Procedimentos para reprodução. como vc faz?
ANUNCIOS
Publicidade

free counters
Guias para criação
Anuncios

Nenhum anúncio

Face
    Fechar Anuncio!
    Curta nosso Facebook
    Compartilhe
    Ir para baixo
    Márcio Mendes Criador
    Márcio Mendes Criador
    Passarinheiro Avançado
    Passarinheiro Avançado
    Pontos : 802
    Reputação : 62

Procedimentos para reprodução. como vc faz? Empty Procedimentos para reprodução. como vc faz?

Dom 23 Mar - 13:55
    Amigos bom dia, venho notando que hoje muitos querem reproduzir o curió em casa então vamos lá...

Nesse período do ano(março) estamos chegando ao fim de mais uma temporada, onde já se dá inicio a próxima, onde se faz uma geral em prateleiras, ambiente, vassoura de fogo e desinfetação das gaiolas e por aí vai...

Gostaria de saber o que os amigos fazem para ter uma temporada de sucesso e sem problemas.

Deixar os pássaros em ponto de bala para em agosto começar a movimentação para reprodução.

Vamos lá deixem seus manejos para que possamos trocar experiências, ajudar e ajustar problemas antes que eles apareçam...
    Márcio Mendes Criador
    Márcio Mendes Criador
    Passarinheiro Avançado
    Passarinheiro Avançado

Procedimentos para reprodução. como vc faz? Empty Re: Procedimentos para reprodução. como vc faz?

Sab 29 Mar - 19:41
    Ninguém cria ? vejo tantas duvidas sobre reprodução!

vamos lá galera a temporada se inicia com bom manejo na muda, vamos expor nossos métodos...
    Bruno Curio Alado
    Bruno Curio Alado
    Passarinheiro Recente
    Passarinheiro Recente
    Pontos : 65
    Reputação : 1

Procedimentos para reprodução. como vc faz? Empty Re: Procedimentos para reprodução. como vc faz?

Sab 29 Mar - 20:42
    bom Marcio, vou falar sobre meu manejo, talvez para uns seja bom para outros nem tanto.A temporada para mim começa agora.
    Quando as femeas estao esfriando, nesta época, começo o tratamento para nova temporada.
    dou para todas as femeas e machos antes da muda, vermifugo.(alguns dizem que nao se da vermifugo sem saber se realmente tem vermes, mas para outros,tanto passaros como o ser humano,  desenvolve vermes ao longo do ano, e uma dose por ano, nao tem problema algum).O tratamento que faço são tres dias,com Avitrin Vermifugo,3 a 5 gotas/50ml.
    Tiro os ninhos das gaiolas das fêmeas.
    Dependendo da situação do ninho apenas lavo com agua sanitária, e deixo secar no sol. Mas caso o ninho esteja velho, jogo eles fora e compro outros.
    A partir do momento da muda, dou Avitrin muda para todos. 10 gotas/50 ml, por 45 dias. Além de uma dieta balanceada que dou o ano todo.(alcon curio club, mistura de sementes, alcon top life, e verduras como milho,pepino,abobrinha e espinafre), as verduras sempre intercalo.Na temporada de reprodução acrescento farinhada nutropica para as femeas.(é bom dar pouco antes da temporada, para as femeas se acostumarem a comer, e dar para os filhotes).
    De manha, todos tem banho de sol.(o sol bate na janela bem cedinho,pegando nas prateleiras).Dia sim dia não dou banho de banheira,(mas não é regra).
    Os machos coloco em voadoras, enquanto estiver na muda com 3 poleiros, depois na seca da muda deixo apenas dois, para começar o preparo para reprodução.
    Tenho algumas gaiolas que ficam de reserva, então começo por elas a dar um trato.  Caso esteja feia de pintura,lavo e lixo elas e dou uma demão de verniz.Deixo por tres dias em media secando no sol,ate sair o cheiro do vernis.(obs:nao deixe proximo de passaros, pois o cheiro é forte).Entao tiro o passaro de uma gaiola usada e coloco numa que esta reformada e limpa. Faço com todos.
    Faltando uns 30 dias para a temporada de reprodução(final de julho, inicio de agosto), devolvo os ninhos para as femeas.E tambem começo a devolver os machos para suas respectivas gaiolas.
    Começo o tratamento com Avitrin E, dando 30 dias, deixando 7 dias sem dar, e novamente por mais 15 dias.
    Para nao ter problemas com piolhos, alem de higiene, passo um repelente natural naa gaiolaa chamado Kleen.
    Setembro é o mes ja de cobertura, antes de ir ao trabalho, apresento o macho para a fêmea, e vejo se pede gala.Repito isto no final da tarde.
    Caso o macho gale, repito por tres vezes, depois coloco ela em um ambiente para femeas que estao chocando..
    Quando nasce os filhotes, dou nos primeiros 7 dias nallyt baby, na agua ou farinhada.
    A partir do momento que estao chocando, para esta temporada14/15, tenho a disposição um aparelho de som, tocando selo azul, 30 de canto e 20 de agua corrente.Estou me preparando pois quero começar tirar classicos.
    Neste momento tambem, irei trazer o macho apenas para galar, pois não quero que os filhotes ouçam ele cantando.(canto florianopolis).Para não atrapalhar o aprendizado.
    E é isso ai, espero poder ter ajudado. E podem comentar o que acham, tanto na fator positivo quanto no negativo.
    Obrigado
    Márcio Mendes Criador
    Márcio Mendes Criador
    Passarinheiro Avançado
    Passarinheiro Avançado

Sab 29 Mar - 21:30
    É isso aí Bruno...

Cada um adota o manejo que dá certo, o importante é compartilharmos nossas experiências para quem está começando formar uma idéia e começar a por em prática.
    Agenor B S Jr
    Agenor B S Jr
    Moderador Silvestres
    Moderador Silvestres
    Pontos : 1356
    Reputação : 114

Dom 30 Mar - 20:27
    boa noite

não ha mais segredos graças a internet
    inventar milagres e manejos da própria cabeça é tiro no pé

o que faço é o que para mim da certo
    os alimentos são os de marcas como farinata megazoo alcon

para femeas o ideal é dar o osso de ciba sempre para que botem sem perder muito seu calcio e botar sem problema mais ovos, 2 de minhas femeas ja botaram 4 ovos.
    a farinhada passo no liquidificador por causa que o recem nascido não  tenha problema com o tamanho dos grãos.

é facil criar com o auxilio dos alimentos e manejos que temos hoje.
    ensino de canto tambem ja não é mais segredo,repetição tambem logo logo se tornara corriqueiro,só acho que mais brasileiros tenham interesse pelas nossas espécies.
    Ir para o topo