Criação de Canarios
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
VALERIO
VALERIO
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 459
Pontos : 497
Reputação : 12
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 45
Localização : Hortolândia - SP

Criação de Canarios Empty Criação de Canarios

Ter 7 Dez - 17:32
Criação de Canários

para principiantes




Muitas pessoas, ao visitarem nossas exposições, se entusiasmam com a beleza, o colo­rido e o cantar mavioso dos canários, sentindo, desde logo, um desejo muito grande de se transformarem em autênticos canarícultores Entretanto, uns talvez pelo acanhamento de colher informações seguras sobre tal arte não se dispõe a levar avante esse desejo, outros, mais decididos, adquirem desordenadamente as aves para a formação dos casais, sem a mínima noção do que estão fazendo O resultado, na grande maioria das vezes é desastroso e o novo criador, diante do insucesso, acaba desistindo.



Por essa razão recomendamos a todos aqueles que desejarem se iniciar nessa lida, seja como simples passatempo ou, com fins lucrativos para o futuro, que ingressem em uma Sociedade de Canaricultores e procure entre os criadores mais experimentados, obter deles todas as informações para conduzir racionalmente um criadouro.



Para que o novo canaricultor tenha consciência do que esta fazendo e não insida nos mesmos erros cometidos pela grande maioria de primeira viajem que fracassaram, tomamos a liberdade de, sem nenhuma outra intensão senão a de ajudá-los, oferecer-lhes algumas informações que, embora rudimentares, julgamos básicas e indispensáveis a todo o principiante..­



Instalação do Criadouro




O ideal seria ter u, quintal um pequeno quarto, bem areja­do, claro e de preferência com frente voltada para o nascente para que possa ser banhado pelo sol da manhã. Suas janelas e porta devem ser protegi­das por tela, para evitar moscas e pernilongos, inimigo mor­tais do canário. As gaiolas que irão receber os casais devem ser colocadas de maneira a não receber correntes de ar direta e ao mesmo tempo oferecer fácil manuseio O cna­douro deve ter um ambiente sossegado e a higiene, tanto no criadouro como nas gaiolas é fundamental -



Gaiolas Criadeiras




As gaiolas criadeiras devem ser, de preferência, feitas de metal e espaçosas. As gaiolas de madeira são de mais difícil limpeza e as junções da madeira constituem excelente ambiente para focos de praqas e molestias. Urna gaiola 65x28x 30 cm oferece boas condições para criação. Os ninhos, feitos de estopa, devem ter dimensões proporcionais ao canárío que se deseja criar. Pa­ra os canários comuns ele deve ter a forma côncava e não deve ultrapassar aos 10 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade.

Tanto as gaiolas, como os ninhos são facilmente encontrados no mercado.




Escolha dos Pássaros




Este é um assunto que re­quer algum conhecimento. Co­mo seria longo demais para ser comentado em todos os seus detalhes recomendamos ao néo-críador que procure adquirir seus pássaros com o auxílio de um criador mais experimentado, ouvindo sempre a sua opinião a respeito visto que, além de outras inúmeras condições que as aves reprodutoras devem possuir há o fato do acasalamento perfeito, no que tange a sua linha cor e porte Todavia, um fator muito importante é que todo canário, tanto macho como fêmea, deve gozar de perfeita saúde.



Acasalamento dos Pássaros




A época para o acasalamento varia, de acordo com o clima de cada região. Em nosso país, via de regra, vai de ju­lho a dezembro. Entretanto há fêmeas que “aprontam antas desse período, outras demo­ram mais.



Ë muito fácil de reconhecer quando a fêmea está “pronta” para o acasalamento. Ela se mostra irriquieta dentro da gaiola, saltitando de poleiro para poleiro, batend0 as asas, dando a impressão que quer se libertar. Ë costume entre alguns criadores assoprarem na região anal da fêmea para se saber se ela já está em condições de ser acasalada. A fêmea em condições apresenta a sua região ventral bastante dilatada



O macho, por sua vez, deverá estar “fogoso’ e a simples presença de sua futura companheira, torna-o indócil, com as penas da cabeça eriçada e canta estridentemente avançando em sua direção”.



O Choco




Uma vez acasalado a fêmea busca o ninho onde, com seu corpo, procura amoldá-lo e amaciá-lo para ali colocar os seus ovos. E comum entre os canarícultores colocar na gaiola fiapos de estopa para que a fêmea revista o seu ninho. Os fiapos, entretanto, não deverão ter mais do que 4 cm de com­primento, para que possam ser facilmente carregados pala fêmea. não embaracem em seus pés e não ofereçam perigo de serem arrastados quando a ave deixar o ninho Alguns dias após o acasala­ mento, geralmente três dias após estar com o ninho pronto, a fêmea põe o primeiro ovo, que deve ser cuidadosamente retirado, guardado em uma ca­xinha com alpiste e em segurança e, ser colocado no ninho, em seu lugar um ovo index. Nos dias que se sucedem a postura do primeiro ovo a fê­mea continua botando. Uma boa criadeira chega a colocar seis ovos, um por dia. A postura da entre às 6,00 e 7,00 hs.



Quando a fêmea tiver colocado o último ovo, o que é fácil de se saber, por se tratar de um ovo menor e de casca mais azulada que os demais, retira-se ovo index e coloca-se no ninho os demais que estavam guardados na caixinha com alpiste e que foram vira­dos todos os dias para não se­pararem os seus líquidos e tornarem inférteis. Feito isso co­meça o choco, que dura de 13 a 14 dias. Durante estes dias e mesmo nos primeiros dias de vida dos filhotes não é aconselhável tirar a gaiola do lugar.



Os filhotes deverão ser aniIhados depois do 5 ao 7 dia de vida: com 20 dias mais ou menos eles abandonam o ninho e entre os 25 aos 30 dias começam a comer sozinhos, ocasião em que deverão ser separados dos pais.



Alimentação dos Pássaros




Os canários, em qualquer etapa de suas vidas deverão ter sempre a disposição comi­da farta e água fresca e limpa, Como aves essencíalmente graníferas, nunca poderão faltar no comedouro: alpiste, aveia, colza, niger e linhaça. As verduras, principalmente o aimeirão, também são indispensáveis. Estas deverão ser bem lavadas.



Durante o períod0 de alimentação dos filhotes os canários preferem os alimentos macios:

ovo cozido (só a gema) passado na peneira, pão amanheci­do. embebido no leite constituem bons alimentos, principalmente nos primeiros dias de vida das crias ­Uma boa ração como complemento para os canários na época da cria pode ser constituida de: germe de trigo, neston, farinha de rosca, multivitaminico e ovo de soja em proporções adequada. Essa mistura se­rá, posteriormente enriquecida com gema de ovo passada na peneira e bem homogenizada com a farinha.



A Limpeza das Gaiolas




Durante a alimentaçao dos filhotes, por preferirem comida macia, as dejeções dos canários são mais úmidas e mais abundantes. Além do que, esses alimentos se deterioram mais rapidamente, razão pela qual não devem permanecer por mais 12 horas a disposição dos pássaros.

A umidade é altamente prejudicial a criação e além do mais oferece ótimo campo pa­ra a proliferação de pragas (ácaros) O sobrefundo (cama) da gaiola deve ser trocado em dias alternados.



Considerações Finais




Segundo essas orientações superficiais o novo canaricultor já terá dado um grande pas­so para obter sucesso. Mais animado agora, procurará novos conhecimentos para solução de outros problemas que por ventura venha ocorrer, travará maior relacionamento com canaricul­tores mais experientes e seguramente terá maior facilidade para desenvolver e expandir o seu criadouro.
Pedroxbraw
Pedroxbraw
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 51
Pontos : 75
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 30

Criação de Canarios Empty Canaria do Valerio Botou..

Qua 8 Dez - 10:12
Ae amigo Valerio, Queremos noticias Sobre Sua Canaria hem...

Nos informe Tudo kkkkk^^

desde o Primeiro q Nascer....

Abraços...

Pedro..
Gustavo Dias
Gustavo Dias
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 74
Pontos : 130
Reputação : 9
Data de inscrição : 20/01/2011
Idade : 42
Localização : Itatiba-SP
http://gustavodias.weebly.com

Criação de Canarios Empty Re: Criação de Canarios

Sex 21 Jan - 16:44
Valério, bacana seu post, é de sua autoria???

Vc cria que tipos de aves, pois trabalho na cidade onde vc mora e poderemos trocar figurinhas, que espécie e tipo de aves que vc cria???

Abração


Att




[b]Gustavo Dias


Criador de Canário de Canto Clássico Harzer Roller, Raça Espanhola e Exóticos


Meu site:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Orkut: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos