PESQUISE SOBRE ESPECIES
Últimos assuntos
ATUALIZAÇÕES
Loading...
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
Votação

Votação : Qual o pássaro exótico mais criado no Brasil !

 
 
 
 
 
 
 
 

Exibir resultados

ajuda criaçao de manon

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ajuda criaçao de manon

Mensagem por Lucas 96 em Seg 14 Mar - 21:24

Ola pessoal alguem poderia me ajudar.
quero começar uma criaçao de manons e preciso de dicas.


Lembre-se seu passaro deve viver, e não sobreviver Very Happy

Lucas 96
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens: 12
Pontos: 16
Reputação: 0
Data de inscrição: 09/03/2011
Idade: 17
Localização: Bragança Paulista

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ajuda criaçao de manon

Mensagem por Lucas Santos em Seg 14 Mar - 22:18

Fruto da intervenção humana na natureza, o Manon tem sua origem no Japão. Nesta região, assim como também na China, Índia, Tailândia e Sumatra, eram comuns pássaros classificados cientificamente por Lonchura striata , raríssimos hoje em dia. Do cruzamento de várias espécies deste gênero, surgiu o Lonchura domestica que é o Manon que nós conhecemos.

Seu nome deriva do francês Moineau du Japon (Pardal do Japão). Na Inglaterra é conhecido por Bengalese e nos Estados Unidos por Society Finch .

São pássaros pacíficos, que adaptam-se muito bem ao convívio com outras espécies. Dócil, esperto e fácil de criar, o Manon é o pássaro indicado para quem quer começar a criação de outros “Finches” ou Diamantes, como o Diamante de Gould, o Mandarim, o Bavete e o Sparow, entre outros.

Podem atingir 11 cm de comprimento. Suas cores variam do preto ao branco passando por cores como marrom-chocolate e canela. Podem exibir apenas uma cor (monocolor), duas (bicolor) ou três (tricolor).

Para concursos, são avaliados aspectos como a qualidade da cor das penas, que deve ser intensa e bem definida, o porte e as proporções das cores do corpo, que não devem conferir ao Manon a impressão de um pássaro gordo ou magro.

Por serem pássaros sociais é melhor mantê-los em grupo ou pelo menos em duplas. Chegam a viver mais de 5 anos.

Reprodução:
Não apresentam dimorfismo externo. Para diferenciá-los, observe os Manons na hora em que tomam sol ou banho. Geralmente os machos cantam mais, erguendo a cabeça e eriçando as penas. O período de incubação é de 13 a 18 dias e as fêmeas podem botar de 1 a 8 ovos. Após 45 dias os filhotes já são independentes.

Os Manons levam o papel da maternidade a sério. São muito utilizados como ama-seca de outros pássaros da mesma família, como Diamante de Gould e Mandarins. O macho reveza o choco com a fêmea. Interferências externas, como a abertura do ninho, não os atrapalha. Este instinto natural de chocar os ovos que os machos possuem causa confusão entre as pessoas que possuem dois machos e são surpreendidos ao vê-los em um ninho de outro pássaro chocando um ovo, fazendo menção a uma possível homossexualidade. Isto não procede, pois, assim como acontece com os humanos, na falta da mãe, o pai assume a responsabilidade.

Manutenção:
Para a manutenção do Manon recomenda-se uma gaiola mais comprida do que necessariamente alta, com no mínimo 45 cm de comprimento por 30 cm de largura e 30 cm de altura. O ninho de madeira pode ter 15 cm de altura e 11 cm para os lados. Recomenda-se o fornecimento de palha seca, estopa ou barbante para a confecção do ninho. Um comedouro e um bebedouro sempre bem limpos são muito importantes. Evite colocar a gaiola em locais com correntes de ar e permita o banho de sol pela manhã. Os Manons adoram se banhar e para isso coloque à disposição um recipiente com água.


Fonte saude animal.


Lucas Santos


Lucas Santos
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens: 3309
Pontos: 3574
Reputação: 150
Data de inscrição: 08/12/2010
Localização: Rio de janeiro.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ajuda criaçao de manon

Mensagem por Eduardo Machado em Seg 14 Mar - 22:20

PARA QUEM QUER CRIAR

Gaiola: Extremamente adaptável ao cativeiro, o Manon procria até em gaiolas pequenas (40 x30 x 30 cm). Basta então introduzir um ninho, que é uma caixa de madeira (cerca de 15 x 10 x 10 cm) com um furo na frente. Se o criador quiser, pode ajudar o feliz casal deixando à mão pedaços de 20 a 25cm de capim barba-de-bode - com o qual eles enfeitarão o ninho.
Alimentação: O Manon é um pássaro granívoro, por isso deve ser alimentado com uma mistura de sementes (alpiste, senha, painço), verdura (almeirão e chicória), e a famosa farinhada de canário, especialmente na época de reprodução. Para completar, um pote de areia ou pedra para o fornecimento de cálcio e sais minerais para esta ave, ou então, juntar cascas de ovo de galinha, levar ao forno (para esterilizar contra possíveis micróbios) e moer, pondo tudo numa tigelinha dentro da gaiola.
Cuidados essenciais: A água do bebedouro deve ser trocada diariamente. E como o Manon adora tomar banho, o criador pode colocar na gaiola uma pequena banheira para que ele possa se divertir, tendo o cuidado de trocar igualmente essa água todos os dias. A água, nesse caso, também ajuda a manter a umidade necessária para que os ovos choquem. Só não é bom manter a banheira com filhotes no ninho, pois um deles pode cair e morrer afogado. Da mesma forma, a gaiola e o poleiro devem estar bem limpos. A bandeja precisa ser limpa com intervalos de um dia e o poleiro uma vez por semana (colocando-se, inclusive, um pouco de inseticida SBP ou querosene no corte que fica preso à gaiola, evitando assim a proliferação de piolhos).
Reprodução: Feita a separação dos casais e construído o ninho, a fêmea do Manon passa por um período de incubação que varia de 13 a 18 dias, ao final do qual chega a botar até 8 ovos. Ela passa a contar também com a participação do macho para chocar os ovos. Nascendo os filhotes, convém reforçar a alimentação com a farinhada de canário. Ao término de 45 dias em média, os filhotes estão prontos para se alimentarem sozinhos e com isso devem ser separados dos pais. Inicia-se todo o processo novamente, contando desta vez com outros exemplares.
Trocando os ovos: Em geral, os criadores mais experientes mantêm uma média de 5 casais de Manon para cada casal de exóticos (Diamante Gold, Diamante Sparrow, Bavette), aumentado a probabilidade de coincidência entre os períodos de reprodução de uma espécie e outra. O processo todo acontece da seguinte forma: coincidindo a postura de ovos do casal de exóticos e de um dos casais de Manon, substitui-se os ovos do Manon pelos da outra espécie. Graças a seu instinto, papai e mamãe Manon chocarão os ovos alienígenas como se fossem seus, sem descuidar dos filhotes durante todo o período de alimentação até chegarem à fase adulta. Convém, entretanto, dar uma chance aos pais verdadeiros de demonstrar sua paternidade: é sempre bom esperar que o casal exótico choque seus ovos por alguns dias, para que conserve um comportamento mais próximo da natureza. Se isso não ocorrer, então são transferidos para o ninho dos Manons, que como sempre, fazem o serviço sem exigir remuneração

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens: 10920
Pontos: 13497
Reputação: 662
Data de inscrição: 07/12/2010
Idade: 32
Localização: Espirito Santo do Pinhal - SP

http://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ajuda criaçao de manon

Mensagem por Lucas 96 em Ter 15 Mar - 8:27

muito obrigado por suas dicas machado e lucas.
o manon choca o ovo de qualquer especie?
obrigado..
nadscer


Lembre-se seu passaro deve viver, e não sobreviver Very Happy

Lucas 96
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens: 12
Pontos: 16
Reputação: 0
Data de inscrição: 09/03/2011
Idade: 17
Localização: Bragança Paulista

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ajuda criaçao de manon

Mensagem por Carol em Qua 16 Mar - 0:05

Olá, tenho um casal!
Eles chocam sim, mas eles tem que estar chocando..dai você retira os ovos dos manons e coloca os de outro pássaro!

Qualquer dúvida fala comigo que eu entendo um pouco de manons.


Bengalim do Japão (Manon) - Diamante Mandarim - Canário Belga - Azulão - Pintassilgo

Carol
Design
Design

Mensagens: 106
Pontos: 124
Reputação: 0
Data de inscrição: 10/01/2011
Localização: Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum