Dois curiós na mesma casa-pardos - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr 2024 - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr 2024 - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr 2024 - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr 2024 - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr 2024 - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr 2024 - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr 2024 - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr 2024 - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Caio Restier
Caio Restier
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 16
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/04/2015
Idade : 37
Localização : Rio das Ostras

Dois curiós na mesma casa-pardos - Página 2 Empty Dois curiós na mesma casa-pardos

Sáb 9 maio 2015 - 9:16
Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal bom dia.

Tenho dois pardos, um está abrindo o canto e encartando canto. O outro está começando à abrir o canto, ainda não sei qual vai ser liso e qual vai ser classico. Teria algum problema de criar os dois na mesma casa, só tenho esses dois curiós. Minha dúvida é a seguinte, como proceder pra que um não atrapalhe o outro, ou se não há problema nenhum de atrapalhar. Tenho essa dúvida e gostaria da ajuda de todos. Os dois estão por volta de 6 meses.


Última edição por Caio Restier em Sáb 9 maio 2015 - 9:51, editado 1 vez(es)

Carlos de Souza
Carlos de Souza
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 107
Pontos : 148
Reputação : 31
Data de inscrição : 30/01/2015
Idade : 34
Localização : Marabá Pa

Dois curiós na mesma casa-pardos - Página 2 Empty Re: Dois curiós na mesma casa-pardos

Sáb 9 maio 2015 - 10:30
Amigo, eu sou totalmente contra o uso de caixa acústica, imagina você trancado numa caixa minúscula o dia todo... Além disso elas estão proibidas já a algum tempo. Se uma fiscalização pegar, você terá grandes problemas. Sobre manter dois curiós clássicos na mesma casa é muito complicado, pois sempre haverá um melhor que o outro, e o melhor estragará o canto na demanda com o de menos qualidade uma vez que a disputa territorial será constante entre eles e eles tendem a copiar os detalhes do canto um do outro. Não estou dizendo que é impossível, mas o ideal é mesmo apenas um curió na casa.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Caio Restier
Caio Restier
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 16
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/04/2015
Idade : 37
Localização : Rio das Ostras

Dois curiós na mesma casa-pardos - Página 2 Empty Re: Dois curiós na mesma casa-pardos

Sáb 9 maio 2015 - 10:36
Carlos de Souza escreveu:
Amigo, eu sou totalmente contra o uso de caixa acústica, imagina você trancado numa caixa minúscula o dia todo... Além disso elas estão proibidas já a algum tempo. Se uma fiscalização pegar, você terá grandes problemas. Sobre manter dois curiós clássicos na mesma casa é muito complicado, pois sempre haverá um melhor que o outro, e o melhor estragará o canto na demanda com o de menos qualidade uma vez que a disputa territorial será constante entre eles e eles tendem a copiar os detalhes do canto um do outro. Não estou dizendo que é impossível, mas o ideal é mesmo apenas um curió na casa.


Entendo. É uma pena isso. Sinceramente não sei o que fazer. Eu tbm sou contra caixa acústica.
Caio Restier
Caio Restier
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 16
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/04/2015
Idade : 37
Localização : Rio das Ostras

Dois curiós na mesma casa-pardos - Página 2 Empty Re: Dois curiós na mesma casa-pardos

Sáb 9 maio 2015 - 12:37
Já me desfiz do outro. Melhor um bom do que dois ruins. Continuei com o meu mesmo, e vou ter paciência de esperar. Se alguém tiver dicas de manejo eu gostaria da ajuda. O meu Curió está com 6 meses , corricha e já solta uns assovios. Meu manejo é o seguinte.

Acordo 6h da manhã e coloco o cd pra tocar, tiro meia capa e o mantenho no preguinho dele, o mesmo prego que ele dorme encapado. Ele dorme no prego na minha sala encapado. Estou encapando ele por volta das 18h e deixo o cd tocando o dia todo com intervalos de cachoeira, canto praia classico até 22h da noite. 7h da manhã tiro ele do preguinho, encapo ele todo novamente, coloco ao lado da torneira e deixa a água cair até ele começar a corrichar ou até mesmo assobiar, qndo ele começa eu eu deixo um tempo, por volta de 5 minutos e abro meia capa e trato dele. Logo após que trato dele eu volto ele pro seu preguinho novamente com meia capa. Às 9h da manha coloco ele para tomar sol durante 10 minutos e espero pra ver se ele vai cantar, se não cantar eu retorno ele pro seu preguinho na sala, se cantar deixo mais um pouco até parar de cantar. Essa é a rotina diária dele. Gostaria de saber como está indo meu manejo, oq eu poderia mudar e/ou continuar. Espero a ajuda de todos. Att


Mais um detalhe, não é todo dia que coloco ele pra fora pra tomar sol. É mais ou menos de 3 a 4 vezes por semana.
Carlos de Souza
Carlos de Souza
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 107
Pontos : 148
Reputação : 31
Data de inscrição : 30/01/2015
Idade : 34
Localização : Marabá Pa

Dois curiós na mesma casa-pardos - Página 2 Empty Re: Dois curiós na mesma casa-pardos

Sáb 9 maio 2015 - 13:15
Amigo esse seu manejo é semelhante aquele voltado pra torneios,esse manejo é feito com curiós que ja estão firmes de notas, cantando clássico. Não existe formula exata para encarte, mas os criadores mais experientes defendem que durante o aprendizado se deve mexer o menos possível com o pardo. Dito isto, minha dica pra você é diminuir esses banhos de sol, basta 1 ou 2 vezes por semana só 5 minutinhos, retire ele do prego só para o trato e depois retorne, com a frente da capa aberta, fechando só a noite pra dormir. O CD não precisa tocar tanto, deixe só até as 18:00 ~ 18:30 no máximo, com intervalos de 40 min. a 1h,  tocar em excesso só vai deixa-lo estressado.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Caio Restier
Caio Restier
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 16
Pontos : 30
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/04/2015
Idade : 37
Localização : Rio das Ostras

Dois curiós na mesma casa-pardos - Página 2 Empty Re: Dois curiós na mesma casa-pardos

Sáb 9 maio 2015 - 14:01
Carlos de Souza escreveu:
Amigo esse seu manejo é semelhante aquele voltado pra torneios,esse manejo é feito com curiós que ja estão firmes de notas, cantando clássico. Não existe formula exata para encarte, mas os criadores mais experientes defendem que durante o aprendizado se deve mexer o menos possível com o pardo. Dito isto, minha dica pra você é diminuir esses banhos de sol, basta 1 ou 2 vezes por semana só 5 minutinhos, retire ele do prego só para o trato e depois retorne, com a frente da capa aberta, fechando só a noite pra dormir. O CD não precisa tocar tanto, deixe só até as 18:00 ~ 18:30 no máximo, com intervalos de 40 min. a 1h,  tocar em excesso só vai deixa-lo estressado.

Blz obrigado pela dica Carlos. Está me ajudando muito!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos