ANUNCIOS

ANUNCIO
DOENÇAS E MEDICAMENTOS BEIJA FLORES GAIOLAS BUAVA
ESPECIES
OUTRAS ESPECIES

CLIQUE E CONFIRA CLIQUE E CONFIRA
SITES PARA CRIADOR
CANTOS PARA APRENDIZADO



CRIE SEU SITE CRIADOR
SEXAGEM DE PÁSSAROS

CONSULTE OUTRAS ESPECIES.

Arara CanindéAzulãoTucanoReprodução Trinca Ferro CalopsitasCanário Gloster
CANAL YOUTUBE
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL
TopSites AvesPT
Anuncios

    Não há anúncios disponíveis.

    Calendario

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

    Calendario

    Mensagem por Matheusinho em Dom 1 Maio - 19:06

    Alguém pode me passar o calendario dos belgas ?
    avatar
    Matheusinho
    Passarinheiro Intermediário
    Passarinheiro Intermediário

    Mensagens : 236
    Pontos : 359
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 17/03/2011
    Idade : 21
    Localização : brasilia

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: Calendario

    Mensagem por Lucas Santos em Dom 1 Maio - 19:22

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] O CANÁRIO DURANTE O ANO
    É sabido que o pássaro quando adoece dificilmente se torna săo novamente, sucumbindo ŕ doença num espaço de tempo que poderá variar conforme o estado e a moléstia que o mesmo apresentar.
    Assim sendo, o criador deverá se ater aos mínimos detalhes para perceber qualquer anormalidade, năo bastante, apenas, os cuidados ligados a alimentaçăo e limpeza.
    Para tanto, deve-se ter um calendário que poderá ser assim seguido:
    1) JANEIRO A MARÇO
    Nesta época, coloca-se os pássaros adultos na muda em voadeiras em número compatível ao espaço destinado, ou seja, numa voadeira medindo 1,00m x 0,50m x 0,35 m a populaçăo deve ser, no máximo 17 para canários de cor e 13 para canários de porte. Com isto, forma-se uma comunidade homogęnea, evitando-se problemas de competiçăo por espaço e alimentaçăo, permitindo que as matrizes se recuperem do “stress” do período de cria, realizando uma muda completa.
    Há de se ressaltar que é necessário aguardar o canário entrar realmente na muda de penas, valendo tanto para os machos como para as fęmeas, pois, aquele que năo estiver neste estágio acabará por importunar os demais, muitas vezes, até, agressivamente.
    Tomar atençăo para o pássaro que mesmo nestas condiçőes năo se adequar ao ambiente. Será de bom grado deixa-lo em gaiola individual.
    Ao mesmo tempo, retira-se das voadeiras e coloca-se nas criadeiras de medidas 0,65m x 0,27m x 0,25m os filhotes que começarem a obter destaque junto aos demais, em número nunca superior a quatro por gaiola, com o objetivo de uma melhor preparaçăo destes com vista a exposiçăo futura.
    Com esta medida, facilita-se o cuidado especial que deve ser dado a estes filhotes, seja para uma participaçăo em campeonato ou sua preparaçăo a um novo período de cria. O canário se torna mais calmo, em conseqüęncia, a quebra das pontas das penas das asas e caudas é sensivelmente menor.
    No tocante ŕs penas, os canários com fator vermelho devem tę-las das asas e caudas arrancadas de maneira alternada para surgirem outras, novas, devidamente carophiladas.
    2)ABRIL A JUNHO
    Neste período, os adultos que estavam em muda, particularmente os machos, começam a ficar novamente agressivos. É preciso que sejam apartados e colocados em gaiola individual tipo exposiçăo, medindo 0,40m x 0,20m x 0,25m. As fęmeas podem continuar nas voadeiras, respeitando-se o número de 17 para canários de cor e 13 para canários de porte em cada um.
    Desta forma, os machos se tornam mais fogosos e as fęmeas terăo tempo suficiente para voarem, adquirindo uma forma saudável, visando uma nova temporada de cria.
    3) JULHO A DEZEMBRO
    Terminando a exposiçăo, os canários que retornem e aqueles novos, adquiridos para completarem o plantel, deverăo ficar de quarentena por 15 dias.
    Durante este tempo, observa-se se os pássaros saudáveis, sem qualquer enfermidade, deixando-lhes alimentaçăo farta para recuperaçăo e adaptaçăo ao criadouro.
    Antes do início dos acasalamentos é recomendável o uso de antibióticos para evitar qualquer moléstia durante a época de cria, complementados por um complexo vitamínico, com o objetivo de deixa-los no ápice de seu vigor.
    Também é de muita valia, corta-lhes as unhas e as penas da cloaca para a copulaçăo ser perfeita.
    Uma vez acasalados, deixar ŕ disposiçăo das fęmeas muito material para a confecçăo do ninho, como algodăo e estopa, preservando o macho do incômodo de ter suas penas arrancadas pela companheira. Em tempo, assim que os filhotes saltarem do ninho, a măe tornará novamente a ninhar e, também para preserva-los do arranque de penas, imediatamente coloque estopa e algodăo em grande quantidade.
    A idade ideal para separar os filhotes dos pais está entre 35 a 40 dias. Atençăo redobrada, certificando-se que eles realmente se alimentam sozinhos, evitando-se a morte dos mais preguiçosos.
    Além deste calendário, o criador precisará ter atençăo ŕ alimentaçăo e profilaxia dos pássaros.
    avatar
    Lucas Santos
    Pasarinheiro Expert
    Pasarinheiro Expert

    Mensagens : 3309
    Pontos : 3577
    Reputação : 153
    Data de inscrição : 08/12/2010
    Localização : Rio de janeiro.

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Re: Calendario

    Mensagem por Giovane_sc em Dom 1 Maio - 19:23

    Aqui neste tópico você encontra o calendário:

    [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
    avatar
    Giovane_sc
    Passarinheiro Intermediário
    Passarinheiro Intermediário

    Mensagens : 297
    Pontos : 362
    Reputação : 15
    Data de inscrição : 30/04/2011
    Idade : 23
    Localização : Barra Velha-SC

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

    - Tópicos similares

     
    Permissão deste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos neste fórum