PIMENTA.....?! - Página 3
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Face

PIMENTA.....?!

+10
Douglas Gomes
Davi qs
Rodrigo Pires
Thiago Pereira Iza
Geraldo Dias
jeanvictorbp
GUSTAVO MOREIR
ENIVALDO
Mauricio Oliveira
Pedro Alencar
14 participantes
Ir para baixo
avatar
Pedro Alencar
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 1741
Pontos : 2131
Reputação : 132
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 39
Localização : Bahia

PIMENTA.....?! - Página 3 Empty PIMENTA.....?!

Dom 9 Set - 14:12
Relembrando a primeira mensagem :

Bom, quando se fala de pimenta uma luz de alerta é acionada. Não vejo motivo para tanto espanto.
É comum ouvir dizer que pimenta causa hemorroidas, muda de penas ou muda encruada enfim...são vários malefícios quando se trata de pimenta. Será verdade ? Tentaremos descobrir.
Uma ave fez uma muda e em pouco tempo voltou ao processo, logo vem a pergunta : mostrou a fêmea ? deu pimenta ? o que explicaria o fato de ter refeito a muda com a pimenta ? qual substância desencadeia tal situação ?
Vejo várias dúvidas que tem como resposta a pimenta, mas o caso não é tão simples. Uma ave que fez uma muda carente de vitaminas e neste período recebeu uma alimentação pobre em nutrientes, acreditando estar no manejo correto...ao finalizar a muda esta ave começa a receber alimentos que não faziam parte neste momento, como sementes e alimentos ricos em vitamina A, entendo que o organismo ao perceber tais vitaminas que faltaram no momento de necessidade, refaz a muda tentando fornecer melhor condição de plumagem. Não acredito que uma fêmea cause um repasse e não acredito que a pimenta seja a vilã, mas tenho certeza que a alimentação pobre de nutrientes essenciais cause sérios danos.
Dizer que a pimenta cause peito seco é fora de realidade, nenhuma ave morre por peito seco....peito seco é o extremo, é o que seus olhos podem ver, o motivo que levou a tal quadro só o veterinário pode informar, através de estudo com base nos materiais colhidos.
O peito seco seria como o HIV, onde as defesas do corpo estão fragilizadas e qualquer doença simples podem ter proporções gigantescas .
Dizem que a pimenta " fogueia ", não acredito nessa hipótese e entendo que estas pessoas fazem alusão do "fogueiar" com o ardor característico de certas pimentas .
Mas tenho absoluta certeza que a pimenta melhora e muito o desempenho físico da ave criando a resistência necessária para os de torneio. Tudo de mais são sobras e com a pimenta não seria diferente, eu uso uma vez por semana ( pimenta de bico ) já usei outras mas com medo de algum acidente, optei por uma sem ardor, porém com as mesmas propriedades. Lembrando que o meu TF vive em voador.
Observem como as aves gostam de pimenta, Sabiá, TF, Sanhaço e outros ....e eles não comem um pedacinho e somem, comem tanto a pimenta como suas folhas ( pude ver hoje sabiá e sanhaço comendo pimenta e folha a vontade ).

Minha Conclusão :
Não acredito que pimenta cause repasse ou encrua a muda, muito menos fogueia. Acredito que ela proporcione um bom condicionamento físico por conta da resistência que ela promove .

Att Pedro Alencar


Última edição por Pedro Alencar em Dom 9 Set - 14:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção ortográfica)

Rodrigo Pires
Rodrigo Pires
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 234
Pontos : 272
Reputação : 12
Data de inscrição : 23/03/2013
Idade : 41
Localização : São Bernardo do Campo

PIMENTA.....?! - Página 3 Empty Re: PIMENTA.....?!

Seg 8 Abr - 22:50
Existem casos de prolapso retal por uso excessivo de pimentas (com ardor ex: Dedo de moca)???

O pimentao por exemplo nao poderia substituir em nada a pimenta???

Rodrigo.
Davi qs
Davi qs
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 28
Pontos : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 39
Localização : Viçosa-MG

PIMENTA.....?! - Página 3 Empty Re: PIMENTA.....?!

Seg 8 Abr - 23:23
Belo debate colegas..sou passarinheiro novo e vou dar minha contribuição, mais especificamente sobre algumas características da pimenta e seus benefícios,pois ja estudei a respeito. Quanto a questão da ardência da pimenta podem ficar tranquilos porque os pássaros não sentem essa sensação..isso porque a capsaicina que é a substância presente na pimenta que causa ardor se liga a receptores específicos da saliva dos humanos e outros ainimais que os pássaros não possuem. Dar a pimenta malagueta ou a pimenta de bico é a mesma coisa para o pássaro. Eles gostam de todas!
Davi qs
Davi qs
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 28
Pontos : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/03/2013
Idade : 39
Localização : Viçosa-MG

PIMENTA.....?! - Página 3 Empty Re: PIMENTA.....?!

Seg 8 Abr - 23:36
Outros benefícios da capsaicina(presente nas pimentas de cor)é que ela é antioxidante e energética(portanto aumentam mesmo a resistência do pássaro)como colocou nosso colega Pedro Alencar. É vasodilatadora e por isso deve contribuir para esquentar o pássaro pois aumenta seu apetite sexual. O que não quer dizer que vai deixar o pássaro mais rápido...mas com certeza cantará com mais vigor. A pimenta é riquíssima em vitamina A e C além de minerais e outras vitaminas em menor quantidade. Logo como nosso colega Pedro Alencar sabiamente imaginou "Uma ave que fez uma muda carente de vitaminas e neste período recebeu uma alimentação pobre em nutrientes, acreditando estar no manejo correto...ao finalizar a muda esta ave começa a receber alimentos que não faziam parte neste momento, como sementes e alimentos ricos em vitamina A, entendo que o organismo ao perceber tais vitaminas que faltaram no momento de necessidade, refaz a muda tentando fornecer melhor condição de plumagem."Belo raciocínio cara e eu acho que é isso mesmo! Sendo assim a pimenta seria uma ótima fonte de vitamina A,C e minerais que os pássaros precisam muito na muda. Então só pássaros carentes dessas vitaminas...em contato direto com a pimenta faria nova troca da plumagem(imagino eu). Finalizando acho que o segredo deve estar em dosar a quantidade já que o pássaro não se compara nem em peso nem em tamanho a nós humanos e uma quantidade pequena pra nós pode ser uma tonelada pro pássaro. Penso então que a pimenta pode ser usada em qualquer época mas com precaução, acho q uma vez por semana durante o ano todo só faria bem pro pássaro.
Douglas Gomes
Douglas Gomes
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 44
Pontos : 93
Reputação : 3
Data de inscrição : 28/02/2013
Localização : Itaborai

PIMENTA.....?! - Página 3 Empty Re: PIMENTA.....?!

Sáb 13 Abr - 15:53
Parabéns pelo tópico,nao vejo nem um topico em site de criaçao algum com tantas explicaçoes e experiencias de criadores sendo passadas de maneira tao clara e objetiva.
minha duvida sobre a pimenta foi sanada......
Raul Silvestre
Raul Silvestre
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 29
Pontos : 56
Reputação : 3
Data de inscrição : 14/08/2012
Localização : Osasco Sp

PIMENTA.....?! - Página 3 Empty Re: PIMENTA.....?!

Dom 14 Abr - 22:45
Gostei muito de ver esse tópico com varias opiniões
dos criadores, é de grande serventia pra quem começa,
ou pra quem nunca parou para refletir sobre o assunto!
E como a velha expressão diz...

"TUDO QUE É DEMAIS SOBRA..."

E que esse ditado sirva também não só para a
pimenta como para a semente de girassol,
tenébrios, canho, entre outras formas de alimentos
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos