ANUNCIOS
Últimos assuntos
» Consumo de Agua
Sex 22 Mar 2019 - 12:09 por Eduardo Almeida Correa

» qual o manejo para um coleiro pardo ficar bom no futuro??
Sex 22 Mar 2019 - 9:43 por soldado_perigoso

» Trinca Ferro com olho esquerdo fechado
Ter 19 Mar 2019 - 9:38 por Eduardo Machado

» IBAMA PERDEU AS MINHAS ANILHAS
Sab 16 Mar 2019 - 20:30 por Eduardo Machado

» Coleiro coçando a língua sem parar
Sex 15 Mar 2019 - 9:00 por Eduardo Machado

» Pomba Burguesa ou Rola Turca
Qua 13 Mar 2019 - 15:45 por Ronald Eduardo

» coleiro muito valente que só quer brigar
Seg 11 Mar 2019 - 8:41 por allanmaiia

» Coleiro com a ponta do dedo quebrada
Dom 10 Mar 2019 - 10:53 por Eduardo Machado

» Apresentação
Sex 8 Mar 2019 - 9:00 por Ronald Eduardo

ANUNCIOS
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
Visitas
free counters

Usuários On-line
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Como criar Periquitoas australianos ?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como criar Periquitoas australianos ?

Mensagem por Eduardo Machado em Dom 25 Ago 2013 - 16:03

Relembrando a primeira mensagem :

Como criar periquitos
Não é muito difícil conseguir criar periquitos australianos, mas muitas pessoas que estão iniciando no mundo da criação enfrentas algumas dúvidas e dificuldades que podem parecer simples, mas acabam desanimando muitos criadores iniciantes. Muitas pessoas me enviam um email perguntando porque os periquitos deles não conseguem ter filhotes, e a primeira coisa que respondo é: Você realmente tem um casal de periquitos??? E falo casal em dois sentidos, sendo:

Você pode ter um macho e uma fêmea e eles não formarem um casal, ou seja, não se aceitarem e acabarem não cruzando, neste caso o ideal é trocar de casal (coloque a fêmea com outro macho e/ou o macho com outra fêmea);





Existem diversas outras dúvidas como por exemplo saber o sexo dos periquitos e a alimentação dos filhotes, por isso vou passar a responde-las fazendo postagens, então faça uma pesquisa no blog e se não achar a resposta envie a sua dúvida.
                                           Reprodução
Periquitos devem estar com a saúde perfeita na época de reprodução, ou seja, já devem ter feito a muda das penas por completo, devem estar “cantando” forte e os machos devem estar com a membrana que cobre a parte superior do bico num tom azul bem forte, a não ser que sejam lutinos, aí a cor será um tom púrpura mais suave, já as fêmeas ficam com uma cor marrom chocolate.

Se bem tratados podem chocar o ano inteiro, contudo não é aconselhável pois acaba desgastando de mais o casal. Com cerca de 01 ano o casal já está pronto para reproduzir, bastando para isto que seja colocado na gaiola criadeira ou no viveiro um ninho em forma de caixa, destes que são facilmente encontrados em lojas agropecuárias, ou então você mesmo pode fazer seu próprio ninho.




Se você colocar vários periquitos em uma mesma gaiola ou viveiro, caberá as fêmeas fazer a escolha dos casais, ou seja, ela irá escolher o periquito com o qual irá procriar.




A fêmea bota em média 5 ovos por ninhada e o período de incubação é normalmente de 18 dias, podendo variar e chegar até 21. Após o nascimento deve-se reforçar a alimentação dos pais, deixando a disposição, além da alimentação básica, alguma farinhada a base de ovo, verduras e legumes como couve, almeirão, jiló e cenoura ralada.




Normalmente os Periquitos são aves de fácil trato e que reproduzem muito bem em casa, contudo alguns problemas podem surgir, por isso é aconselhável que você coloque um casal jovem, mas que tenha mais de 01 ano de vida, para procriar, deixe-os em uma gaiola de bom tamanho e evite o máximo troca-la de lugar, qualquer mudança brusca do local da gaiola ou do ninho pode fazer com que a fêmea abandone os ovos. Evite deixar a gaiola em locais que peguem correntes fortes de vento, e se for o caso, cubra a gaiola a noite.
                                                 Alimentação
 Os periquitos comem vários tipos de semente como Alpiste, Painço, Aveia, Canhamo, Linhaça, Niger, Girassol entre outras, sendo que encontramos várias misturas prontas no mercado. Devemos deixar uma fonte de calcio na gaiola, podendo ser o Osso de Siba, a farinha de ostra, Cascas de Ovos limpas, secas e moídas, ou algum suplemento Vitaminico encontrado em PetShops. Outro alimento importantissimo são as verduras e os legumes, de preferencia os de cor verde escuro como couves, almeirão e mostarda, além de jiló, pimentão e milho verde. Devemos ter um cuidado especial com a água dos bebedouros que devem ser trocadas diariamente. Podemos misturar a água vitaminas, suplementos alimentares ou vermifugos, sempre seguindo a prescrição da bula, no momento eu utilizo a linha de produtos da Avitrin, mas existem diversas marcas de ótima qualidade no mercado. Como os periquitos não possuem dentes, é muito importante que coloquemos na gaiola/viveiro um pote com areia limpa para que eles possam ingerir e ajudar a moela a triturar os alimentos.
                                             Acasalamento
 Os periquitos estão sexualmente maduros a partir de 1 ano de idade, podem ser usadas gaiolas individuais ou viveiros coletivos para a criação, sendo que nos viveiros devem ser colocado mais ninhos do que casais para evitarmos brigas.




As Fêmeas quando estão aptas a procriarem ficam com a caruncula cor marrom chocolate e no macho o azul se intensifica. As medidas das gaiolas para criação individual variam, mas devem ter em média 45 cm de Comprimento, 35 cm de Altura e 25 cm de Largura. A fêmea irá botar cerca de 3 a 6 ovos, os filhotes de periquito nascem com cerca de 18 dias de incubação e com cerca de 30 dias de vida já saem do ninho, com mais 10 dias já comem sozinhos e devem ser separados dos pais para que eles iniciem uma nova postura.





Deve-se usar um ninho de madeira tipo caixote com as seguintes medidas, podendo variar um pouco.







                              

Saúde
Vacinas para previnir doenças não constam da rotina dos periquitos australianos. "Apesar de robustos, doenças não são nada fora do comum" , diz Fábio Watanabe, veterinário da Clínica Pró Ave.
Mas, segundo sua colega Stella Maris Benez - veterinária especializada em aves-, higiene, alimentação correta e balanceada podem garantir uma vida saudável às aves. Porém, nunca é demais saber quais as doenças mais comuns que acometem o animal.
Ovo preso: causado por deficiência nutricional, principalmente de cálcio. Tem como sintomas prostração súbita, esforço abdominal, fraqueza. Precisa ser tratado com urgência.
Resfriado: causado pela bacteria mycoplasma. A ave fica com as penas arrepiadas, espirro e tosse.
Sarna: causado pel ácaro knemidocoptes sp. Sintomas:escamação nos pés, pernas, em volta dos olhos e no bico.
Coceira: causado por piolhos e ácaros de penas.
Diarréia: causada por bactérias e parasitas. Sintomas: fezes moles, desitrataçãom perda de apetite, tristeza.
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 16424
Pontos : 20730
Reputação : 1439
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 36
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

https://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo


Re: Como criar Periquitoas australianos ?

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Dom 19 Jul 2015 - 1:20

Bom dia amigos Criadores de Pássaros !

Glória,

Poderia abrir um novo tópico e colocar a sua dúvida em "Criação de Exóticos" na área "Periquitos", ok ? :posiii: 

Com seu novo tópico ficará mais fácil os comentários dos nossos amigos !

CÉLIA
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 53
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como criar Periquitoas australianos ?

Mensagem por Eduardo Machado em Seg 17 Dez 2018 - 23:12

Tudo sobre a criação dos PERIQUITOS , é bom saber como criar e manejar de forma correta , vale a pena a dedicação e trabalho que temos com nossas aves e pássaros , sucesso a todos criadores ! 

Cuidados necessários com a criação e com a reprodução de Pássaros , vamos que vamos !
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 16424
Pontos : 20730
Reputação : 1439
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 36
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

https://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum