ANUNCIOS

Últimos assuntos
ANUNCIO
Doenças e MedicamentosBeija Flores
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SITES PARA CRIADOR
CANTOS PARA APRENDIZADO



CRIE SEU SITE CRIADOR
SEXAGEM DE PÁSSAROS

CONSULTE OUTRAS ESPECIES.

Arara CanindéAzulãoTucanoReprodução Trinca Ferro CalopsitasCanário Gloster
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT

FILHOTES MORRENDO

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FILHOTES MORRENDO

Mensagem por agsjunior_sk8 em Ter 14 Out - 13:43

OLA AMIGOS!!
VOU DIRETO AO ASSUNTO COMECEI A CRIAR TRINCA FERRO E TO SOFRENDO COM A MORTALIDADE DOS FILHOTES CADA FILHOTE QUE MORRE EU PARTICULARMENTE MORRO UM POUQUINHO TAMBÉM E UM SOFRIMENTO SO POIS NÃO PODE AJUDAR .. JA FIZ DE TUDO UM POUCO BUSCO INÚMERAS INFORMAÇÕES PRA MANEJOS DOS FILHOTES E NADA.. NÃO TÃO PASSADO DE 03 DIAS . RECENTEMENTE BUSQUEI INFORMAÇÕES EM ALGUNS FÓRUNS E OBSERVEI QUE MUITA GENTE ESTA USANDO CUPIM NO LUGAR DO TENÉBRIO ISSO FAZ A DIFERENÇA O PESSOAL ACHA QUE O TENÉBRIO E O VILÃO DA HISTORIA... VEJA A MINHA FORMA DE MANEJO DOS FILHOTES SE ALGUÉM TIVER ALGO PRA ACRESCENTA FICAREI MUITO AGRADECIDO... 
 
larva de tenébrio,mamão,banana,maçã ,manga, farinhada nutropica  e farinhada 20 30 mais naty baby , coloco tb na agua coccidex  e as vezes quando da tempo dos filhotes passa de 5 dias o bella ave todo dia 

agradeço aos amigos qualquer informação no auxilio .. o coração fica pequeno tendo q joga o filhotinho no lixo... agente fica triste ...
avatar
agsjunior_sk8
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 36
Pontos : 58
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/01/2013
Idade : 37
Localização : são bernardo do campo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FILHOTES MORRENDO

Mensagem por João Pereira em Ter 14 Out - 20:02

amigo vc esta deixando pro casal alimentar 
ou esta fazendo isto manualmente . ?
avatar
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 8295
Pontos : 9306
Reputação : 557
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 31
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FILHOTES MORRENDO

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Ter 14 Out - 21:30

Normalmente a causa da mortalidade no 3 dia é coccideos.

Como vc poe cidex 10 pode estar piorando a situação...

o casal tem exame parasitário?

Outra possibilidade é a femea não deitar no filhote por algum motiva o mesmo esfria não faz a digestão, para de pedir comida a femea por ser inexperiente , não sabe o que fazer e o filhote vem a obito...

Tente detalhar o dia a dia, como é a evolução dos filhotes nesses 3 primeiros dias.

O tenebrio tende a dar diarreia, ser for esse o caso perceberá a femea molhada, parecendo suor...

É indispensável boa higiene nos alimentos(frutas e verduras) além da gaiola estar extremamente limpa.

Acrescentaria na sua farinhada ovo cozido(feito diariamente(2 vezes ao dia), proteína animal é extremamente necessário, além dos tenébrios(não uso a anos), um probiótico e prebiótico(organew é fácil de encontrar e muito bom) além de aminomix e o nalyt que já fornece.

Cortaria o coccinon(cidex ou coccidex) da água e colocaria terramicina e nistatina por 5 primeiros dias.

Se a femea não for experiente ajudaria com uma seringa sempre na parte da manhã e a tardinha, pelo menos um 1ml para cada filhote dia....papa da nutrópica acrescentada de água medicada com nistatina e terramicina 77.

Se tiver watsapp me manda uma mp que te passo um video de uma femea sendo ajudada por mim na seringa...femea de 4 ovos.
avatar
Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagens : 732
Pontos : 803
Reputação : 63
Data de inscrição : 07/03/2014
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FILHOTES MORRENDO

Mensagem por Agenor B S Jr em Ter 14 Out - 21:49

boa noite
na minha opinião a causa da morte de filhotes até o terceiro dia se da por falta de alientação pela femea, por que eles tem uma reserva no seu umbigo vitelino e que após consumido e não sendo alimentados morrem de fome.
outra coisa é a falta de  aquecimento pela falta da femea ficar deitada sobre os filhotes
o próprio canto de machos perto da femea atrapalha o bom desenvolvimento da reprodução desta espécie extremamente territorialistas e para ter exito a femea deve permanecer afastada do canto dos machos
se a morte fosse após os primeiros 4 dias poderia estar acontecendo por alguma enfermidade, mas não é o caso

 - Quando os filhotes morrem até ao terceiro dia, normalmente é porque os pais não os alimentam suficientemente bem, e vão enfraquecendo, acabando por morrer nos três primeiros dias.
  Daí ser sempre conveniente, no mínimo, observar de manhã, por volta das 8 horas se já têm o papo cheio, se não teremos que lhes dar nós a comida. Também é conveniente verificar por volta das 12 ou 13 horas, idem, depois pelo menos à noite, antes cerca de uma hora das luzes de apagarem, ou no caso de ser iluminação natural, antes do anoitecer, que é para eles não passarem a noite toda sem nada no papo. Quando os pais não os alimentam, deveremos dar papa de 2 a 3 horas de intervalo no máximo, nos primeiros 5 dias. É que normalmente após uns dias de termos colaborado na alimentação dos filhotes,  entretanto estes já ganharam força suficiente para pedirem a comida aos pais, passando estes a alimentá-los convenientemente. Também, será oportuno lembrar que nesta altura a iluminação deverá ter a duração pelo menos de 15 horas, das 6,30 h da manhã, as 21,30 horas da noite.               [img(250.18181824684143px,261.18181824684143px)][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] no mercado especializado papas próprias para a cria à mão, por palitada, ou através de seringa, devendo no entanto escolher-se a mais adequada ao tipo de raças que estamos a criar. A título de exemplo lembro que o valor proteico das papas terá que variar conforme os tamanhos das raças, assim dou alguns exemplos: - Raças de pequeno porte, como os Canários de Cor, Glosters Fife Fancy e Lizards, necessitam até aos trinta dias de papas (quer de cria à mão, quer de comedouro), com um valor proteico bruto de aproximadamente 26%. Para canários de médio porte, como Border, Norwich e Frizado do Sul, cerca de 29%, para grande porte, como Crest, Yorkshire, Frizado do Norte e Paduano, cerca de 32%, e para raças gigantes, como o Lancashire e Frizado Parisiense, 38% de proteína bruta. É claro que não encontrará papas no mercado  com todas estas características, pois ficam muito mais caras, devo dizer que a papa que eu utilizo para os meus Parisienses me fica, com os componentes que lhe adiciono, a 2.400$00 o quilo. Deverá juntar à papa de cria à mão Proteínas vegetal e animal, ou seja, por exemplo de soja e lactoalbumina, que contêm todos os aminoácidos necessários ao desenvolvimento, devendo ser equilibrada em 45% de proteína vegetal 55% de proteína animal, acompanhadas de fosfato bicalcico, para um melhor desenvolvimento ósseo. 
   Nesta altura a Gordura bruta deverá ter um valor máximo de 8%, os minerais que na vida normal são de 3%, nesta altura terão de triplicar, as fibras e cinzas na ordem dos 3%. É conveniente entre a mistura que se fornece e as papas, os Hidratos de Carbono andarem pelos 58 a 60%, o que quer dizer que não se deve fornecer muita aveia juntamente com a alpista, pois torna-se muito indigesta. 
   A ambas as papas deveremos juntar um Probiótico à base de lactobacilos, para reposição constante de flora intestinal, e um antibiótico leve, próprio para crias, para prevenção de doenças intestinais. 
A papa de cria à mão normalmente só é utilizada durante os primeiros 8 a 10 dias, pois a partir dessa altura não a aceitam mais, daí, na papa que se coloca no comedouro para os pais a fornecerem aos filhotes, deverá continuar a  possuir as qualidades proteicas e todas as outras acima referidas, pelo menos nos primeiros 30 dias de vida.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

- Se morrerem após o 5.º ou 6.º dia, é bem mais grave, pois se passam os 3 primeiros dias, não se trata de falta de alimentação, mas sim de doença, pois, muito embora eles possam morrer em estado de eventual magreza, deve-se ao facto de estarem doentes e os pais ao constatarem isso, na maioria dos casos acabam por lhes deixar de dar comer.
    Normalmente a doença que aparecer entre o 5.º e o 12.º dia é a Colibacilose, originada pela bactéria Ech. Coli, que é a que mais mata no ninho, a par eventualmente da Proventriculite. 
Se os pais estão aparentemente bem, é Colibacilose. Se os pais estão um pouco abatidos, a ficar gradualmente magros, é bem pior, é Proventriculite - e esta doença praticamente não tem cura. 
     Vamos começar pela hipótese da Colibacilose: A colibacilose normalmente tem duas vertentes que atacam aos mesmo tempo, que é a de via intestinal e a de via respiratória, daí há necessidade de efectuar um tratamento, 5 dias antes da previsível postura (este tratamento põe-os imunes durante 15 dias a 3 semanas), com um antibiótico que possua a capacidade de prevenir a Colibacilose, Coccidiose, Salmonelose e Micoplasmose, que normalmente será necessários associar dois antibiótico, que sejam compatíveis, administrar pelo menos 5 dias, sempre com complexo vitamínico-mineral-aminoácido. 
     Tal como outros grandes criadores nacionais e estrangeiros, eu não aconselho dar legumes na época das criações, pelo menos nos primeiros dias, pois embora sejam muito apetecíveis, são a causa da origem de salmoneloses e colibaciloses, já que ou estão mal lavados, ou demasiado indigestos, face à fermentação, para além de nos canários de porte ser um factor de fraco desenvolvimento. Eu próprio não dou legumes aos meus canários à três anos, e tenho casais a criar de 1995, que nunca estiveram doentes. Claro que, os legumes são ricos em minerais e sódio, que tudo isto é facilmente substituível com um complexo multimineral (eu utilizo um à base de extractos de algas). O sódio resolveremos com uma colher de sopa de sal de cozinha, por cada quilo de papa. O sódio é importante porque evita o picacismo e canibalismo. Quanto a fruta, nesta altura não dar mais que um pouco de maçã e/ou cenoura cortada e não ralada, pois a cenoura ralada azeda e fermenta de imediato, uma vez por semana.
avatar
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Mensagens : 1116
Pontos : 1304
Reputação : 104
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: FILHOTES MORRENDO

Mensagem por Julio Cezar Della Torre em Ter 14 Out - 23:14

Caro agsjunior_sk8 !!!
Seu problema com os filhotes acabou, siga as sugestões abaixo, fácil e econõmica;
Mantenho todos meus pássaros com mistura de grãos, recipiente com ração extrusada ( alcon - curió ),recipiente com aveia descascada e osso siba - Para fêmeas que refugam a farinhada com ovo coloco apenas o ovo cozido, clara e gema peneirada ou triturada diariamente e também larvas de tenébrio para mães inexperientes - É bem aceito uma alternância de xicória, milho verde e maçã. Em caso de mãe preguiçosa ou inexperiente reforce com esta papinha ( prá facilitar junto as rações e o painço, respeitando as doses, retiro o necessário da mistura e acrescento 4 partes de água e levo ao cozimento ) desenvolvida pelo Devanir Alcantara de Americana - SP - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e acrecente na água de beber o antibiótico PS PEITO SADIO indicado pelo William Davis de Araruna - PR, que terá sucesso, pois completa o ciclo nutricional e preventivo contra a maioria das doenças. - Sucesso !!!
- Abço.  - Julião - Goioerê - PR " Criar e preservar para não capturar, curtindo essa paixão"
avatar
Julio Cezar Della Torre
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 65
Pontos : 75
Reputação : 6
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 58
Localização : GOIOERÊ - PARANÁ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum