Curio praia classico (notas de canto) - Página 3
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Curio praia classico (notas de canto)

+9
Alvarenga
alvrim
Antonio Alfredo Pimão
Bruno_RJ
johnatan
Lucas Santos
SANDRO SANTOS
Anthony Thell
Agenor B S Jr
13 participantes
Ir para baixo
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Curio praia classico (notas de canto) - Página 3 Empty Curio praia classico (notas de canto)

Seg 28 Fev - 11:48
Relembrando a primeira mensagem :

Curio praia classico (notas de canto)



Bom dia

O canto praia grande classico como o nome ja diz apareceu no litoral sul paulista na cidade de praia grande. no inicio dos torneios nos anos 50 este canto ainda nao era comentado ou valorizado.


Os pássaros mateiros possuiam apenas quatro notas em seus cantos e alguns seis  notas, mas no inicio dos anos 60 um curio caçado na cidade de ana dias que fica na regiao de Peruibe mudou toda a historia dos curios, a cidade de ana dias na verdade é uma vila aonde se mantem quase intacta ate os dias de hoje pois a estaçao de trem santos jundiai deixou de funcionar deixando esta vila no esquecimento, me lembro quantos hippies frequentavam a região no inicio dos anos 70. " que tempo bom que nao volta nunca mais!!!" todos eramos adeptos ao camping e a harmonia era perfeita.


O curio ana dias era na verdade um negaça, passaro valente usado como chama para atrair outros ao alçapão. com otima voz da região (Acordes de violino)mais a grande inteligencia aprimorou-se e mudou seu canto.  uma pessoa conheceu o ana dias e o comprou o levou para São vicente e la o ana dias ouvindo outros curios ja com as notas do clássico da época na PAREDE foi associando ao seu canto as notas de outras localidades como o quim quim tue tue nota de itanhaem  e praia grande. como ele era na verdade um repetidor imitou os mestres e se tornou o primeiro  super clássico por superar os mestres, sendo que tinha no seu canto o ti tu i té té de inicio do canto.
Afinal o que é o canto praia clássico original mateiro ?
É uma seguencia de notas simples da região do litoral paulista que não se sabe ao certo aonde eram apanhados,mas deveria ser em um pequeno trecho e tambem é um canto muito similar ao paracambi que é mateiro sem nenhuma alteração expontânea.
As notas são:


quim quim
té té
ui ui 
tué tué
quim quim tói
té té
tué tué tué tué


Para confirmar estas analises é facil, entre no youtube e ouça o curio mateiro Pacha ll e brilhante e tambem podem comprar no mercado livre o compact disc de vinil do Canto do  Curio gravado por Johan Dalgas Frisch de 2 curios mateiros classicos em 1968 (de propriedade de Nelson Machado Kawall ) isto é antes do aparecimento do curio Ana dias.


Na primeira gravação do LP de 1971 de propriedade do SR. Licinio Hilmar de Oliveira Arantes o canto era assim.
Super Classico por que tem mais notas que os outros.


ti tu i
té té
quim quim 
té té
ui ui
tué tué
quim quim tói
té té
tué tué tué.


era isso no inicio do praia grande super clássico, mas estou vendo tanta coisa sendo falada na net que resolvi escrever estas linhas,parem se inventar coisas, o canto dos curios são coisas da natureza ninguem inventou nada como querem afirmar. Em algum ponto do litoral se caçavam os repetidores clássicos com certeza é a minha opinião.
O que mudou daquela época para cá?
É ai que a porca torce o rabo com tantas invenções e coisas nada haver, como viajam em imaginações.
Na gravação do LP 30 anos de um mestre em 1985, o proprietario do curio Ana Dias havia feito uma gravação em um aparelho de fita de rolo de 2 horas ininterruptas e ai tirou as melhores passagens e produziu este novo disco de vinil, e o que aconteceu? No LP foi observado que o ana dias tinha modificado sua forma de cantar, dizem que ele errou só que ficou melhor do que era antes e ficou a partir dai oficializado como padrão Praia Grande Super Classico com entrada longa.
Como todo mundo sabe é assim


ti tu i
té té
quim quim tói
té té
tué tué tué
quim quim
té té
ui ui
tué tué
quim quim tói
té té
tué tué tué tué


comparando com a primeira gravação de 1971 vera que a diferença é grande mas foi ao acaso e não intencional como afirmam quem não entende o processo.
 

A história de como tudo isto começou

"Tem esse nome porque foi capturado em 1956,na cidade de Ana Dias,Município de Itariri no litoral sul de São Paulo.O inigualável curió,que emocionou aos amantes do canto Praia Grande na categoria superclássico, pela perfeição do seu canto em melodia, harmonia e riqueza em notas musicais, teve o seu primeiro disco gravado em 1969 e é o canto preferido pela grande maioria de curiozeiros.Tornou-se também,o canto padrão oficializado pela Federação Brasileira dos Criadores de Pássaros. Com regulamento próprio,rege todos os torneios que se realizam pelos clubes filiados"  contado por  Olivio Nishiura detentor do direitos autorais do ana dias.

Na minha opinião
não houve nenhuma interferencia humana e nem laboratório ou computação(nem existia),era anos 60 e nem televisão a maioria não tinha.

os curios mateiros cantavam com notas diferentes de acordo o lugar aonde eram capiturados entre paranagua a guaruja.
pela sp-55 a Pedro Taques que vai do trevo de cubatão até peruibe onde se concentrava as caçadas e se encontrava as notas principais do canto praia.
Os passaros de certas regiões tinham facilidade em encartar o canto praia clássico.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


As notas e suas regiões


ti tu i -tua tua  (ITARIRI) fica ao lado de Ana Dias
quim quim-tua tua (PRAIA GRANDE) até uma época quim quim foi considerado defeito
uil uil-té tué  (SAMARITÁ)
quim quim-tué tué (PEDRO TAQUES)
uíl uíl-té tué    (JURUBATUBA)

a pronuncia de tua tua e tué tué se diferenciam de região para região
----------------------------------------------------------------------------------

As notas de canto são.

                                  Entrada de canto


ti tu i   ( deriva-se do canto do tico-tico que tem demais na região ti tuil til til til (Itariri)
té té
quim quim tói          (não existe nem nunca existiu defeito quim tói e sim passagem lisa)
té té
tue tue tue           (   batidas de praia grande sem essa nota não é praia)


                       Modulo de repetição


quim quim
té té
ui ui     (nota semelhante  a alteada rhuíl rhuíl dos mestres juruba( chupada para dentro)
tué tué
quim quim tói
té té
tué tué tué
----------------------------------------------------------------------------------

Como podem perceber era horrivel um canto de quatro notas mas existiu passaros maravilhosos em repetiçao e o caso do maraja que mesmo nao sendo classico cantava 1min e 40 seg. foi gravado um disco de vinil compacto e foi tocado ate na bbc de londres como campeão mundial para o mundo inteiro ouvir.  o ana dias aprimorou o canto do maraja somando a nota de samarita e dando seguencia na melodia.   


as notas de samarita sao de passaros originarios da cidade de samarita e os passaros apanhados na regiao do rio jurubatuba tinham esta nota em seus cantos e como la haviam corredeiras e cachoeiras cantavam bem alto. isto que eu escrevi aqui nao deve ser a verdade absoluta mas em minhas pesquisas foi o que de mais obvio que consegui por que ninguem escreveu o inicio deste processo.
O canto clássico ja existia antes do ana dias imita-lo tenho um vinil gravado antes dele aparecer.
o tempo passa e eu posso dizer o oposto do que eu disse antes
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
o Ana Dias tinha o ti tu i na entrada e voz superior aos outros,e viravam no primeiro canto.


Relatos de  pessoas de mais de setenta anos de idade me contaram histórias que somando cheguei a estas conclusões.
hoje é 28/02/2011 que este relato fique para sempre na internet para que futuras geraçoes compartilhem como foi o passado e o presente,como evoluem os passaros e o ser humano .
hoje 22/11/16 estou ouvindo os tico tico cantando aqui em Itapecerica da serra e tenho a leve impressão que é TI TU I  TÉ TÉ (nunca tinha ouvido tico com este canto) coincidencia ou não acho que foi dai que saiu para o canto do Ana Dias, que podemos fazer varias suposições de como seria seu canto original.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]





     Obrigado  Agenor































Última edição por Agenor B S Jr em Dom 25 Out - 15:08, editado 25 vez(es)

claudio alonso
claudio alonso
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 83
Pontos : 94
Reputação : 3
Data de inscrição : 05/01/2013
Idade : 50
Localização : salvador

Curio praia classico (notas de canto) - Página 3 Empty Re: Curio praia classico (notas de canto)

Qui 10 Jan - 14:16
olá caro amigo eu tenho um curió que é filho do mascara negra adiquirir no curió e cia ele está com 2 anos de idade e tenho reparado no canto dele que ele usa mais as batidas tué tué tué isso é normal ? e o canto dele não é + de 15 segudos. um abraço.


Claudio Alonso
Rmarino
Rmarino
Passarinheiro Intermediário
Passarinheiro Intermediário
Mensagens : 380
Pontos : 496
Reputação : 24
Data de inscrição : 12/12/2012
Localização : Sp

Curio praia classico (notas de canto) - Página 3 Empty Re: Curio praia classico (notas de canto)

Qui 10 Jan - 17:06
Parabens Agenor, Otima materia.
Abraço
Márcio Mendes Criador
Márcio Mendes Criador
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado
Mensagens : 732
Pontos : 802
Reputação : 62
Data de inscrição : 07/03/2014
Localização : RJ

Curio praia classico (notas de canto) - Página 3 Empty Re: Curio praia classico (notas de canto)

Qui 27 Nov - 13:35
Agenor, não tinha lido ainda esse tópico, posso afirmar que é a informação mais completa que já li no fórum, está de parabéns.

Para se conhecer a história do praia só que na familia tem um pai ou avo que tivessem conhecimento, como nasci numa familia que cria curió desde a época de viveiros abertos para reprodução, escutei inumeras vezes história muito parecidas com a que li, o que mostra que se tem um fundo de certeza nas informações.

PARABÉNS pela sua dedicação e conhecimento adquirido!
Agenor B S Jr
Agenor B S Jr
Moderador Silvestres
Moderador Silvestres
Mensagens : 1153
Pontos : 1358
Reputação : 115
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : sao paulo

Curio praia classico (notas de canto) - Página 3 Empty Re: Curio praia classico (notas de canto)

Dom 30 Nov - 20:04
boa noite 

para quem não leu, isto aqui é o tal quim tói

relendo este tópico

em primeiro lugar escrevi o quanto os passaros evoluiram,mas o ser humano kkkkkk uma lastima,anda para tras.

explicando melhor o canto praia classico a primeira providencia e decorar as notas do canto para poder acompanhar o passaro para se saber aonde ele esta errando,para isso ouça o curio-oke no youtub e treine até saber de cor pois ninguem consegue cantar uma musica sem saber a letra.

notas da entrada de canto, é o inicio de uma cantada

ti tui ui

té té

quim quim tói

té té

tué tué tué

notas da segunda estrofe para repetição

quim quim

té té

ui ui

tué tué

quim quim tói

té té 

tué tué tué

quim quim

té té

ui ui

tué tué

quim quim tói

té té

tué tué tué

quim quim

té té

ui ui 

tué tué

quim quim tói

té té

tué tué tué tué

esta é uma cantada de tres samaritas (ui ui) e portanto é sete repetições contando com a entrada de canto.

se o curio não apresenta a nota de samarita é considerado canto liso.ex

ti tui ui

té té

quim quim toi

té té

tué tué tué

quim quim

té té

ui ui

tué tué

quim quim tói

té té 

tué tué tué tué


quim quim tói

té té 

tué tué tué tué

quim quim tói

té té 

tué tué tué tué

se o passaro não cantar estas em vermelho ele sera considerado praia liso e algumas pessoas começaram a chamar este defeito de quim tói por que o passaro repete varias vezes esta nota confundindo varias pessoas por dizerem que quim tói é um defeito,mas na verdade defeito é a repetição dela com a falta do samarita.



Última edição por Agenor B S Jr em Qui 10 J


Última edição por Agenor B S Jr em Dom 13 Dez - 17:26, editado 1 vez(es)
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17298
Pontos : 21935
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Curio praia classico (notas de canto) - Página 3 Empty Re: Curio praia classico (notas de canto)

Dom 30 Nov - 23:51
Excelente este Tópico é uma parte tecnica que poucos entendem e precisa de um ouvido pra ouvir show !!!


Vamos que vamos !


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos