Papa no bico é certo ou errado? - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr 2024 - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr 2024 - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr 2024 - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr 2024 - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr 2024 - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr 2024 - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr 2024 - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr 2024 - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
edsonluck
edsonluck
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 584
Pontos : 712
Reputação : 18
Data de inscrição : 06/06/2012
Idade : 37
Localização : Maua

Papa no bico é certo ou errado? - Página 2 Empty Papa no bico é certo ou errado?

Qui 23 Ago 2012 - 16:23
Relembrando a primeira mensagem :

BLOG FAISCAPASTEL, COLOQUEI POR QUE ACHEI INTERESSANTE...

DAR OU NÃO PAPA AO BICO AOS FILHOTES DOS CANÁRIOS!!!
Pensam que não me custa ver os filhotes mortos nos ninhos, quando dou uma volta pelos ninhos, para verificar como estão os filhotes que acabaram de nascer, e todos os dias recolher entre 20 e 30 filhotes mortos!!!!
Uns morrem porque trazem problemas logo do ovo, e que nem deviam de ter nascido, mas nasceram!!! outros porque as fêmeas são novas, e não lhes sabem dar comida, deixando-os morrer.
Claro que me apetece encher uma grande seringa, como muitos criadores fazem, e encher os papos aos filhotes e tentar minimizar o problema!!!
Eu sei que a tentação é enorme!!!

Embora chegue ao fim da época e consiga aproveitar mais alguns canários, já repararam o trabalho que nos dá, e o stress que nos provoca!!!
Eu fiz exactamente o mesmo durante algum tempo, há alguns anos atrás, parecia um louco a dar com a seringa a 80 casais, mas depois cheguei á conclusão que estava completamente errado, e que me tinha de render ás evidencias, e habituar-me a deixar morrer os que tem de morrer. Mas isto é apenas a minha opinião, e cada um sabe de si....cada criador deve fazer como a sua consciência mandar, embora com o tempo possamos mudar de opinião e de procedimentos.

Senão vejamos o meu raciocínio, embora eu possa estar errado:
Ao dar-mos á seringa, é evidente que vamos salvar canários que á prior nasceram para morrer, porque nasceram com problemas, e esses a natureza encarrega-se de os eliminar,(esses filhotes não sobreviviam na natureza) que é o que deve ser feito, quer nos custe ou não.
Em casos destes não pode haver contemplações, mais ainda quem quiser ter um bom plantel de reprodutores, e de canários saudáveis.

As fêmeas quando são boas mães, normalmente de 2 em 2 horas levam-te para comer, beber, mas principalmente para encher o papo aos seus filhotes, mas se nós lhes enchermos o papo com uma seringa, quando a fêmea pousa na beira do ninho, para lhes encher o papo de comida, e eles ao sentirem o toque no ninho automaticamente se levantam e abrem os bicos, tentando chegar o mais alto possível, como estão de pão cheio, não se vão levantar.( por muito boa que seja a papa que damos á seringa, nunca se compara com a que é fornecidas pela fêmea)

A fêmea que vinha com o papo cheio, com uma vontade enorme de ver os seus filhotes,
acaba por ter de jogar fora a comida, e com o passar dos dias, vai perdendo o interesse por eles.
Depois este procedimento contra a natura, vai fazer com que a fêmea avance mais rápido para a próxima postura

E depois quando os filhotes estiverem na altura de sair do ninho, e que comecem a rejeitar a seringa, quem lhes vai dar comida!!! já pensaram nisso.
Depois se fizerem como eu, passado uns anos tem um plantel de boas mães, porque nós temos a mania de dizer, que as fêmeas não dão comida, mas esquecemos-nos dos problemas que os filhotes trazem logo ao nascer, e de que elas ao se aperceberem, ou não lhes dão comida, ou ate os jogam fora. Ou nunca repararam que por vezes aparece um ou outro filhote no chão caído, que também pode vir agarrado ao peito, quando a fêmea sai muito rápido, normalmente assustada, mas que na maioria dos casos são filhotes doentes que elas se apercebem logo assim que eles nascem, mas que nós humanos ~por enquanto ainda não temos esse dom!!

Para não falar da muda, em que normalmente canários com problemas, que eram para ter morrido, mas que nós com a ganancia de tirar mais alguns, conseguimos fazer com que eles escapassem, acabando alguns deles por morrer, ou por não fazer uma boa muda.
POR TUDO ISTO SERÁ QUE VALE A PENA DAR AO BICO!!!


EDSON OLIVEIRA DA SILVA

jeanvictorbp
jeanvictorbp
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 565
Pontos : 610
Reputação : 21
Data de inscrição : 06/08/2012
Localização : rio de janeiro

Papa no bico é certo ou errado? - Página 2 Empty Re: Papa no bico é certo ou errado?

Qui 23 Ago 2012 - 19:43
legal mesmo quando se cria por amor e diferente ne.
carlosadaylton
carlosadaylton
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 691
Pontos : 943
Reputação : 6
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : ceara

Papa no bico é certo ou errado? - Página 2 Empty Re: Papa no bico é certo ou errado?

Qui 23 Ago 2012 - 20:00
tiago canarios escreveu:o artigo não mente quando fala sobre as feemeas que percebem os filhotes aleijados ou doentes e não tratam isso acontece,mesmo.
agora não é ganacia na minha opinião tratar de um filhote que a femea por ser jovem ainda não se acostumou a fazer(eu trato meus filhotes todos os dia a tarde quando chego do serviço sempre sou eu quem dou a ultima alimentação dos filhotes)isso é compaixão compaixão em saber que posso salvar uma vida mesmo que seja de um passaro.

isso que o artigo relata em muitos(a maioria)criadoes de grande volume acontece eles não tratam os filhotes assim como tambem não tratam os canarios adultos doentes(a não ser que seja um canario exepcional tipo um campeão brasileiro que todo ano tem filhotes campeões estaduais ou regionais ou mesmo brasileiro)eles matam todos os doentes ou jogam na parede ou afogam em balde com agua.

que depoimento
carlosadaylton
carlosadaylton
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 691
Pontos : 943
Reputação : 6
Data de inscrição : 19/05/2012
Localização : ceara

Papa no bico é certo ou errado? - Página 2 Empty Re: Papa no bico é certo ou errado?

Qui 23 Ago 2012 - 20:08
Porem acredito q em parte e errado dar comida no bico isso quando pensamos nas geraçoes q virão, pois serao passados a frente genes ruins, por isso q alguns canarios sao tao sucetiveis a doenças.
mas eu nao deicharia os filhotes morerem assim.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos