Criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das espécies
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr 2024 - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr 2024 - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr 2024 - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr 2024 - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr 2024 - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr 2024 - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr 2024 - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr 2024 - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17298
Pontos : 21935
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das espécies Empty Criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das espécies

Seg 24 Fev 2014 - 8:03
Criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das espécies


Bicudos e curiós são aves de origem silvestre, existentes na América. No Brasil, houve a dizimação dessas espécies em habitat natural, à exceção da Amazônia, onde ainda há curiós em abundância.  São muito dependentes das condições naturais de seu habitat, notadamente o bicudo, da existência de água despoluída, de capim navalha (tiririca), de veredas (pindaívas), de grandes alagados e de toda uma vegetação adequada. Isso tudo é o mínimo necessário ao processo de vida natural desses pássaros.

Por isso, esses bichos nunca foram encontrados por aí, como outras aves que se adaptam com facilidade em qualquer ambiente, mesmo degradado ou modificado, a exemplo do sabiá, canário-da-terra, coleiro, dentre outros.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Os curiós e os bicudos sempre foram pássaros muito cobiçados, por causa de seus vários predicados: fácil adaptação aos ambientes domésticos, muita valentia, disposição para cantar, grandes diferenças individuais, capacidade de repetir e de aprender o melhor e mais bonito canto. Tudo isso os transformou em aves economicamente muito valorizadas.

A caça predatória e a destruição do habitat natural são dois fatores primordiais que atuam de maneira progressiva e irreversível na diminuição da população desses espécimes. Esses fatores sinalizam a real possibilidade de extinção, pois, em liberdade, já não são muito frequentes. A única solução encontrada, hoje em dia, para desacelerar esse processo, foi a criação racional em cativeiro. Especialmente, daquelas espécies de aves que, de alguma maneira, despertam interesse, seja pelo canto, porte ou valentia, como é o caso de curiós e bicudos.

Até a década de 1970, existiam vastas populações em quase todo o território brasileiro, os exemplares mantidos pelos aficionados eram capturados na natureza e ninguém se importava com isso. A partir daquela época, iniciou-se uma crescente conscientização dos amantes desses pássaros para o perigo de extinção. Além do mais, naquele momento, começava a vigorar a Lei 5.197, que tratava da Proteção à Fauna. O impacto estava criado, novo pensamento, novas formas de encarar essa realidade, a situação era gravíssima, não havia saída. Iniciaram-se de forma lenta os trabalhos de reprodução doméstica que, aos poucos, a partir da década de 1980, tomaram impulso para, nos anos 90, alastrar-se para todo o Brasil, e de forma crescente.

Hoje, pode-se dizer que há milhares de criadores que reproduzem o bicudo e o curió de forma a livrá-los da extinção. Separa-se a criação de cunho amadorista, que é controlada pelo IBAMA, por meio do SISPASS, e a outra, a atividade comercial, que produz os pássaros em larga escala para atender a toda a demanda. O que muito ajuda é a longevidade dos pássaros que podem reproduzir por até a idade de trinta anos, especialmente, os machos. As fêmeas de até 20 anos também produzem ou podem tratar de filhotes.

A criação doméstica surge como um recurso simples e viável para não deixar perder esse patrimônio genético.

Em suma, a criação doméstica surge como um recurso simples e viável que os ornitófilos e interessados em geral têm à mão para não deixar perder esse patrimônio genético, e também contribuir com possíveis projetos de repovoamento em áreas indicadas.  

O livro “Criação Comercial de Curiós e Bicudos” elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas aborda as técnicas para criação desses pássaros, desenvolvidas pelos principais criadores do país, mostrando detalhes sobre a alimentação em cada fase da criação, técnicas de manejo diário, dos cuidados com a sanidade, sobre as técnicas para reprodução em cativeiro, os cuidados com os filhotes, as instalações corretas, o treinamento de canto para pássaros jovens, entre muitos outros detalhes da criação dessas duas nobres espécies da avifauna brasileira. Nele você receberá informações do Zootecnista Fábio M. Hosken, especialista em criação de animais silvestres e Consultor da FAEMG/SEBRAE – MG e do biólogo Paulo Augusto Ribeiro Machado, especialista e consultor em criação de aves silvestres e exóticas em cativeiro.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Ainda são poucos os criadores comerciais de pássaros; portanto, a oferta desses animais registrados também é muito pequena. Porém, como em qualquer criação, o que irá ditar o sucesso de um criador é sua capacidade técnica. Não adianta adquirir excelentes matrizes, se o criador não as mantiver de maneira adequada, seguindo o manejo correto. É nessa perspectiva que o trabalho de criação de passeriformes, com finalidade econômica, está se tornando uma atividade cada vez mais difundida no Brasil.


Eduardo Machado - Criador e Administrador Fórum CDP
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das espécies Empty Re: Criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das espécies

Seg 24 Fev 2014 - 9:16
show esse artigo ...
Cleder Pereira
Cleder Pereira
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1764
Pontos : 1972
Reputação : 202
Data de inscrição : 07/05/2012
Idade : 43
Localização : Lages-SC

Criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das espécies Empty Re: Criação de pássaros silvestres ajuda na preservação das espécies

Seg 24 Fev 2014 - 11:16
A reprodução em cativeiro, hoje em dia é a única forma de livra-los da extinção.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Moderador Criador de Passaros
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos