Imagens revelam filhotes sendo alimentados e a rotina de pássaros
Sab 22 Nov - 17:12
Imagens revelam filhotes sendo alimentados e a rotina de pássaros
Florestas de nuvens são uns dos melhores lugares do mundo para observação de aves. Quase 550 espécies de aves já foram registradas na região.
Chega a hora de explorar os bosques andinos. O guia conduz a equipe por uma antiga trilha indígena na crista da montanha.
Como encontrar, em um mar de folhas, aves de 10, 12 centímetros? É preciso ter olhos para isso e conhecer os segredos da floresta: a temperatura varia pouco, de 15ºC a 20ºC. No local, é sempre primavera. E das maravilhas da estação, a vida é a mais surpreendente: a floresta está cheia de ninhos.
Encontramos dois ovinhos, no barranco. Noé Morales explica que é de um pássaro muito esperto, que aproveita a forragem para aninhar em tempo recorde.
Mas como é o bicho? À frente, em outro ninho, a vida vai adiantada. Dois filhotes de Solitário Andino. As penas da asa já despontam. O topete ainda é ralo e despenteado. Cara de sono? Puro disfarce. Eles são programados para reagir a qualquer barulho que indique a chegada da mãe. E quando ela aparece, quem não chora não come. É uma competição para ver quem abre mais a boca.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O cuidado com a cria encanta pela ternura. Mas, ao mesmo tempo, é um momento de puro instinto. Pelos filhotes, os pais são capazes de vencer a fome. O surucuá pavão é um dos mais elegantes das matas andinas. Mas a nobreza se mostra na obrigação. Ele tem uma fruta no bico, mas não come. Ele sabe que, dentro do tronco, alguém precisa mais: os filhotes grandes. O da esquerda, maior, é um macho. Na direita do vídeo, uma fêmea, que tem um jeito infantil de brincar com a comida: ela regurgita a frutinha e volta a engolir. Tem pressa para liberar o papo e com toda razão: as goiabinhas silvestres estão maduras e a mãe sabe que é preciso aproveitar.
O futuro depende disso e da habilidade do tangará de capturar insetos. Ele, que lá é chamado de tangará primavera, gosta de variar o cardápio e educa o paladar dos filhotes no berço. Primeiro, formigas, depois, frutas.
Onde chove tanto, uma cobertura é sempre bem-vinda. Que tal um telhadinho na entrada de casa? É tão bonito que parece que foi feito com a mão, mas é natural. Combina com os donos. O barbet tem penas decoradas e jeito para engenharia. A varanda veio pronta. Mas o buraco está sendo aberto no dente, quer dizer, no bico.
E nisso os pica-paus são craques. Um casal de pica-paus divide a jornada. Entre as grandes espécies dessa ave com mais de 30 centímetros, o poderoso é o que vive nas alturas.
Procurando comida ou escolhendo o material para construção é uma época feliz. Casamentos, namoros, roupa bonita. O mote-mote aparece solteiro, mas vestido para festa. As duas penas centrais do rabo têm um adereço surpreendente. Parecem dois ponteiros de relógio. Vai ver que é para não perder a hora de dar o pulo certo.
As florestas de nuvens são uns dos melhores lugares do mundo para a observação de aves. Só nos 600 hectares ao redor de Santa Lúcia já foram registradas quase 550 espécies de aves. Muitas delas, endêmicas, aquelas que só podem ser encontradas na região.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A matéria é realmente muito interessante. É sempre bom ficarmos por dentro dessas novidades.