ANUNCIOS

ANUNCIO
Doenças e MedicamentosBeija Flores
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SITES PARA CRIADOR
CANTOS PARA APRENDIZADO

CRIE SEU SITE CRIADOR
SEXAGEM DE PÁSSAROS

CONSULTE OUTRAS ESPECIES.

Arara CanindéAzulãoTucanoReprodução Trinca Ferro CalopsitasCanário Gloster
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Página 6 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Mensagem por Eduardo Machado em Seg 20 Maio - 16:39

Relembrando a primeira mensagem :

Boa tarde !

Vamos criar uma discussão que faz parte da vida de todo CRIADOR ´´ Genética ``

Até onde ela influencia ou influencia em tudo, como realmente escolher suas matrizes para conseguir filhotes campeões ? Manejo e qual a diferença que pode fazer para o alado ?

Vamos lá pessoal !!!

Abraços
dabce estudar cafe posi1 Wink

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Pontos : 18782
Reputação : 1224

https://www.criadoresdepassaros.com

Re: Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Mensagem por ENIVALDO em Qua 29 Maio - 13:11

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Tema bom de mais...rs
Teremos muitas opiniões parecidas , mais duvido que alguém concorde 100% com outro comentário.
fazendo um mix, das opiniões a cima descordei de muitos e concordei com alguns...
Para quem reproduz, genética é o ponto de partida de qualquer gala, acho eu que ninguém é maluco de copular um femea sem que tenha bons resultados anteriores....
Genética existe e ponto, falar que é marketing englobando um todo acho um tanto conflituoso.
Meus filhotes , filhos de pássaros com reconhecimento de fibra e canto, com médias de puxar troféu, são vendidos com um preço diferentes dos demais, confirmado por genotipagem .
O pq do preço é pura e simplesmente pelo investimento que fiz para telos comigo , reproduzindo para meu criatório, pq é hipocrisia dizer que criamos só pq amamos as aves....
Lógico que isso é 99% da criação sem amor e carinho não chegaria a lugar nenhum, mais não existe criatórios que reproduzam para tomar prejuízo, pq ninguém nasceu milionário , nas nossas rodas brasil a fora.
Por isso são vendidos separadamente, mais na minha opinião para falar que é filho disso ou daquilo tem que genotipar cada filhote.
Nos estudos que vem de alguns anos, meu e de meus antecessores(Pai e Avo), tivemos certeza que vale apostar em genética.
Os questionamentos em torno, de filhos de campeão, ainda serem poucos que se consagram, vai pelo fato do manejo, errado, cada ave é uma ave.
Numa genética é importante observar que uma raça sobre sai, sobre outra, não é pq o pai é campeão, que o filho será igual a ele, pq genética dele pode sobresair diferente(antecessores).
Realmente existe uma dificuldade maior em trincas, diria que está a 5, 6 anos dos curiós, até pela dificuldade em criar los, a 10 anos quando já se criava curió em bandos, poucos trincas sobrevivia, na criação doméstica.
Desculpe pelo extensão do comentário, tinha assunto para dias aki...rs

Thiago

Separei essa pasagem
"Por isso são vendidos separadamente, mais na minha opinião para falar
que é filho disso ou daquilo tem que genotipar cada filhote.
Nos estudos que vem de alguns anos, meu e de meus antecessores(Pai e Avo), tivemos certeza que vale apostar em genética.
Os
questionamentos em torno, de filhos de campeão, ainda serem poucos que
se consagram, vai pelo fato do manejo, errado, cada ave é uma ave.
Numa
genética é importante observar que uma raça sobre sai, sobre outra, não
é pq o pai é campeão, que o filho será igual a ele, pq genética dele
pode sobresair diferente(antecessores)."

Todos os filhotes sairam igual aos pais?

Não, pois tudo vai depender tanto da fêmea com o macho, não adianta você ter um macho filho de um campeão, e cruzar com qualquer fêmea, pois a carga genetica tem que ser de ambos, os filhotes podem puxar mais a fêmea do que o macho.
Os filhotes filhos de campeão serão iguais aos pais?

Provavelmente não, o trabalho de genetica vem para apurar e melhorar o que o pássaro tem de melhor, por isso que as medias de cantos em trincas e coleiros vem aumentando ano após ano.

Sempre antes de adquirir um pássaro filho desse ou daquele, exigem a genotipagem, tem muitos criadores que já oferecem, uns ainda amadores, mas já vejo alguns comerciais neste rumo..

Genetica é o caminho para o futuro..

Boa sorte

Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 

ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra

Pontos : 7652
Reputação : 556

Re: Vamos discutir um pouco sobre -Genética - Até onde ela realmente influencia !

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Qui 30 Maio - 19:02

É isso ai, é por esse lado.
As vezes irmãos do mesmo pai e mesma mãe, são diferentes em tudo, oq dirá sem carga de um dos lados, as vezes saem abelhas brancas, mais é raríssimo.

Genética vem se aperfeiçoando,e nós passarinheiros vamos pegando carona nos estudos dos cientistas , para entender melhor os genes e como faze los aflorar da menira que queremos, sempre vai estar em evolução, será um estudo de anos, para atingirmos o resultado esperado....e quando atingirmos esse resultado, vamos buscar outros melhores....
Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2495
Reputação : 114

Mensagem por ENIVALDO em Sex 31 Maio - 13:29

Thiago

É isso a busca pela melhoria genética é continua, pois nos queremos o melhor sempre, a busca nem sempre é facil, exige muita dedicação e perceverança do criador, o resultado vem a longo prazo.

Nilo..

Como se deve trabalhar a genética ?

Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 

ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra

Pontos : 7652
Reputação : 556

Mensagem por Thiago Pereira Iza em Sex 31 Maio - 13:43

Qualquer pessoa que começa a mexer com genética, fica meu louco e começa a brincar de ser cientista, é gostoso ver os resultados após.
Já fiz tantas experiências com curiós, umas boas e outras nem tanto, mas é muito prazeroso.
Eu gostava muito dos híbridos, mas infelizmente estamos proibidos ....
Thiago Pereira Iza
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2495
Reputação : 114

Mensagem por Nilo em Sex 31 Maio - 15:25

Enivaldo,

Eu acredito muito nos trabalhos baseados na consanguinidade para a formação e definição do genótipo que será a característica, a marca, do criatório. Considerando que muitas raças de animais foram totalmente desenvolvidas com a utilização desta técnica.

Também creio, como voce e o Thiago, que esse é um trabalho que não termina nunca, pois estamos sempre em busca de resultados melhores.

Nesse sentido, antevejo que num futuro não muito distante, com o acelerado avanço da biotecnologia na área das técnicas de Engenharia Genética, mapeamento genético, clonagem e outras, teremos aves com as características que desejamos de resistência nas rodas, facilidade de aprendizado de canto (curto ou longo), dominância, resistência a doenças, com muito mais rapidez e eficiência do que temos hoje.

Já sobre como acho que devemos trabalhar a genética atualmente, com os recursos que dispomos, vou me permitir postar, logo abaixo, um artigo do Dr. Gilson Ferreira Barbosa, de Itabuna - BA, que alguns talvez ainda não tenham lido, onde ele discorre sobre a consangüinidade de forma bastante didática.

É só fazer uma rápida edição e já estarei postando.

Abraços.
Nilo
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Pontos : 2485
Reputação : 181

https://www.criadoresdepassaros.com/forum

Página 6 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: