ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Por que? É de grande importância.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Por que? É de grande importância.

Mensagem por Mário Lins em Qua 14 Mar - 18:13

Lanço este tópico para falar um pouco da extrusada, pois noto ainda muita barreira de criadores que falam que não acreditam nesse tipo de alimentação, e não nos damos conta que hoje em dia qualquer tipo de criação é mantida com ração de boa qualidade é claro, e não falo para retirar as sementes, não, devemos inserir a extrusada para evitar-mos as deficiencias que as sementes não conseguem suprir, então segue a baixo um artigo que achei muito interessante:



Veterinários há muito tempo vem alertando sobre as doenças em aviários e criatórios/criadouros causadas pela má nutrição nos pássaros.

Pesquisas em nutrição de aves tem feito grandes avanços e, como resultado, fabricantes de comida para pássaros tem sido capazes de formular variadas e nutritivas rações extrusadas e farinhadas. As vantagens de um produto extrusado incluem a ausência de pó no alimento e a exclusão do risco de contaminação por bactérias. Os extrusados são resultado de extensivas pesquisas e testes e são formulados para satisfazer todos as necessidades nutricionais dos pássaros. Muitos criadores tem registrado aumento do sucesso reprodutivo após terem trocado a alimentação habitual pela ração extrusada. Uma vez que os produtos tem validade de 1 a 2 anos você obtém sempre comida fresca da embalagem. Ao contrário de muitas sementes que são estocadas em pilhas que ficam ali estragando por muitos anos.

Há anos tem sido reconhecido por mantenedores e criadores de pássaros que as sementes não são uma fonte de nutrientes adequada. Sementes são sempre carentes em cálcio, sódio, A, D3, K, B12, C, colina e lisina. Dependendo da semente, riboflavina, niacina, fósforo, iodo, cobre, zinco manganês e selênio também podem estar deficientes, bem como os aminoácidos metionina e triptofano. Ainda assim, mesmo destacando essas deficiências, muitos livros discutem o uso de sementes simplesmente sugerindo que suas deficiências sejam suplementadas de várias formas. Se as aves comessem os suplementos, esse raciocínio poderia ser adequado, entretanto, como muitos criadores sabem, as aves irão pegar apenas as sementes mais palatáveis e familiares, ignorando outras sementes, vegetais, frutas ou proteínas animais que também possa ser colocada a disposição. Por essa razão devemos revolucionar nosso conceito em formulação de dietas e não encarar as sementes como a base de uma dieta, mas sim um suplemento alimentar.

Uma alimentação composta somente por sementes pode provocar uma série de distúrbios carenciais. Como exemplo, os níveis protéicos da maioria das sementes podem ser suficientes para suportar as necessidades de manutenção de um pássaro adulto, fora do período reprodutivo ou muda, mas não são capazes de satisfazer as exigências nas fases de crescimento, postura, etc. Além disso, as sementes geralmente estão envolvidas, direta ou indiretamente, na maioria dos problemas de saúde das aves de gaiola, já que possuem grandes quantidades de fungos, bactérias e produtos alergênicos. Paralelamente, existe alto risco de estarem contaminadas por toxinas de fungos ou agrotóxicos.

Mesmo para pássaros comedores de sementes, alimentá-los apenas com elas não é apropriado. Mesmo quando diferentes tipos de sementes são fornecidas, as sementes não serão capazes de suprir todas as necessidades minerais e vitamínicas necessárias.

Sementes não contém nutrientes suficientes para manter um pássaro saudável ou prover nutrientes adequados para a reprodução. Sementes possuem baixas concentrações de cálcio e são também deficientes em proteínas, minerais e vitaminas. Alimentar os pássaros apenas com sementes pode causar severas deficiências nutricionais e a morte prematura dos pássaros.

Devido ao fato das cascas representarem de 18 a 69 % das sementes e serem removidas antes da deglutição, uma parte significativa das misturas de sementes são transformadas em lixo. Algumas ainda são muito gordurosas e promovem a obesidade. O processo de extrusão induz certas modificações químicas e físicas no alimento que são vantajosas. A alta temperatura destrói microorganismos potencialmente patógenos.

Portanto, mantenedores e criadores de pássaros, procurem sempre adquirir sementes com boa procedência, verificando sempre a data de fabricação e validade, observando atentamente se não estão mofas e deixe sempre a disposição dos pássaros, além da alimentação de praxe, um comedouro com ração extrusada.


Vilson de Souza - Sorocaba-SP


Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Espero ter ajudado.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


"COLEIRO, A PAIXÃO BRASILEIRA"

Mário Lins
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 2101
Pontos : 2487
Reputação : 135
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 35
Localização : NATAL/RN

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aves

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que? É de grande importância.

Mensagem por tiago canarios em Qua 14 Mar - 19:29

vou dar minha opinião não que seja certa ou errada hoje a moda é a extrusadas ,amanha vai ser outra e assim por diante .quanto comecei a criar canarios só se dava alpiste,almeirão e ovo para os canarios
hoje damos polivitaminicos,farinhada,ovo,todos os tipos de verdura,mistura de sementes,remedios e afins.
pergunto a 20 anos atras era maior ou menor a media de filhotes nascido por casal(não tenho a media antiga mas hoje se sair 4 por temporada esta otimo)
e assim as grandes marcas vão induzindo o criador a cada vez mais adquirir produtos por elas comercializadas.
minhas aves eu estou tentando retroceder tratando mais com sementes e esta danto certo estou com esse projeto a mais de 4 anos e minhas aves estão ficando mais fortalecidas,remedio a tres não entra no meu criatorio,graças a DEUS é a mesma coisa mudando de assunto com os cachorros e gatos,quando criança lembro bem que minha mãe fazia aquela panelada de fuba com carcaça de frango para os cachorros e jogava os peixes que pescava no corgo perto de casa para os gatos hoje se vc falar em dar uma dessas coisa para os animais mandam te prender
como disse acima essa é minha opinião não que devam ou não devam usar jamais vou tentar impedir alguem de fazer sua escolha


eu detesto pessoas que falam que é uma coisa da qual ainda não chegou nem perto

tiago canarios
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagens : 920
Pontos : 985
Reputação : 24
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 46
Localização : campinas

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que? É de grande importância.

Mensagem por Mário Lins em Qua 14 Mar - 19:39

Mas antigamente se tempo de ir ao campo, hoje não temos mais, e acredito muito nas extrusadas, já que não são todos os produtores de sementes que fazem o processamento correto, porém cada um tem uma opinião, crio pássaros a mais de 20 anos e nunca vi disposição como vejo hoje e não uso polivitamínicos frequentemente, porém eles estão em cativeiro, e precisão de vigor, e disposição, só na alimentação de ponta que conseguirão, é a mes coisa de um ser humano viver comendo só arroz por exemplo, o ser vivo precisa de sais, vitaminas, minerais e etc, essa é a minha opinião.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


"COLEIRO, A PAIXÃO BRASILEIRA"

Mário Lins
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 2101
Pontos : 2487
Reputação : 135
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 35
Localização : NATAL/RN

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aves

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que? É de grande importância.

Mensagem por rodrigo bezerra em Qua 14 Mar - 20:13

CONCORDO COM VC THIAGO,NÃO QUE O AMIGO MARIO ESTEJA ERRADO,ALIAS GOSTEI DA SUA MATERIA.MAS ASSINO NO Q O THIAGO FALOU.
ABRAÇOS


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

rodrigo bezerra
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 1834
Pontos : 2112
Reputação : 67
Data de inscrição : 21/06/2011
Idade : 35
Localização : rio de janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Por que? É de grande importância.

Mensagem por H. Silva em Qua 14 Mar - 21:30

Eu ainda não esperimentei as Extrusadas, sempre utilizei das sementes e
nunca obtive problemas. Além do mais, os pássaros se alimentam de
sementes em estado natural. Temos sim que fornecer a maior variedade
possível dessas sementes, balanceado-as para não faltar as vitaminas
necessárias.

Também não podemos nos esquecer da importância dos
Legumes/Verduras e Frutas, que complementam as outras vitaminas
encontradas ou não em poucas quantidades nas sementes.

Seja se utilizando das sementes ou das extrusadas, a alimentação deve ser completa.

H. Silva
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário

Mensagens : 289
Pontos : 348
Reputação : 9
Data de inscrição : 02/08/2011
Idade : 29
Localização : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum