O manejo correto
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Edson Redivo
Edson Redivo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 122
Pontos : 182
Reputação : 6
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 58
Localização : Orleans - SC

O manejo correto Empty O manejo correto

Ter 16 Abr - 16:43
Depois de trocar algumas MP's com o Agenor e o Rodrigo, parti para algumas considerações sobre o manejo.
Além das dicas, é fundamental uma boa observação do pássaro e as alterações que mudanças de manejo produzem neles.
Constatação 1 -
O meu curió está finalizando a muda, e, agora no final, resolveu arrancar penas das costas, fazia uma espécie de fiapo com a pena (mascava) e acabava por arrancar.
Achei estranho, pois só no final da muda inventar uma moda dessas é ruim.
Seguindo sugestões, botei uns pinduricalhos na gaiola pra ele se distrair, não deu certo, passei então para o tal barbante deixado de molho em água e sal, parece que começou a brincar com o barbante, passei tb a além colocar gotas de vinagre na água do banho, usar iodo Providine, como sugerido em outro post, meio a meio não funcionou, acho que o pássaro estranhou o cheiro da água, passei a pingar 01 gota de Iodo e 05 de vinagre, ele aceitou.
Deixava a gaiola encapada e no semi-escuro, passei a abrir as persianas das janelas para entrar mais claridade, baixei o volume do FM e aumentei um pouco o do CD de canto, além de fornecer banho de água + iodo + vinagre e sol todos os dias.
Tb abri a janelinha da capa, antes ficava fechada o tempo inteiro.
O pássaro parou de se debicar, não está mais tirando penas das costas, isso já faz uns 4 dias que não acho nada no fundo da gaiola, antes eram pelo menos 5 penas por dia durante quase uma semana.
Tem que ter tempo e paciência, perseverança e observação.
Tenho um vizinho um pouco distante aqui de casa que bota o curió dele para cantar na rua todo dia, mas para prevenir, qdo o dele está na rua, estou deixando o meu pássaro na parte mais isolada da casa e sempre com o FM ligado, talvez o fato de ele ter posto o pássaro dele para cantar fora de casa tenha estressado o meu, como disse as mudanças de manejo foram muitas e deu certo, não sei exatamente qual delas ou se o conjunto foi o que ajudou no meu caso.
Assim que completar o rabo vai para a voadeira, encapada tb, vai esquentar da maneira certa e vai cantar qdo ele estiver pronto.
Constatação 2 -
O curió desse mesmo vizinho foi pássaro de estaca a 4 anos atrás, sempre bem colocado, depois o dono relaxou um pouco e ele acabou comprando, passou a ter pequenas falhas no canto.
Esse ano, feita a muda na mão do meu vizinho, que mal e mal ele acabou de mudar já começou a colocar todos os dias na rua, quase a manhã inteira, forçando o pássaro a contar, sem deixar esquentar ao seu tempo e cantar qdo realmente fosse a época, pode ter provocado algumas falhas graves no canto.
Tenho notado que o pássaro, (está cantando faz uns 15 dias), está cortando canto, coisa que não fazia, passava uns 12 samaritás, está passando 1/3 disso, acabando o 1o. módulo do canto está rasgando e engolindo muito mais notas e dando uns "póins " no meio do canto.
Ou seja, com o manejo errado, uma pássaro, mesmo que com 06 ou 07 anos pode regredir e muito.
Não respeitar o tempo de cada pássaro ou provocar para que ele cante antes de estar pronto, pode despertar no pássaro alguns vícios que acredito, agora sejam muito difíceis de reverter.
De novo, tem que ter tempo e paciência, perseverança e observação.
Inté.
HUGO WATSON
HUGO WATSON
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 3589
Pontos : 4238
Reputação : 375
Data de inscrição : 26/12/2012
Idade : 36
Localização : Rio De Janeiro

O manejo correto Empty Re: O manejo correto

Ter 16 Abr - 17:32
correto amigo , as aves precisam de descanso pois pode nao parecer mais elas ficam muito debilitadas ,por isso tem as epocas certas para tudo , se nao respeitar a ave concerteza a ae fica prejudicada ..............


NÃO COMPREM AVES ILEGAIS , VC ESTARA CONTRIBUINDO PARA O TRÁFICO DE ANIMAIS !!!! :voar: :voar:
Bruno deep
Bruno deep
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 18
Pontos : 26
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/08/2012
Localização : são paulo

O manejo correto Empty Re: O manejo correto

Sáb 20 Abr - 12:29
Também concordo. Temos que saber respeitar o momento do pássaro. Tudo a seu tempo. Nós mesmos, às vezes, não estamos mais pra baixo alguns dias? Os animais não são diferentes nesse ponto.

Outra coisa que não faço é sair dando um monte de polivitamínicos e vermífugo para os pássaros mesmo no período de muda. Por que? Primeiro que vermífugo é só para quem ta com vermes; segundo que uma boa alimentação (mistura de sementes, alcon, por exemplo, grit mineral, água fresca, banho de sol e de água, milho e chicória ou tiririca) já possui as vitaminas necessárias até mesmo para o período da muda. Bem, esse é o meu procedimento há anos com pássaros que não estão em reprodução e nunca tive problemas nenhum.

abraço.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos