ANUNCIOS
ANUNCIOS
GAIOLAS BRASIL
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SEXAGEM DE PÁSSAROS
Visitas
free counters
Face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Desejo aprontar para fibra

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desejo aprontar para fibra

Mensagem por rafamed em Ter 26 Ago - 0:09

Relembrando a primeira mensagem :

Prezados amigos.
Tenho um curió que já está próximo dos 2 anos de vida, há 1 comigo. Já tem o praia definido. Nessa época ele está bem quente, cantando o dia todo, mas na semana passada eu o coloquei de frente com o curió de um amigo e ele afinou, não deu um pio. 
O problema é que eu não tenho tempo nenhum desenvolver a fibra dele, trabalho o dia todo e só aos finais de semana que tenho tempo para passear, levá-lo a algum lugar diferente para ele ir ficando mais 'esperto'.

Eu gostaria de perguntar aos amigos entendidos no assunto, se tem algo que eu possa fazer ao longo da semana (quando não posso sair com ele) para deixá-lo mais desinibido? Já deixo ele pegar sol, banho todos os dias, deixo ele ouvindo o curió do vizinho de longe e ele responde, mas quando boto próximo ele não dá um pio.

E por outro lado, quando for passear com ele: é melhor ir com ou sem capa? E quanto tempo de passeio é ideal? Passear de carro adianta? Eu gostaria muito que ele cantasse a minha mão, como fazer?

Lembrando que a minha intenção não é participar de torneio nem nada, apenas curtir o meu pássaro. Um abraço a todos.
avatar
rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 72
Pontos : 122
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo


Re: Desejo aprontar para fibra

Mensagem por rafamed em Qui 4 Set - 21:27

Pessoal, obrigado pelas respostas e atenção à minha duvida. Na verdade gostaria de retomar o assunto original do tópico e aproveitar para fazer um adendo aqui. 

Eu já criei pássaros há cerca de 10 anos atrás, apenas por hobby, mas parei. No ano passado, resolvi retomar o hobby e comprar um curió pardo de um bom criadouro. Para isso pesquisei bastante, estudei sobre o manejo da ave, aprendizado do canto e etc por quase um ano antes de comprar.

Depois de ler vários artigos, sites e afins, percebi que pouca atenção se dá àquele criador que apenas deseja ter um curió (ou outra ave qualquer) como animal de estimação, para apreciar seu canto, tê-lo como companhia, etc. Quase que só encontro sites voltados para o hobbysta que deseja reproduzir a ave (em teor comercial) e/ou participar de torneios (competitivo), o que acaba deixando meio perdido aquele mantenedor que apenas deseja ter uma ave dócil, com um belo canto (não necessariamente o clássico e repetidor), que cante em sua mão, cante nos passeios, etc. Sei que esse criador não é o foco, nem deveria ser, mas convenhamos que é boa parcela dos mantenedores (e compradores) hoje em dia. 

Minha dúvida, portanto, se encontra nessa esfera. Não desejo, pelo menos por enquanto (pela falta de tempo, mas no futuro sim), competir e direcionar meu pássaro para a fibra propriamente dita, dos torneios de fibra. A fibra a que me referi é apenas torná-lo mais valente para cantar mais em casa, em lugares desconhecidos e até na minha mão, ou vez ou outra mostrá-lo para um curió de um vizinho e ver o que acontece.  Esse foi o intuito do tópico e peço desculpas por não ter sido claro a princípio!

O meu por exemplo, canta um canto "quase clássico" em casa (que me agrada muito!), chega a dar 6 repetições quando está muito quente, mas quando está fora de casa fica meio 'tímido' e canta menos. Mas quando está no campo de visão de outro cantando, "entopeta" fica MUDO! Apesar disso, quando escuta outro de longe, fora do campo de visão, ele fica estimulado a cantar mais.

Pela experiência de vocês com esta ave, o que acham que posso fazer para melhorar a sua valentia? Passeios devem durar quanto tempo mais ou menos e quantas vezes na semana seria o ideal? No meu caso, moro sozinho em apartamento e trabalho o dia todo. Sei que não é esse o ideal, mas o que pode ser feito para eu pelo menos tentar atingir esse objetivo?

Muito obrigado!
avatar
rafamed
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 72
Pontos : 122
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Desejo aprontar para fibra

Mensagem por Márcio Mendes Criador em Qui 4 Set - 21:51

Gostaria de pedir desculpa pela bagunça que virou seu post, mas é difícil tolerar algumas coisas, enfim errei e peço desculpas a vc que é criador do tópico.

Passeios sempre que for possível, a pé, de carro, com capa, sem capa, vai vendo o que ele gosta mais e vai dando a ele isso.

Aqui no Rj temos a felicidade de não fazer tanto frio e ter como começar a puxar o curio ja em julho, mas o ideal é só a partir de setembro.

Vai na padaria leva o bicho, vai dar uma volta leva, vai sair de carro leva e assim até ele estar bem quente...nesse início tente não colocar ele próximo a outro sem capa se isso não faz ele cantar...faça só o que percebe q a ave gosta...vai dando ritmo a ele, deixando o bicho a vontade, proporcionando a ele o que mais ele quer...

O mais importante é a observação o pássaro mostra o que quer, com atenção aprendemos a lidar com ele, entupetar é o sinal mais claro que ele não quer duelar...como se rendesse para não apanhar...por isso que uma ave canta melhor com outra que tbm está quente, quando pega um frio rende menos, pq vê que o outro não quer briga....por isso nos torneios procuramos colocar a ave do lado de outra que conhecemos e canta bem, briga, é valente....
avatar
Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagens : 732
Pontos : 803
Reputação : 63
Data de inscrição : 07/03/2014
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum