmea deixar de dormir sobre os filhotes e passar a botar noutro ninho ela continuará a tratar deles até que fique choca e deite nos ovos na outra caixa (cuidado nesta fase com excessos evite alimentos muito quentes, semente de girassol, folha de mostarda, amendoim etc) para que a fêmea entre no choco mas continue com alimento a disposição para tratar dos filhotes, ela continuará tratando deles com a ajuda do macho, e quando o todos filhotes passarem a sair da caixa coloque a separação da gaiola para que não atrapalhem a mãe no outro ninho, depois dos 15 dias de vida eu alimentava eles na seringa com papa própria para eles ao menos 1 vez ao dia, atenção tem de ser feito a papa morna para facilitar a digestão, e com cuidado para não entalar os filhotes. Boa sorte com os bichinhos.
avatar
Rodrigo Juiz de Fora
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 12
Pontos : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/07/2015
Idade : 49
Localização : Juiz de Fora

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fêmea botando ovos

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Dom 12 Jul - 1:01

Bom dia amigos Criadores de Pássaros !

Rodrigo,

Suas explicações são ótimas e ajuda a esclarecer as dúvidas da reprodução dos Agapornis, o manejo correto traz ótimos resultados.

Estou lendo vários artigos de várias espécies de pássaros e outros animais, é ótimo ler os artigos referentes a cada espécie, mas isso não substitui os conhecimentos e experiências que os criadores possuem.

Por isso é importante que os criadores compartilhem os seus conhecimentos com os amigos do Fórum !

Parabéns e obrigada por compartilhar os seus conhecimentos com todos nós !

CÉLIA
avatar
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5911
Pontos : 8848
Reputação : 555
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 52
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum