la cria en cautiverio del canario de terra - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Guias para criação
Anuncios

    Nenhum anúncio

    face 4
    Fechar Anuncio!
    Curta nosso Facebook
    Ir para baixo
    Elkin Meza
    Elkin Meza
    Passarinheiro Recente
    Passarinheiro Recente
    Mensagens : 7
    Pontos : 11
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 28/07/2013
    Idade : 39
    Localização : Bogota colombia

    la  cria en cautiverio del canario de terra - Página 2 Empty la cria en cautiverio del canario de terra

    Qua 7 Ago - 14:24
    Relembrando a primeira mensagem :

    Bueno mi nombre es Elkin Meza me encuentro registrado como "timbrando19" soy de Colombia,tengo experiencia en la cría de canarios timbrados y en la cría en cautiverio del mirlo pardo u primavera como se conoce en nuestro medio;desde hace un tiempo estoy interesado en la crianza del canario de terra, pero debido a que tengo poca presciencia con esta ave los resultados han sido desastrosos en mi país no  conocemos del tema tanto como en brazil , la idea es seguir sus sugerencias para lograr algún día las pautas y métodos apropiados para que en nuestro país podamos criar y reproducir en cautiverio esta hermosa ave mi  preocupación es que la casa ilegal los esta extinguiendo  ya no es común ver canarios de terra como antes, La verdad en el mercado de Colombia no se consiguen libros sobre la crianza de estas aves tampoco los CD para el adiestramiento de los jóvenes y en Internet hay muy poca información confiable , de ante mano les doy a todos aquellos que sepan del tema gracias por su colaboración .les repito la idea es crear una especie de manual que podamos utilizar para el éxito de esta hermosa ave que en nuestro territorio se esta extinguiendo.mil gracias.

    Agenor B S Jr
    Agenor B S Jr
    Moderador Silvestres
    Moderador Silvestres
    Mensagens : 1153
    Pontos : 1357
    Reputação : 114
    Data de inscrição : 07/02/2011
    Localização : sao paulo

    la  cria en cautiverio del canario de terra - Página 2 Empty Re: la cria en cautiverio del canario de terra

    Qua 7 Ago - 19:56
    buenas noches

    então tudo bem

    la  cria en cautiverio del canario de terra - Página 2 21
    para se criar canario da terra é importante que deixe a femea aprontar sózinha e fazer seu ninho, quando ficar em posição de gala levar o macho para fazer a cópula e separar imediatamente
    por serem territorialistas brigam até a morte
    totalmente diferente dos timbrados ou canarios domestico
    leia este artigo
    e tambem no youtub reprodução de canario da terra


    Paulo Rui de Camargo =

    DESCRICÃO: O canario-da-terra esta classificado cientificamente como Sicalis flaveola. A subspécie brasiliensis tão popularmente conhecida como canario-da-terra verdadeiro, chapinha, canario-da-telha, canario-de-briga, cabecita-de-fogo, canario-de-bulha e outras denominacões vulgares regionais.
    DISTRIBUICÃO GEOGRAFICA: Esta subespécie tem dilargada area de distribuição e habitat no território brasileiro. Abrange os estados do Norte-Nordeste, iniciando no MaranhÃo até a região sudeste, atingindo Minas Gerais até o sul do Estado de SÃo Paulo e algumas localidades do norte do Estado do Parana. De para baixo, até o Rio Grande do Sul, incluindo o Estado do Mato Grosso do sul, existe a subespécie pelzelni, conhecida pelos nomes populares de canario-da-terra do Sul, canario-do-Oeste, canario-do-Mato Grosso, canario-da-horta, canario-da-terra cinzento, canario do campo, e outros nomes regionais. Ele tem coloração cinza-amarelada, nÃo tÃo intensa como a primeira subespécie aqui citada.
    GENERALIDADES: As duas subspécies, segundo consta de dados oficiais (extra­dos de relações de aves registradas em associações e clubes ornitologicos, bem como no IBAMA), o de canario-da-terra é a ave canora que possui, em nosso Pai­s, o maior numero de exemplares cadastrados e mantidos em cativeiro. O canario-da-terra (CT) são muito conhecido e estimado pela maioria dos passarinheiros de quase todo o Brasil. A sua popularidade advem nÃo só pelo seu canto, sua agilidade, elegancia, fogosidade, i­ndole belicosa, vivacidade, boa saude, mas tambem por outros predicados, como, por exemplo, a facilidade de criação em gaiolas-criadeiras.
    CRIAR PARA NÃO EXTINGUIR: Nestes ultimos dez anos, houve enorme incremento de sua criação em domesticidade, com muito sucesso, ja que ornitofilos conscientes verificaram que, este passaro tão espetacular, ja estava extinto em varias localidades, onde, outrora, era abundante e encontradisso em bandos numerosos. Assim, o lema que adotei ha varios anos atras é criar para não extinguir. Devemos, pois, cria-lo em nossas casas para que as geraçoes futuras tenham ainda o privilegio de te-lo como animal de estimação, usufruindo suas cantorias, tÃo apreciadas.
    AQUISIÇÃO DOS REPRODUTORES: A compra das matrizes para iniciar uma criaçao domestica deve ser vetoriada na qualidade do plantel e não na quantidade dos exemplares, visando sempre a estirpe dos reprodutores. Não ha necessidade de um numero elevado de casais. Se o objetivo for criação voltada para uma futura comercialização e passaros para participação em torneios e exposições, o ornitófilo deve dar preferencia a aves cuja origem genética seja de boa procedencia, adquiridas de criadores credenciados e de presti­gio, com aves registradas no IBAMA. A compra ha que ser feita mediante Certificado de Transação de Passerifiormes é“ CTP, ou nota fiscal, se o passaro vier de um aviário/criadouro comercial. De outro lado, o futuro criador deve se filiar a um Clube ou Associaçao Ornitologica e cadastrar seus passaros no IBAMA.
    CRIAção DOMéSTICA: O canario-da-terra. pode ser criado facilmente em pequenos viveiros gaiolões ou gaiolas-criadeiras. Mas para facilidade de manejo, a melhor maneira é a criaçao em gaiolas, que podem ser totalmente aramadas (arame galvanizado), como de armação de madeira e fios de arame. Eu comecei criando em gaiolas de armação de madeira e fios de arames liso, com 1,00 m.(comprimento) X 0,50 cm.(altura) e 0,50 cm.(largura). Depois, passei para outras com 0,80X0.45X0,30 cm e, mais recentemente, as totalmente construi­das de arame, com 0,60X0,40X0,30, que me parecem ser as mais higiénicas e ergonomicas, inclusive aquelas providas de grades no piso, separando o assoalho, para que as aves nÃo tenham contato com as fezes e grade central removivel. O tamanho ideal de uma gaiola, para acomodar individualmente um canario-da-terra adulto, pode ter: 0,50 cm. (comprimento), 0,20 de largura e 0,50 de altura. Poleiros lisos e roliços, todos do mesmo diÃmetro, que vÃm juntos com as gaiolas, devem ser trocados por outros, de galhos ou ramos de Ãrvores, de diferentes diÃmetros, por exemplo, um fino, um médio e outro grosso. Eles sÃo mais naturais, como acontece na vida silvestre. Poleiros lisos, industrializados, iguais em espessura, acabam acarretando crescimento exagerado das unhas, deformaçoes nos nervos, musculos e articulaçoes dos dedos e pais dos passaros. Alem disso, o CT gosta de dormir em mini-poleiros, denominados de maritacas ou de dorminhocos, por isso tão interessante instala-los na parte superior das gaiolas.
    CAIXAS-NINHOS: Como o canario-da-terra utiliza, na natureza, como local de nidificação, buracos, ocos ou cavidades, é importante colocar, nas gaiola-de-criação, caixas-ninho de madeira, com tamanho variando entre 0,25/0,20 cm. (comprimento), 0,12/0,10 (altura) e 0,14/0,12 cm. (largura), medidas interiores. A caixa-ninho deve ter um buraco de entrada, uma tampa móvel para observação na parte superior, uma grade protetora (para evitar fugas) e duas dependencias internas, tipo assesala/quartos, isto e, dois compartimentos interligados e separados por um pequeno tabique de madeira, colado no piso da caixa. Na parte reservada ao quarto (parte do fundo) não o local onde a tijela do ninho sera construí­da.
    MATERIAL PARA NINHO: o ninho poderão ser composto dos seguintes materiais: fios de saco de aniagem (juta ou estopa) com 8/10 cm. de comprimento, fios de crina e/ou rabo de cavalo, raí­zes de capim amargoso, erva cidreira, etc, radu­culas, talos e folhas secas de grami­neas ou capim, fibras de sisal, fiapos e tiras finas e macias que revestem troncos de coqueiro, palha de milho, gavinhas e gravetinhos bem finos e flexíveis, lascas de folhas secas de bananeira, lã desfiada entre outros materiais. Estes materiais devem ser fornecidos em quantidade suficiente para que a tijela do ninho possa ser construído dentro das caixas-ninho.
    As gaiolas não devem ser posicionadas uma em frente das outras, mas uma ao lado da outra, com vedaçao entre elas, para que os reprodutores de uma gaiola não possam ver os seus vizinhos. Se os casais tiverem acesso visual ocorrem brigas e a criação se inviabiliza.
    CRIAÇÃo DOMeSTICA: Para a criação em nossas casas, precisamos escolher um local adequado. A dependência onde as gaiolas criadeiras irÃo ficar deve, preferencialmente, ser um local que tenha claridade, onde alguns raios de sol possam entrar na parte da manhÃ. Todavia, isto não é fundamental. O local, porem, deve ser arejado, com boa ventilação, mas livre de correntes de ar e vento encanado. NÃo pode ser abafado, muito quente, umido ou frio em demasia. Em geral, o peri­odo de criatorio, no Estado de SÃo Paulo, inicia-se nos meses de setembro/outubro, terminando em março/abril, podendo prolongar-se até maio, dependendo das condições climaticas, da muda de penas e do comportamento dos reprodutores.
    Um canario-da-terra (CT), desde que bem tratado, pode viver em cativeiro por cerca de 12 anos ou um pouco mais. Na natureza eles tem vida mais curta, talvez em torno de 5/6 anos, em função de maior desgaste de energia na procura, obtenção e disputa por alimento, ataque de predadores, competição para acasalamento, brigas entre indivi­duos da mesma especie e/ou com aves de outros generos, doenças sem tratamento, inclemencia das condiçoes atmosféricas, causa, intoxicaçoes por agrotoxicos, alimentaçao deficiente e outros.
    A chave no sucesso da criaçao doméstica baseia-se na higiene e na profilaxia de enfermidades, parasitas e/ou microrganismos nocivos. Por isso a limpeza deve ser realizada com regularidade, com faxinas rotineiras de todos os componentes do criadouro para eliminaÇAO de focos de matÉria organica, bactérias, germes e insetos. Toda sujeira precisa ser eliminada, combatendo-se, tambem, piolhos, ratos, formigas, baratas e lagartixas, que podem invadir os ninhos e gaiolas.
    ALIMENTAÇAO: Sementes: Como alimento bAsico pode-se ministrar uma mistura de sementes – alpiste (60%) e o restante da mistura composta por grÃos de painsos, tambem conhecido por milho-alvo (amarelo, verde, preto e vermelho, branco), milheto, niger, aveia, senha e painço portugues. O CT nÃo aprecia muito as sementes de linhaca, nabao e colza. Nesta mistura de sementes acrescentamos uma emulsão de oleo de fi­gado de bacalhau, na proporsão de uma colher de sopa para cada quilo de grÃos. A emulsão é derramada por cima das sementes. Após isso, revolve-se, com as mÃos, as sementes para que este suplemento vitami­nico se incorpore aos grÃos. Pode-se, ainda, fornecer, supletivamente: fubá-grosso, quirerinha bem fina de milho (milharina ou semola de milho), grÃos quebrados de arroz integral descascado e de trigo. Farinhada: Deve-se entender como fazer farinhada a mistura de varios tipos de farinhas (aveia, soja. milho, trigo, arroz, rosca, etc), acrescidas de suplementos de protei­nas, aminoacidos, ovo em pão liofilizado, vitaminas, sais minerais e outros componentes. As farinhadas são fundamentais para a criaçao. Muitos criadores preferem, eles proprios, a fabricarão seus concentrados, com formulas caseiras. Mas, o mais pratico, Ão adquirir estas farinhadas ja prontas para uso, com formulas balanceadas e padrão internacional de qualidade. Existem diversas marcas, tanto importadas, como nacionais. A farinhada deve ser fornecida em pequena quantidade (para evitar fermentação), em potinhos de louça, ceramica esmaltada, vidro ou plástico. Legumes: pepino, jiló, maxixe, berinjela, e polpa cozida de batata doce. As verduras mais apreciadas são: almeirão, escarola (chicória), catalonia, couve, rúcula, espinafre, agrião, mostarda, acelga, folhas de beterraba, cenoura, caruru (bredo). Frutas: banana, maçã, laranja, goiaba, amora, araça, pera, melão (parte branca perto da casca), figo e mamão (não muito maduro).
    Para finalizar ao mencionado, abaixo, os varios prazos na criação do canário-da-terra em cativeiro: construção do ninho de 5/6 dias, dependendo do fornecimento de material. Quando existe fartura de materiais, os ninhos podem ser construi­dos pelas aves em 2/3 dias; Ovipostura 1/6 ovos, média 4 ovos; Lapso de tempo entre uma postura e outra (quando ocorre choco e nascimento dos filhotes: 35/40 dias; Choco-incubação: 12/13 dias; Anilhamento: 8/10 dias; Empenação dos filhotes: 12/15 dias; Saída do ninho: 13/16 dias (maximo 18 dias); Filhote comendo sozinho: 27/30 dias (mi­nimo 22 dias até maximo 38 dias) ; Separação  dos filhotes : média 30/35 dias até 40 dias; Penas completamente crescidas: 50/70 dias (primeira muda) ; Muda de adulto: 12 a 15 meses; Muda de ninho: 4 a 6 meses; Canto: currucheio ou iní­cio do chulrriar: 75 dias em diante após o nascimento.



    AGOSTO DE 1993


    Atualmente o autor é o 1º Diretor de Criação de Canário-da-Terra da COBRAP
    Escrito por Paulo Rui de Camargo, em 14/1/2004



    la  cria en cautiverio del canario de terra - Página 2 Hlprb
    Huenio Barreto
    Huenio Barreto
    Pasarinheiro Expert
    Pasarinheiro Expert
    Mensagens : 4203
    Pontos : 4808
    Reputação : 233
    Data de inscrição : 26/01/2013
    Idade : 23
    Localização : Bahia

    la  cria en cautiverio del canario de terra - Página 2 Empty Re: la cria en cautiverio del canario de terra

    Qua 7 Ago - 21:51


    [i]Huenio santos[/i]









    Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪
    Elkin Meza
    Elkin Meza
    Passarinheiro Recente
    Passarinheiro Recente
    Mensagens : 7
    Pontos : 11
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 28/07/2013
    Idade : 39
    Localização : Bogota colombia

    la  cria en cautiverio del canario de terra - Página 2 Empty Re: la cria en cautiverio del canario de terra

    Qui 8 Ago - 14:46
    :aplausos: Buenos días para todos, les doy las gracias  a cada uno por sus comentarios y sugerencias y sobre todo por compartir parte de su sabiduría al respecto del tema; esto me anima mucho mas a lograr el objetivo propuesto se que con su valiosa ayuda sera posible lograrlo estaré presto a cada una de sus sugerencias que son muy valiosas para mi.Saludos y que Dios me los bendiga.
    Huenio Barreto
    Huenio Barreto
    Pasarinheiro Expert
    Pasarinheiro Expert
    Mensagens : 4203
    Pontos : 4808
    Reputação : 233
    Data de inscrição : 26/01/2013
    Idade : 23
    Localização : Bahia

    la  cria en cautiverio del canario de terra - Página 2 Empty Re: la cria en cautiverio del canario de terra

    Qui 8 Ago - 15:45
    gracias amigo


    [i]Huenio santos[/i]









    Saudades do tempo dos velhos momentos... ♫♫♪
    Elkin Meza
    Elkin Meza
    Passarinheiro Recente
    Passarinheiro Recente
    Mensagens : 7
    Pontos : 11
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 28/07/2013
    Idade : 39
    Localização : Bogota colombia

    la  cria en cautiverio del canario de terra - Página 2 Empty Re: la cria en cautiverio del canario de terra

    Seg 19 Ago - 17:47
    Hola a todos compañeros  conseguí un par de canarios de terrea los cuales son todavía unos pichones me los enviaron de cucuta (Colombia ) cerca a la frontera con Venezuela en Colombia los canarios cantan diferente de acuerdo a su región algunos son de tamaño grande otros de tamaño mucho mas pequeños ., el caso es que estoy necesitando un CD de canto para enseñar a estos pichones con un excelente audio , tengo un canario adulto pero su canto no es lo suficiente mente bueno ,Quiero crear un patrón con estos ejemplares los cuales tienen la reputación de ser muy buenos pero me han comentado que en brasil hay muchos audios excelentes para este fin .¿pregunto alguien podría ayudarme con una grabación de canario de terra ? se lo agradecería de todo corazón .saludos que dios los bendiga.
    Ir para o topo
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos