ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

FARINHADA X PAPA PARA FILHOTES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

FARINHADA X PAPA PARA FILHOTES

Mensagem por FERNANDA PAULINO em Dom 12 Fev - 1:55

OLÁ GALERA!

A DÚVIDA DE UM PODE SER DE A TODOS. LOGO VENHO PERTURBAR VC'S... RSRS... Very Happy

SABEMOS QUE A FARINHADA É UM COMPLEMENTO NA ALIMENTAÇÃO DOS PÁSSAROS E QUE PARA CADA ESPECIE, HOJE EM DIA, JÁ EXISTE UMA FARINHADA ESPECIFICA.
TBM SABEMOS QUE AS PAPINHAS SÃO DESENVOLVIDAS PARA MELHOR NUTRIÇÃO DOS FILHOTES E CONSEQUENTEMENTE MELHOR DESENVOLVIMENTO DOS MESMO.
LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO NÃO SÓ A FALTA MAIS O PREÇO QUE PODE NÃO ESTAR ACESSÍVEL, A DISPONIBILIDADE DOS PRODUTOS EM QUALQUER ESTADO E A EFICIÊNCIA ALIMENTAR A GRANDE PERGUNTA QUE FAÇO À VOCÊS É:

NA FALTA DA PAPINHA PARA FILHOTES SERIA VIÁVEL UTILIZAR AS FARINHADAS? QUAL(IS) A(S) MELHOR(ES)?
estudar

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] FERNANDA PAULINO. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

FERNANDA PAULINO
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 556
Reputação : 9

Re: FARINHADA X PAPA PARA FILHOTES

Mensagem por FERNANDA PAULINO em Dom 12 Fev - 16:04

UP! Question

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] FERNANDA PAULINO. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

FERNANDA PAULINO
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por Edberto em Dom 12 Fev - 19:51

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:OLÁ GALERA!

A DÚVIDA DE UM PODE SER DE A TODOS. LOGO VENHO PERTURBAR VC'S... RSRS... [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

SABEMOS QUE A FARINHADA É UM COMPLEMENTO NA ALIMENTAÇÃO DOS PÁSSAROS E QUE PARA CADA ESPECIE, HOJE EM DIA, JÁ EXISTE UMA FARINHADA ESPECIFICA.
TBM SABEMOS QUE AS PAPINHAS SÃO DESENVOLVIDAS PARA MELHOR NUTRIÇÃO DOS FILHOTES E CONSEQUENTEMENTE MELHOR DESENVOLVIMENTO DOS MESMO.
LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO NÃO SÓ A FALTA MAIS O PREÇO QUE PODE NÃO ESTAR ACESSÍVEL, A DISPONIBILIDADE DOS PRODUTOS EM QUALQUER ESTADO E A EFICIÊNCIA ALIMENTAR A GRANDE PERGUNTA QUE FAÇO À VOCÊS É:

NA FALTA DA PAPINHA PARA FILHOTES SERIA VIÁVEL UTILIZAR AS FARINHADAS? QUAL(IS) A(S) MELHOR(ES)?

Boa noite !

Compra a farinhada CC2030 e adiciona ovo cozido.

Vai ser ótimo para nutrição dos pássaros.

Obs.: Fvr espremer bem ovo cozido para eliminar toda água, pois assim vai melhorar bastante o tempo de conservação da farinhada e evitando o mal cheiro..

Espero ter ajudado..

abçs.

Edberto.

Edberto
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 344
Reputação : 24

Mensagem por FERNANDA PAULINO em Dom 12 Fev - 23:30

EDBERTO OBRIGADA PELA SUA SUGESTÃO.
LEMBRANDO QUE A CC-2030 JÁ POSSUI OVO LIOFILIZADO NÃO SENDO NECESSÁRIO A ADIÇÃO DE MAIS OVO.

MEU OBJETIVO É MOSTRAR QUE AS PAPINHAS SÃO DESENVOLVIDAS PARA MELHOR NUTRIÇÃO E TRATO DOS FILHOTES. JÁ AS FARINHADAS SÃO UTILIZADAS COMO COMPLEMENTO IMPORTANTE NA ALIMENTAÇÃO DE FILHOTES JOVENS(QUE JÁ SE ALIMENTAM SOZINHOS), E ADULTOS.

ABAIXO VEREMOS AS ESPECIFICAÇÕES DE CADA UMA:

VOU UTILIZAR A FARINHADA CC-2030 E A PAPINHA DA ALCON COMO EXEMPLOS.

FARINHADA CC-2030
INDICADO PARA: Canários, Diamante de Gould, Calafate, Manon, Mandarin, Curio, Bicudo, Canários da Terra e demais Granívoros.

INDICAÇÃO DE USO: Para equilíbrio da flora intestinal dos pássaros. Um produto especialmente formulado, para aves no início de sua vida, dando-lhes condições de desenvolver todo seu potencial genético. Pode ser fornecida à vontade, seca ou adicionando água até atingir o ponto de umidade ideal para seus pássaros (Não precisa adicionar ovo). Caso utilize úmida, trocar diariamente, retirar as sobras e limpar os comedouros.

COMPOSIÇÃO BÁSICA: Albumina de Ovo, Bicarbonato de Sódio, Calcário Calcítico, Carbonato de Potássio, Cloreto de Colina Pó 60%, Cloreto de Sódio (Sal Comun), Cromo Orgânico, Dextrose, DL-Metionina, Fosfato Bicálcico, L-lisina, Lactoalbumina, Milho Pré-Gelatinizado, Óleo de Canola, Óleo de Girassol, Ovo em Pó, Proteína Isolada de Soja, Proteína Texturizada de Soja, Transquelato de Zinco, Treonina, Premix Vitamínico Mineral, Aditivo Antioxidante, Aditivo Probiótico/Enzimático.

AO FORNECERMOS PARA OS ADULTOS (COM FILHOTES), ELES FAZEM A SELEÇÃO E PRÉ DIGESTÃO DO QUE QUEREM E ESTA DISPONÍVEL E AO LONGO DO DIA E ALIMENTAM OS FILHOTES.

NÍVEIS DE GARANTIA
Amilase 3,70 u/g
Bifidobacterium longum (Mín.) 9 x 10E3 ufc/g
Bifidobacterium thermophilum (Mín.) 9 x 10E3 ufc/g
Enterococus faecium (Mín.) 9 x 10E3 ufc/g
Lactobacillus acidophilus (Mín.) 9 x 10E3 ufc/g
Celulase 0,20 u/g
Lipase 0,15 u/g
Pectinase 0,10 u/g
Protease 0,50 u/g
Umidade (Máx.) 12,00%
Proteína Bruta (Mín.) 22,00%
Extrato Etéreo (Mín.) 6,00%
Matéria Fibrosa (Máx.) 5,00%
Matéria Mineral (Máx.) 9,00%
Cálcio (Máx.) 2,50%
Fósforo (Min.) 0,50%

A PERGUNTA QUE FICA É UM FILHOTE SERIA CAPAZ DE DIGERIR A CC-2030 SEM QUE PASSE PRIMEIRO PELA PRÉ DIGESTÃO DOS PAIS? NÃO SERIA PREJUDICIAL PARA ELES NESSA FASE EM QUE SÃO TÃO FRÁGEIS?

PAPINHA PARA FILHOTES ALCON

Alcon Club Papa para Filhotes Pássaros

Alimento completo, cientificamente desenvolvido para alimentação de filhotes do nascimento ao "desmame". Indicado para diversas espécies de pássaros, como Curiós, Bicudos, Azulões, Canários, Exóticos, Coleiras, Sabiás, Trinca-Ferros, entre outros. Pode ser usado tanto para alimentação de filhotes "na mão", sem a participação dos pais, assim como para a suplementação de pais e filhotes em sistemas em que os pais participam da criação. Também recomendado para a alimentação de pássaros doentes ou convalescentes. alcon Club Papa para Filhotes apresenta excelente digestibilidade, pela presença de enzimas digestivas, perfeito balanceamento de nutrientes e uniformidade na textura. Além de vitaminas e minerais, o alimento é enriquecido com Prebiótico e Probiótico que favorecem a instalação da flora intestinal benéfica aos filhotes, responsável pela melhoria na absorção de nutrientes e maior resistência às doenças.

Modo de Usar: Para a alimentação direta dos filhotes, preparar a papa na proporção alimento / água adequada à necessidade de cada espécie e administrar com seringa no bico das aves. A tabela abaixo serve como sugestão. Quando for servida aos pais ou para pássaros em recuperação, preparar o alimento misturando uma parte do produto com uma parte de água. Usar sempre água filtrada ou previamente fervida. Preparar a mistura com água morna, homogeneizar bem e servir com temperatura em torno de 38 ºC. Preparar somente a quantidade a ser administrada por vez, ou a ser consumida diariamente pelos adultos. Remover restos do alimento dos bicos dos filhotes e limpar muito bem utensílios de preparo, seringas e comedouros.
Composição Básica do Produto: Fubá de milho, proteína texturizada de soja, ovo em pó, dextrose, óleo de soja refinado, maçã desidratada, leveduras, fosfato bicálcico, minerais orgânicos, aditivo prebiótico, aditivo probiótico, aditivo enzimático, premix vitamínico, antioxidante, flavorizante.

Enriquecimento por kg de Produto:

Vitamina A 8.000 UI
Vitamina D3 900 UI
Vitamina E 19,0 mg
Vitamina C 80,0 mg
Vitamina B1 12,0 mg
Vitamina B2 9.6 mg
Vitamina B6 9,6 mcg
Vitamina B12 16,0 mcg
Pantotenato de cálcio 40,0 mg
Niacina 80,0 mg
Manganês 75,0 mg
Selênio 0,5 mg
Zinco 75,0 mg
Protease
20,0 mg
Amilase
20,0 mg
Celulase
20,0 mg
Mananoligossacarídeo
450,0 mg
Lactobacillus acidophillus
1 x 105 UFC
Streptococcus faeceum
1 x 105 UFC

Níveis de Garantia:

Umidade (máx.) 8 %
Proteína bruta (mín.) 22 %
Extrato etéreo (mín.) 8 %
Matéria fibrosa (máx.) 3 %
Matéria mineral (máx.) 6 %
Cálcio (máx.) 1,4 %
Fósforo (mín.) 0,7 %
Energia metabolizável
3.500 kcal/kg

Disponível em potes de 160g e 600g.

AMIGOS POR INÚMEROS MOTIVOS O MERCADO HOJE DISPONIBILIZA VÁRIOS ALIMENTOS PARA CADA FASE DE VIDA DOS PÁSSAROS ASSIM COMO TAMBÉM DE OUTROS ANIMAIS.
AO MEU ENTENDIMENTO SE JÁ É DISPONIBILIZADO ALIMENTOS ESPECÍFICOS O ACONSELHÁVEL É UTILIZÁ-LOS, TODAVIA O PREÇO AINDA É UMA BARREIRA PARA ALGUMAS PESSOAS E É POR ESSA RAZÃO QUE VENHO TRAZER ESSAS COMPARAÇÕES.
CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE PODEMOS SIM UTILIZAR AS FARINHADAS ENTRETANTO, TALVEZ, NÃO TEREMOS O MESMO RESULTADO SE UTILIZÁSSEMOS AS PAPINHAS, QUE JÁ NOS DISPONIBILIZAM TODOS OS NUTRIENTES ESPECÍFICOS PARA A FASE DE CRESCIMENTO.

ESPERO QUE FIQUE COMPREENSÍVEL O OBJETIVO DESSE TEXTO.

FONTE DAS INFORMAÇÕES:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

FERNANDA PAULINO
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por MARCELO CORAÇÃO VALENTE em Seg 13 Fev - 7:36

Show de bola a informação Fernanda!
Parabéns.

MARCELO CORAÇÃO VALENTE
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres

Pontos : 7893
Reputação : 464

http://automobilismo.forumeiro.com/

Mensagem por ENIVALDO em Seg 13 Fev - 8:42

Fernanda

Primeiramente parabéns pelo tópico muito bom, será de grande valia para aqueles que querem aprender um pouco, como tratar seus alados..

Meus alados são criados sempre com farinhada, utilizo a CC2030, uso anualmente sem distinção de época, alguns pássaros gostam de um jeito outros já gostam de outro, sempre busco fornecer de maneiras variadas, com ovo, mesmo que ela já contem, mas percebo que eles comem melhor com ele que sem, já forneci com frutas, quanto alguns pássaros tem dificuldade de aceitação eu vou fazendo essa variação até chegar ao que ele gosta..

As papinhas são essências ao filhotes, não vejo outra maneira para alimenta-los de forma eficiente, percebo que nos primeiros dias é de extrema necessidade que a mãe e o criador acompanhe a alimentação dos filhotes, pois caso a fêmea deixe um filhote sem alimentar o criador tem que fazer o quanto antes.

A farinhada acredito que a partir do 30 quando já estão bem desenvolvidos e comendo sozinho, será sim digerida normalmente, mas é necessário sempre acompanhamento do criador, o mais importante é a observação do criador, pois caso note algo diferente no filhote e tem que buscar resolver rápido o problema, acredito que nesta fase a farinhada tem que sempre junto de algum outro alimente e úmida.

Boa sorte

Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 

ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra

Pontos : 7652
Reputação : 556

Mensagem por FERNANDA PAULINO em Seg 13 Fev - 12:08

OBRIGADA MARCELO E ENIVALDO.

RECEBI ESSA QUESTÃO DE UM AMIGO E RESOLVI BUSCAR AS INFORMAÇÕES PARA MELHOR ORIENTÁ-LO.
EU COMECEI A USAR A CC-2030 A ALGUNS MESES E TENHO BONS RESULTADOS.
OS CANÁRIOS COMEM ELA PURA MESMO, OPTEI POR NÃO ADICIONAR MAIS OVO POIS COM O PASSAR DAS HORAS, PRINCIPALMENTE EM DIAS MUITO QUENTE, AZEDAVA MUITO RÁPIDO E COM FRUTAS NEM TINHA TENTADO MAS VOU TENTAR... RSRS... OS MANONS TENHO QUE MISTURAR COM A ANTIGA (AINDA EM FASE DE ADAPTAÇÃO), OS PERIQUITOS SÓ FAZEM BAGUNÇA ENTÃO NÃO UTILIZO MAIS PARA ELES.
EU PREFIRO USAR AS PAPINHAS, ASSIM COMO VC, E ACHO ATÉ MAIS PRATICO.

estudar

FERNANDA PAULINO
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por ENIVALDO em Seg 13 Fev - 13:26

Fernanda

O uso do ovo é somente para eles irem se acostumando, ou quando esta com filhote é para melhor conservação da farinhada quando adicionada o ovo, tem que ser espremido bem e tirar aquela água que sai, assim dificulta o processo de fermentação e também o cheiro ruim.
Os meus trincas não gostam dela, seca, tem que ser umedecida, quando adquiro um novo alado que não esta acostumado, ai tenho que ser criativo, por isso o uso de frutas, pois assim ele vão acostumando a comer...

Obs: O ovo tem que ser cozido em fogo baixo, por aproximadamente 20 a 23 minutos, assim mata as bactérias.

Boa sorte

Criar é uma arte e devemos fazer da melhor maneira possível 

ENIVALDO
Membro de Honra
Membro de Honra

Pontos : 7652
Reputação : 556

Mensagem por Eduardo Machado em Seg 13 Fev - 13:40

Pode também preparar uma farinhada caseira para alimentar os aladinhos que acabaram de nascer é bem simples , porém com todas vitaminas necessarias para seu excelente desenvolvimento !!!

Segue Receita :

200 gramas de farinha de rosca ou pão
300 gramas de fubá de milho branco
100 gramas de leite em pó desnatado
200 gramas de flocos de cereais (Neston)
200 gramas de gérmen de trigo

Para preparar a farinhada basta misturar todos os ingredientes e guardar em um pote bem fechado. Caso você tenha poucos filhotes pode diminuir a quantidade dos produtos. Para cada ovo cozido e passado pela peneira misture duas colheres bem cheias da mistura acima. Sirva de manhã e a tarde e não guarde um dia para o outro pois pode azedar.

OBS: Esta farinhada serve para qualquer pássaros !!

Abraços e espero ter ajudado Wink

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Pontos : 17744
Reputação : 1049

http://www.criadoresdepassaros.com

Mensagem por FERNANDA PAULINO em Seg 13 Fev - 15:05

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Pode também preparar uma farinhada caseira para alimentar os aladinhos que acabaram de nascer é bem simples , porém com todas vitaminas necessarias para seu excelente desenvolvimento !!!

Segue Receita :

200 gramas de farinha de rosca ou pão
300 gramas de fubá de milho branco
100 gramas de leite em pó desnatado
200 gramas de flocos de cereais (Neston)
200 gramas de gérmen de trigo

Para preparar a farinhada basta misturar todos os ingredientes e guardar em um pote bem fechado. Caso você tenha poucos filhotes pode diminuir a quantidade dos produtos. Para cada ovo cozido e passado pela peneira misture duas colheres bem cheias da mistura acima. Sirva de manhã e a tarde e não guarde um dia para o outro pois pode azedar.

OBS: Esta farinhada serve para qualquer pássaros !!

Abraços e espero ter ajudado Wink

OBRIGADA EDUARDO ESSA VAI DIRETO PARA OS MEUS ARQUIVOS!!! Very Happy 10

FERNANDA PAULINO
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por Andre Fedalto em Seg 13 Fev - 16:01

A que eu faço eu ponho:
500g de milharina;
250g de aveia em flocos finos;
300g de Neston multi cereais;
300g de farinha lactea;
1 Kg da farinhada CC2030.
Vou começar a por o gérmen de trigo...

Quanto ao ovo só uso a gema e cozinho durante 10 minutos de fervura e deixo esfriar dentro da água de cozimento, depois eu passo as gemas na peneira e desidrato no microondas, cada três gemas eu deixo 1 minuto na potência alta, tiro e deixo esfriar e volto por mais 1 minuto e deixo esfriar, depois eu passo na peneira denovo, para cada gema uso uma colher da farinhada acima, que pelo fato de ser desidratada dura até três dias.

Andre Fedalto

Pontos : 517
Reputação : 43

Mensagem por FRANCISCO PERUZZO em Seg 13 Fev - 16:03

Fernanda,

no meu ponto de vista a papinha na criação de canários de competição se faz cada vez mais necessária, infelizmente quanto mais puro o canário menos ele tem os instintos naturais, já temos diversas raças de porte que são tratadas exclusivamente pelo criador ou por uma ama seca, posso tbém te garantir que o uso de papinha reduz a zero a morte dos filhotes, mesmo vc fornecendo 02 vezes ao dia.

Um outro detalhe na papinha é que se lermos as embalgens da papinha de canários e de psitacídios os ingredientes são os mesmos, então porque colocam nomes diferentes nas embalagens????

Já farinhada tenho olhado ela com outros olhos, tenho notado que ela tem feito as aves engordarrem muito, mesmo eu fornecendo uma vez por semana, então este ano decidi que só irei dar farinhada na época de reprodução, assim os pais terão mais opções para fornecer aos filhoes. Vou ficar no trivial, mistura de sementes, água e as vezes verdura.

Abraços

SITE

Cadastro Ibama
1110407

FRANCISCO PERUZZO
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Pontos : 194
Reputação : 12

http://www.criadouroperuzzo2.weebly.com

Mensagem por FERNANDA PAULINO em Seg 13 Fev - 16:27

ANDRÉ,

OBRIGADA PELA RECEITA TAMBÉM!!!

FRANCISCO,

EU TAMBÉM PREFIRO USAR A PAPINHA, QUE É ESPECIFICA E JÁ SALVEIS UNS FILHOTES MEUS COM ELA EM POUCOS DIAS.
TAMBÉM NOTEI QUE COM A FARINHADA ELES FICAM MAIS GORDINHOS MAS COLOCO EM VOADEIRA E TEM RESOLVIDO O PROBLEMA OU TAMBÉM PODE ALTERNAR OS DIAS EM Q OFERECEMOS A FARINHADA.

SOBRE A DIFERENÇA DA PAPINHA TAMBÉM FIQUEI CURIOSA AGORA... RSRS...

FERNANDA PAULINO
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por Edberto em Seg 13 Fev - 19:04

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:OBRIGADA MARCELO E ENIVALDO.

RECEBI ESSA QUESTÃO DE UM AMIGO E RESOLVI BUSCAR AS INFORMAÇÕES PARA MELHOR ORIENTÁ-LO.
EU COMECEI A USAR A CC-2030 A ALGUNS MESES E TENHO BONS RESULTADOS.
OS CANÁRIOS COMEM ELA PURA MESMO, OPTEI POR NÃO ADICIONAR MAIS OVO POIS COM O PASSAR DAS HORAS, PRINCIPALMENTE EM DIAS MUITO QUENTE, AZEDAVA MUITO RÁPIDO E COM FRUTAS NEM TINHA TENTADO MAS VOU TENTAR... RSRS... OS MANONS TENHO QUE MISTURAR COM A ANTIGA (AINDA EM FASE DE ADAPTAÇÃO), OS PERIQUITOS SÓ FAZEM BAGUNÇA ENTÃO NÃO UTILIZO MAIS PARA ELES.
EU PREFIRO USAR AS PAPINHAS, ASSIM COMO VC, E ACHO ATÉ MAIS PRATICO.

Fernanda, boa tarde !

Vc é uma criadora experiente e bem informada...

Para vc evitar que a farinhada azede, vc tem que tirar a água toda do ovo.

Como que vc faz isto : Pega o ovo cozido e espreme bem, vc pode usar um espremedor alho..

Vc pode espremer bem forte ( 03 vezes ), que vc vai melhorar a vida útil da farinhada , ela não vai dar mal cheiro.

um abraço..

Edberto

Edberto

Pontos : 344

Mensagem por FERNANDA PAULINO em Seg 13 Fev - 19:15

EDBERTO TUDO TRANQUILO!!!

OBRIGADA MAIS MINHA EXPERIENCIA É MUITO POUCA... RSRS... SÓ UNS ANINHOS ME CONSIDERO ENGATINHANDO AINDA.
OBRIGADA PELA DICA!!! 10

FERNANDA PAULINO
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Mensagem por tiago canarios em Seg 13 Fev - 19:45

eu uso farinhada universal da angercal durante o ano todo uso ela misturada a mistura para filhotes quanto a alimentar os filhotes ,faço só em ultimo caso prefiro fazer o manejo de tirar o filhote e colocar com outra femea do que tratar na mão mas tem epoca que não tem filhotes da mesma idade ai não tem jeito tenho que dar a papinha(alcon).isso tambem ja me diz se a femea é boa ou não para tratar.(por isso tambem deixo o macho junto)tem macho que trata melhor que a femea.
quanto a farinha o problema de engordar ou não o canario creio eu que seja pela quantidade dada.pois levando em conta que um canario saudavel como 15 gramas de sementes por dia não a necessidade de colocar uma colher ou um porta unhas cheio para o canario(eu uso aquelas colheres de café de plastico usada para misturar o café com o açucar)por dia durante todos os dias só aumentando na epoca que os canarios estão em reprodução

eu detesto pessoas que falam que é uma coisa da qual ainda não chegou nem perto

tiago canarios
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 985

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: