ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

criaão de tico tico esta proibida?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

criaão de tico tico esta proibida?

Mensagem por Joao victor araujo em Ter 20 Dez - 13:37

eu li em outro forum que a criação de tico tico esta proibida, é verdade? não pode criar nen anilhados?

Joao victor araujo
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 46
Pontos : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : navegantes sc

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: criaão de tico tico esta proibida?

Mensagem por Calixto Nascimento em Ter 20 Dez - 13:45

olha nao esta proibida e tem ate esse artigo muito bom para vc

O nome do tico-tico vem do tupi e deriva do seu canto. É abundante em clima temperado, como nas montanhas do Sudeste, até nos seus cumes mais altos, expostos a ventos fortes e frios; o habitat apropriado do tico-tico aumenta constantemente pelo desmatamento e drenagem, o pássaro torna-se facilmente sinantropo; penetra até nas cidades quando há ajardinamento suficiente.

Sua presença é notada no México, América Central, maior parte da América do Sul até a Terra do Fogo. Está em todos lugares do Brasil, menos nas densas e úmidas áreas florestais, especialmente na Amazônia. Também é conhecido como de Maria-é-dia e Maria-judia.



Características



Entre os traços interessantes do seu comportamento figura a técnica de esgravatar alimento no solo por meio de pequenos pulos.

Para remover a camada superficial de folhas ou terra solta que recubra o alimento, perscrutando o terreno à sua frente pulam, verticalmente, até 4 vezes consecutivas sem alterar a posição das pernas e esgravatando o chão com ambos os pés jogando para trás o material impeditivo.

A tendência de executar tal movimento é tão forte que mesmo quando come algo sobre uma superfície limpa pula da mesma forma. Também, costuma atacar revoadas de cupins.

Freqüentemente seu ninho é parasitado pelo Chopim (Molothrus bonariensis), que põe seus ovos para serem incubados e os filhotes criados pela fêmea de Tico-tico.

Os jovens estabelecem territórios entre o 5º e o 11º mês de vida.

Tamanho: Pode chegar a 15 cm

Cores tipos ou Variedades: Tem cor marrom e mostra três listas pretas longitudinais na cabeça, com nuca cor de ferrugem. O dorso é marrom e preto, listado, e a garganta é branca.

A distribuição das cores é a mesma no macho e na fêmea.

Filhotes que já abandonaram o ninho, mas, ainda são alimentados pela mãe. Quando jovens não possuem as faixas na cabeça, sem a nódoa preta ao lado do pescoço e sem o colar vermelho, possuindo manchinhas negras no peito.
Tempo de vida natureza e ou cativeiro: Sabe-se que, se bem tratado, em ambiente limpo e alimentação adequada, vive mais em cativeiro do que em liberdade.

Canto: É um dos pássaros mais conhecido e admirado em todo Brasil. Apresenta um canto noturno bem diferente do diurno. Melodia de 4 a 5 assobios claros e bem pronunciados; o fraseado e o timbre do canto variam conforme a população e a região. Os jovens machos começam a cantar com cerca de 6 meses de idade.

Canto noturno e canto de susto: Ao cair a noite emite um canto diferente, forte, caracterizado por prolongamento e acentuação das últimas notas.

O canto noturno causa impressão tão diferente do canto diurno que o leigo no assunto pode tomá-lo por vocalizaçõa de outra espécie de pássaro.

O canto noturno ocorre de dia em situação de extremo susto, sendo produzido uma vez só, com todo o vigor.

Alimentação



Especialização considerada como uma evolução recente, com adaptação vantajosa para o consumo de sementes que são, muitas vezes, extremamente amargas. De hábitos rasteiros, aos pulinhos, alimenta-se de sementes e insetos.

Sementes: Nas Agro-pets, existem misturas especiais para Tico-tico; ocasionalmente dê pequenas porções de painço português ou senha.

Rações: Fornecer diariamente, ração especial para Tico-tico, a base de amendoim, encontrada nas Agro-pets.

Água: Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo, nunca forneça água gelada aos pássaros.

Areia: Facilmente encontrada em lojas especializadas em aves, a areia deve ser limpa, esterilizada, podendo ser fornecida junto com um complexo mineral.

Alimento vivo: Até 20 larvas do "besouro-de-amendoim" por dia, para fêmeas com filhotes.

Farinhadas especiais são recomendadas na época de reprodução.

Sementes: Alpiste, Painço e Senha

Frutas: Laranja Lima



Comportamento


São encontrados solitários, aos pares e em grupos homogêneos. Durante a reprodução vivem estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território, que o macho defende energicamente contra a aproximação de outros machos de sua espécie.

Quando são perturbados no ninho, as vezes, os adultos tentam atrair o intruso para longe do ninho, correndo no chão e fingindo estarem feridos.

Confinamento


Em gaiolas com 30 cm de comprimento x 35 cm de altura x 25 cm de largura.

Reprodução



Reprodução: Atingem a maturidade sexual aos 10 meses. Em liberdade, faz seu ninho no chão, tipo uma tigela aberta e rala, feito de capim seco e raízes. A fêmea bota de dois a cinco ovos, que são esverdeados com uma coroa de salpicos avermelhados no pólo obtuso.

Porém, sofrem pesadas perdas de sua própria prole, pois o Chopim, uma ave parasita, retira os ovos do ninho do tico-tico e põe os seus. Quando nascem os filhotes, pode-se ver a fêmea do tico-tico dando comida no bico aos filhotes do Chopim, bem maiores que ela, com a mesma dedicação com que alimenta seus próprios filhos. Em determinadas regiões, a pressão exercida chega a ser tão grande que o tico-tico chega a ser totalmente eliminado.

Identificação: A distribuição das cores é a mesma no macho e na fêmea; possuem cor marrom e mostra três listas pretas longitudinais na cabeça, com nuca cor de ferrugem. O dorso é marrom e preto, listado, e a garganta é branca.

Gaiolas & Ninhos: Gaiolas com 60 cm de comprimento x 35 cm de altura x 25 cm de largura, com divisória para separar a fêmea dos filhotes no momento certo. O ninho é tipo taça, feito em arame e bucha vegetal, com 6,5 cm de diâmetro e 4,5 cm de profundidade, com forração de fibra de sisal, crina de cavalo e raiz de capim.

Acasalamento: Primavera e verão.

Postura & Nascimento: De 2 a 3 posturas por temporada; de 3 a 5 ovos por postura; incubação de 13 dias, podendo separar os filhotes da mãe, dos 35 aos 40 dias de idade.

Alimentação: Farinhada a base de ovo cozido, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja; até 20 larvas do "besouro-de-amendoim" por dia, para fêmeas com filhotes; Papa de frutas cristalizadas.

Outras informações relevantes:

Água: Filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.
Areia: Limpa, esterilizada, podendo ser fornecida junto com um complexo mineral.

Alimento vivo: Oferecer até 20 larvas do "besouro-de-amendoim" por dia, para fêmeas com filhotes.

Farinhada I: Para fêmeas em reprodução = mistura de 50% de fubá grosso de milho e 50% de ração de postura para Codorna.

Farinhada II: Para fêmeas com filhotes e pássaros na época de muda = mistura a base de ovo cozido, flocos de milho pré-cozidos e farelo de soja.

Papa de frutas cristalizadas : Encontrada nas Agro-pets

fonte:http://ariel-passaros.spaceblog.com.br/318065/TICO-TICO/


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
CRIADOR SIM CAÇADOR NÃO

Calixto Nascimento
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert

Mensagens : 1034
Pontos : 1244
Reputação : 37
Data de inscrição : 26/11/2011
Idade : 20
Localização : curitiba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum