ANUNCIOS
Últimos assuntos
ANUNCIOS
GAIOLAS BRASIL
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SEXAGEM DE PÁSSAROS
Visitas
free counters
Face 2
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Tambaqui e pirarucu entre os peixes com maior valor nutricional

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tambaqui e pirarucu entre os peixes com maior valor nutricional

Mensagem por Eduardo Machado em Sab 25 Out - 17:02

Tambaqui e pirarucu entre os peixes com maior valor nutricional



MANAUS-
O pirarucu e o tambaqui estão entre os peixes amazônicos com maior valor nutricional e ainda são os mais procurados pelos amazonenses. Os últimos dias de 2011 registraram aumento na procura pelos alimentos considerados essencias a uma alimentação saudável. Apesar dos benefícios, dados do Ministério da Saúde apontam baixo interesse dos brasileiros em incluir os peixes na dieta alimentar. Atualmente, o consumo dos alimentos não passa dos 9kg ao ano por pessoa.


O índice é considerado baixo, mas leva os amazonenses a fugirem à regra.  O consumo amazonense de peixe é o maior do País: 35 quilos ao ano. Segundo feirantes ouvidos pela reportagem, a procura pelo tambaqui, por exemplo, é sempre alta. Já o pirarucu, considerado o bacalhau da Amazônia, é mais visado nas ceias de Natal e fim de ano. O feirante Gilberto Amaral afirmou que chegou a vender até 100 kg, por dia, do pirarucu na Feira da Manaus Moderna, Centro. Os primeiros dias de 2012 apontam queda na procura pelos peixes, mesmo assim, os amazonenses ainda devem manter o hábito do consumo saudável, na opinião da nutricionista Lúcia Cavalcante.








Segundo Cavalcante, os peixes são ricos em proteínas, minerais, contém vitaminas do Complexo “B”, fósforo e, no caso do pirarucu, ricos em ômega 3 e 6, antioxidante natural. O antioxidante, protege as veias do envelhecimento precoce, além de reduzir as células cancerígenas. O ômega 3 reduz o colesterol e aumenta o colesterol bom (HDL). O lombo do tambaqui também é rico em proteína, mas a nutricionista alerta que as proteínas não estão na gordura do peixe, e sim, na carne.


A nutricionista também destaca que o peixe é ideal para quem quer emagrecer, por conta da grande quantidade de proteínas. A espécie possui gordura natural responsável pela formação hormonal. O consumo do tambaqui ainda resulta na melhoria do transporte de nutrientes para dentro da célula. Outro agente saudável presente na maioria dos peixes é o Iodo, que contribui para o funcionamento da glândula da tireóide e previne o bócio, tumor da tiróide.
Campanha
A média nacional de consumo de 9 Kg de pescado ao ano está abaixo do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e levou o Ministério da Saúde em parceira com o Ministério da Pesca e Aquicultura a organizarem a Semana do Peixe, no segundo semestre de 2011.




A iniciativa buscou incentivar o consumo do pescado em todo o País.


A campanha integra o Plano de Desenvolvimento Sustentável que visa também incluir o peixe no cardápio da merenda escolar.

Segundo pesquisa divulgada pelo MS na ocasião, houve baixa aquisição domiciliar de pescado. O consumo médio de peixe ficou em 4,03kg per capita por ano, em nível nacional, mas com grande variação por regiões: 17,54Kg no Norte, 4,96kg no Nordeste, 2,06kg no Sudeste, 1,60kg no Sul e 1,62kg no Centro-Oeste. O Guia Alimentar para a População Brasileira do MS, recomenda o consumo de peixe fresco pelo menos duas vezes por semana.
Pesquisa.

A ciência também busca aumentar o valor nutricional dos peixes. Estudo desenvolvido no Estado e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) analisa as inclusões de fontes naturais de Ômega.3 e Ômega.6 (lípidios), presentes no tambaqui e os benefícios deles na alimentação. Segundo o autor da pesquisa, André Moreira Bordinhon, o pescado reúne ácidos graxos polissaturados fundamentais para o bom funcionamento do organismo de pessoas e animais.







A função adicional de Ômega.3 e Ômega.6 no metabolismo dos animais e das pessoas é objeto de estudo nos últimos anos, com maior intensidade em animais aquáticos. Neste sentido, a pesquisa levanta a hipótese de encontrar um aumento da quantidade do tipo de gordura na carne do tambaqui por meio do fornecimento de dietas que contêm fontes naturais de ácidos graxos. Segundo a nutricionista Lúcia Cavalcante, outros peixes encontrados na Amazônia como o pacu e a sardinha também estão entre os mais ricos em nutrientes.
avatar
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 16133
Pontos : 20190
Reputação : 1408
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 36
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

https://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tambaqui e pirarucu entre os peixes com maior valor nutricional

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sab 25 Out - 21:46

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Eduardo,

Gostei do artigo !

O nosso Pais tem uma grande variedade de peixes, principalmente em Manaus no Estado do Amazonas, que por sinal o consumo é maior.

Infelizmente o consumo de peixe é baixo, é faz um bem para a saúde, mas existem fatores que impedem a população de consumir mais.

A falta de conhecimentos sobre os benefícios que o peixe traz e também os altos preços. 

Aqui em São Paulo, acredito que a sardinha é mais fácil de consumir devido o preço +- acessível.

Eu adoraria incluir o Salmão na minha dieta alimentar, mas o preço ? affraid    

Os preços de outros tipos de peixe também estão altos.

A carne é uma preferência da população, o preço está um absurdo, mas no final de semana não falta o churrasco com a família.

A carne de frango, também é a preferida das pessoas, que ainda podem adquirir com um preço
+-acessível e acompanhando essa escolha, o velho conhecido o "ovo (frito, cozido, omelete...)", acredito que faça parte da mistura que acompanha o arroz e o feijão.
 
CÉLIA
avatar
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 53
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum