diamante gold - Página 4
ANUNCIOS
Publicidade

Publicidade

free counters
Guias para criação
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Compartilhe
Ir em baixo
RONZONI
RONZONI
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2138
Pontos : 2402
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 45
Localização : sertãozinho sp

diamante gold - Página 4 Empty diamante gold

em Sab 26 Jan - 8:51
Relembrando a primeira mensagem :

[color=red] Diamante Gold [size=18]


O Diamante Gold, criado há mais de 100 anos em cativeiro, ambientou-se à criação doméstica a ponto de não estranhar a aproximação das pessoas e permanecer calmo em situações como quando se coloca comida na gaiola, sem demonstrar medo. Isto é extraordinário se considerarmos que na natureza não desce ao solo para beber se não pressentir absoluta segurança, podendo voar até 3 horas à procura de um poço seguro. A confiança adquirida não significa, porém, que o local onde fique não deva ter algum resguardo, para que ele viva e procrie bem. É bastante comum que viva mais de 10 anos, quando tratado adequadamente.

Recomenda-se antes de um envolvimento com o Gold alguma experiência com espécies mais rústicas como Canário de Cor, Periquito Australiano e Manon. Isto porque o Gold é um pouco mais delicado, mas não a ponto de causar problemas.

Quanto à procriação, na maioria dos casos (há exceções) a espécie não dá atenção aos filhotes, exigindo o uso de uma ama-seca, como o Manon, para chocar os ovos e cuidar dos pequenos até a sua independência.

Pode conviver com outras aves, como o Starfinsh, Mandarim, Manon e Bico-de-prata principalmente em viveiros ou voadeiras que são mais espaçosos. Deve-se evitar superpopulação e espécies agressivas.

O interesse pela sua criação cresceu com o aparecimento, sobretudo nos últimos 10 anos, de mutuações com novas cores e marcações.

Tamanho: cerca de 12 cm.

cores originais

Cabeça: vermelha, preta ou laranja.
Peito: violeta.
Barriga: Amarelo-ouro.
Manto: verde luminoso
mutação
Cabeça: amarela ou cinza.
Peito: branco, rosa ou azul.
Barriga: creme.
Manto: amarelo, cinza claro, azul, etc.

instalação

Que permitam banho de sol e em local com algum resguardo.

gaiola

Para 1 casal, ao menos 60 cm de comprimento x 30 cm de profundidade x 35 cm de altura.

viveiro

De alvenaria, com apenas a frente de tela, voltada para o Norte, com 3 m de comprimento x 1 m de largura x 2,10 de altura, piso de lage com 15 cm de espessura e tela de ½ polegada com fio 18.Acessórios: em gaiolas, 2 poleiros de 10mm de diâmetro, bem afastados e longe das laterais, para evitar danos às penas da cauda. Galhos de árvores são também uma boa opção, mais usados em viveiros. Ponha uma banheira para banho diário, que ajuda a manter a plumagem em boas condições. Deixe sempre à disposição um osso de siba para fornecimento de cálcio e areia mineralizada para ajudar na digestão.

alimentação

Mistura das seguintes sementes: 25% de alpiste e 75% de painço e milheto, diariamente. Em dias alternados, verduras. Duas vezes por semana e na época de procriação, mistura de 20% de Farinha Láctea, 60% de Neston, 20% de farinha de rosca; acrescentar ovo cozido esfarelado. Para cada kg desta mistura acrescentar 4 colheres (sopa) de um suplemento nutricional como o ASA F1 e 3 de fosfato bicálcico. Na natureza alimenta-se de gramíneas, sementes, brotos de verduras, insetos adultos e em estado de larva e eventualmente de frutas e até polén.

dimorfismo sexual

O macho tem cores mais vivas principalmente no peito, a cauda central mais comprida. Faz o corte movimentando-se no poleiro, expondo as plumas e cantando. No período de acasalamento é comum o bico do macho tornar-se mais claro e o da fêmea mais escuro.

cruazamento

É totalmente desaconselhável cruzar ave recessiva com recessiva (cabeça laranja ou peito branco ou manto azul), pois diminui o tamanho dos filhotes, que ficam mais sucetíveis a doenças e podem nascer com problemas genéticos. Cruze o recessivo com um dominante que seja filho de recessivo.

reprodução

A partir de 10 meses a fêmea bota de 5 a 8 ovos que eclodem após 15 a 17 dias. Se não botar pode ser por mudança freqüente da gaiola de lugar; pela fêmea ser jovem ou velha demais, por falta de interesse do macho (vê-se quando não corteja a fêmea). Para tentar interessá-lo, separe-o da fêmea por 1 mês. Quando os filhotes ficam independentes, aos 45 a 50 dias, separe-os dos pais ou da ama para iniciar nova postura. Após 3 posturas dar descanso de 1 mês ao casal, totalizando 6 posturas por ano quando a mãe não choca (usa de ama). Quando a fêmea também choca, fazer só 3 posturas seguidas, por ano. Usar ninho de madeira de 20 (compr.)x14x14cm, com divisória de 4,5cm de altura, formando 1 ambiente para os ovos (13x14) e outro (7x14) para os primeiros passos dos filhotes. Neste último fica a porta, redonda, na parte superior. A tampa deve ter 3 furos em cada extremidade, para melhor circulação do ar. Como forração forneça grama japonesa ou raízes de capim. Sensível às inspeções no ninho: fazê-las ao entardecer.

dicas para os filhotes

Em geral pais criados exclusivamente por seus pais e não por amas-secas, são mais zelosos. Se os acostumarmos ao uso de ama-seca, dificilmente criarão sem a ajuda dela no futuro.


CRIADOR DE CANARIOS DE COR :
AMARELOS :INTENSO, MARFIM,NEVADO
AMARELOS MOSAICOS
VERMELHOS MOSAICOS
VERMELHO : INTENSO,MARFIM,NEVADO
VERDE:INTENSO,NEVADO,MARFIM,MOSAICO
ISABEIS VERMELHO MOSAICO
GLOSTER
TOPETE ALEMÃO
YORK

Daniel B
Daniel B
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2012
Localização : Taubaté-SP

diamante gold - Página 4 Empty Re: diamante gold

em Seg 25 Mar - 14:35
Caro Ronzoni,

Parabéns pelo tópico! excelente nível de informação, numa linguagem muito direta e acessível!

Estou finalizando a construção de 1 viveiro de alvenaria, com 0,85m x 1,0m e altura de 1,8m cada. Minha intenção é criar os Diamantes, mantendo também Manons para "ama-seca" no mesmo viveiro. Minha ideia inicial seria manter 2 casais de cada espécie. Qual é a sua opinião? Que tipo de ninho é o mais recomendado (caixinha, do tipo para periquito) ou do tipo aberto (canário do reino)?
RONZONI
RONZONI
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 2138
Pontos : 2402
Reputação : 168
Data de inscrição : 15/09/2012
Idade : 45
Localização : sertãozinho sp

diamante gold - Página 4 Empty Re: diamante gold

em Qui 28 Mar - 19:11
caixinha tipo para canario da terra,mas fica ai uma dica é melhor colocar os manos no viveiro e deixar os diamantes na gaiola assim quando os diamantes botar vc leva os ovos para os manons


CRIADOR DE CANARIOS DE COR :
AMARELOS :INTENSO, MARFIM,NEVADO
AMARELOS MOSAICOS
VERMELHOS MOSAICOS
VERMELHO : INTENSO,MARFIM,NEVADO
VERDE:INTENSO,NEVADO,MARFIM,MOSAICO
ISABEIS VERMELHO MOSAICO
GLOSTER
TOPETE ALEMÃO
YORK
rafael timoneiros
rafael timoneiros
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/04/2013
Localização : conselheiro lafaiete

diamante gold - Página 4 Empty Re: diamante gold

em Ter 2 Abr - 10:19
Vou começar agora a criar Diamante gould acho muito bonito essas aves e estou aprendendo muito com esses tópicos
Vagner Borges
Vagner Borges
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 4
Pontos : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/02/2013
Localização : Belo Horizonte

diamante gold - Página 4 Empty Re: diamante gold

em Dom 14 Abr - 20:57
Boa noite meus amigos, aqui neste forum tem algum amigo que cria Diamantes Gould, aqui em Belo Horizonte ??? um forte abraço para os amigos e fica com Deus !!! Vagner...
apaduabr
apaduabr
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 5
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/12/2012
Localização : rio de janeiro

diamante gold - Página 4 Empty dúvidas sobre filhotes

em Seg 1 Jul - 9:55
Preciso de algumas dicas. Tenho um casal de diamantes gold há cerca de um ano. A fêmea já botou diversos ovos. Até agora, sempre punha para fora do ninho ou, acho, bicava e comia. Faz 14 dias que de manhã cedo vi no chão da gaiola um filhote e não soube muito o que fazer. Pesquisei na internet e um criador dizia que, nesses casos, recolocando o filhote no ninho pode dar certo. Minha gaiola tem uma caixa de madeira, onde os diamantes fizeram o ninho, que abre o tampo superior e permite ver o interior. Então, abri o tampo para recolocar o filhote e vi que tinha outro lá. Cerca de dois dias depois, um morreu, provavelmente o que recoloquei no ninho. O filhote que ficou cresceu e hoje está com 14 dias. Tenho algumas dúvidas:

1 – o filhote, que segundo pesquisei na internet, deve estar adulto aos 40/45 dias, vai descer do ninho sozinho (que se encontra na parte superior da gaiola);

2 – o ninho, feito pelo macho, com raízes compradas numa pet shop, que estava sempre limpo, agora esta cheio de cocô. Deve ser do filhote, que ainda não saiu de lá. Faço alguma coisa ou deixo como está?;

3 – Quando tudo isso se resolver (o filhote crescer e sair do ninho), preciso remover as raízes que fazem o ninho, que se encontra cheias de cocô, e colocar novas raízes na gaiola para o macho preparar de novo o ninho?

Obrigado pela ajuda.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum