ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Canario belga .. aprendizado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Canario belga .. aprendizado

Mensagem por Eduardo Machado em Sab 8 Out - 16:34

Relembrando a primeira mensagem :

Com belas cores e talento para cantar, o passarinho pode ser uma boa fonte de lucros. Ou uma interessante terapia

Texto João Mathias
Consultor Fabio Morais Hosken*

Existem mais de 400 cores de canários reconhecidas no mundo. Mas é a amarela, da linhagem belga, a mais popular por aqui. A busca por novas e diferentes tonalidades e combinações é um dos principais objetivos de boa parte dos criadores, que também se interessam pela definição do porte do pássaro. Apresentação em exposições e melhoramento genético da raça são outras finalidades da criação comercial do canário, que ainda desperta a atenção pelo seu belo canto.

A origem do canário-belga é, obviamente, a Bélgica. No entanto, apenas a linhagem a que ele pertence é que veio de lá, pois os antepassados dos exemplares dessa e de outras variedades têm raízes nas ilhas Canárias, um arquipélago do Atlântico junto ao continente africano. Os canários-do-reino, por exemplo, são da mesma espécie do belga, mas ganharam essa denominação por que as aves costumavam chegar ao Brasil vindas do 'reino' de Portugal. Já o canário-da-terra, sim, faz parte de uma outra espécie, nativa do Brasil.

Pertencente à família dos Fringilídeos, o canário-belga mede entre 14 e 15 centímetros da ponta do bico à extremidade da cauda. A cabeça é pequena e estreita, as pernas longas, o peito arredondado e cheio. A plumagem é compacta e lisa, sem frisos. Como é um animal de origem estrangeira, a criação não precisa de autorização do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O canário não dá trabalho. Exige pouco espaço, e sua criação pode ser mantida na cidade ou em áreas rurais, servindo até como terapia para algumas pessoas. Entretanto, como é pequeno e frágil, demanda cuidados no manejo. Quando em grupo, os pássaros podem ser acomodados em viveiros; casais podem ficar em gaiolas separadas. As gaiolas mais recomendadas são as de arame galvanizado, que podem ser encontradas facilmente no varejo.

Apesar de vulneráveis a doenças respiratórias, os canários logo se curam se prontamente tratados com medicamentos vendidos em lojas especializadas. Mas é preciso separar o pássaro doente, no caso de enfermidades mais prolongadas. É recomendável manter limpo o local de criação e fora do alcance do sol e do vento. Para evitar acúmulo de sujeira e falta de ventilação, mantenha a posição da gaiola a dois centímetros da parede.

Raio X

CRIAÇÃO MÍNIMA: três casais
INVESTIMENTO INICIAL: 1.400 reais (aves, gaiolas e equipamentos)
RETORNO: 18 meses
REPRODUÇÃO: três posturas por ano, cada uma com quatro crias em média
Mãos à obra:---

INÍCIO - comece a atividade com apenas três casais de canários-belgas (320 reais cada casal) e com a finalidade da criação definida. Se, por exemplo, a intenção for participar de concursos e exposições, é indicado escolher pássaros com cores predeterminadas. No entanto, seja qual for o interesse pela criação, os canários devem ser saudáveis, jovens, com plumagem brilhante, pés sem inchaço e respiração silenciosa. Uma gaiola para cada casal é o suficiente, mas é bom adquirir mais unidades de reserva para os futuros filhotes.

AMBIENTE - o local de criação precisa ser bem arejado e contar com boa incidência de luz. Recomenda-se manter a temperatura em torno de 25 graus e a umidade relativa do ar a 60%.

GAIOLAS - as medidas adequadas para as gaiolas são 80 x 50 x 60 centímetros. Os modelos retangulares, com mais espaço, são os mais indicados. Devem possuir suportes do lado de fora para encaixar bebedouros e comedouros. Do lado de dentro, devem ter uma grade vertical removível, para separar o macho da fêmea fora do período de cruzamento. É importante que o piso seja uma grade sobressalente sob uma bandeja, que pode ser forrada com papel absorvente ou com folhas de jornal, o que torna a limpeza mais prática.

ACESSÓRIOS - os poleiros devem ser de madeira, com ranhuras e elípticos, com dez a 12 milímetros de diâmetro e ligeiramente achatados. Para os bebedouros e comedouros, escolha os do tipo meia-lua. Utilize três comedouros, pois os canários fazem três refeições diferentes durante o dia. Evite o acúmulo de sujeira nos bebedouros com lavagem diária, utilizando bucha e água corrente.
HIGIENE - limpe diariamente as gaiolas e troque o forro do piso. Desinfete os poleiros e retire todas as fezes da gaiola, pois sua presença pode causar coccidiose, doença que leva a mortalidade elevada no plantel. A umidade excessiva, bem como correntezas de ar, pode causar problemas e doenças respiratórias.

ALIMENTAÇÃO - para alimentar o canário-belga não há muito segredo. Ovo cozido, couve, almeirão, alpiste e também ração balanceada podem ser oferecidos na primeira fase da vida. Ração especial para os filhotes pode ser encontrada no varejo. Abasteça os comedouros para que os pais mastiguem e, em seguida, regurgitem essa pasta na garganta dos passarinhos.

REPRODUÇÃO - o período entre agosto e dezembro é o mais propício para a reprodução, cujo ciclo demora cerca de um mês. Os canários chegam a gerar até oito filhotes nessa época. As fêmeas gostam de fazer ninhos para as crias, por isso coloque fios de estopa ou aniagem ao alcance delas. A grade divisória da gaiola pode ser removida logo que a canária iniciar a montagem do ninho. Assim que forem chocados os ovos, troque o ninho para impedir que fungos e piolhos se alojem no material.

Boa sorte na Criação [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Última edição por CRIADOR MACHADO em Sab 8 Out - 17:53, editado 1 vez(es)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Pontos : 17744
Reputação : 1049

http://www.criadoresdepassaros.com

Re: Canario belga .. aprendizado

Mensagem por ULISSES OLIVEIRA em Ter 14 Fev - 18:46

Pessoal, adquiri dois canarios pelo porte, sem ver os distintos cantarem. Quando chegou em casa, colocando junto dos outros notei que ambos estavam com Gôgo. Tentavam cantar mas não saía canto. Qual a melhor maneira de tratar???? Para um deles fui dar KARABÈ e a ave rejeitou o remédio e caiu nas penas. Resultado? A ave tá com a cabeça despenada. Qual o melhor tratamento? Qual o melhor remédio que produz efeitos mais rápido? Um abraço a todos.

Ulisses Oliveira

Betim-MG

ULISSES OLIVEIRA
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 6
Reputação : 0

Mensagem por FERNANDA PAULINO em Ter 14 Fev - 20:13

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Pessoal, adquiri dois canarios pelo porte, sem ver os distintos cantarem. Quando chegou em casa, colocando junto dos outros notei que ambos estavam com Gôgo. Tentavam cantar mas não saía canto. Qual a melhor maneira de tratar???? Para um deles fui dar KARABÈ e a ave rejeitou o remédio e caiu nas penas. Resultado? A ave tá com a cabeça despenada. Qual o melhor tratamento? Qual o melhor remédio que produz efeitos mais rápido? Um abraço a todos.

Ulisses Oliveira

Betim-MG

AMIGO CRIE UM NOVO TÓPICO COM SUA DÚVIDA. Very Happy

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] FERNANDA PAULINO. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

FERNANDA PAULINO
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 556
Reputação : 9

Mensagem por julionepo em Dom 18 Mar - 15:17

grande topico,ajuda a todos nós

vale[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

julionepo
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Pontos : 195

Mensagem por Guilherme madureira em Qui 12 Jul - 11:43

Gostei.

Guilherme madureira
Passarinheiro Intermediário

Pontos : 345
Reputação : 12

http://www.facebook.com/pages/Canaril-Madureira/579039505458557?

Mensagem por bruninhofg em Qua 19 Set - 18:03

baita terapia otimo jeito de perder o stress e escutalos cantando ou ver seu trabalho dando frutos muito legal.todos devem ter pelo menos um em casa

bruninhofg
Passarinheiro Avançado
Passarinheiro Avançado

Pontos : 558
Reputação : 19

Mensagem por alexandresouza em Sex 7 Dez - 23:57

estou comesando agora vou ter minha primeira ninhada !!

alexandresouza
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 4

Mensagem por Eduardo Sousa em Ter 8 Jan - 10:35

Minha belga boltou 4 ovo eo macho ainda ta galando ela o q eu faço ?????????????????

Eduardo Sousa
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 1

Mensagem por Germano G. Pereira em Ter 8 Jan - 17:33

Bem claro o tópico.

Germano G. Pereira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 2

Mensagem por Weberton da Silva Pereira em Sex 11 Jan - 15:02

Eu adoro meus canarios, tenho um casal e eles ja reproduziram uma ninhada de três filhotes!!! Mas quando é que os machos começam a cantar? Espero respostas!!!!Boa tarde para todos!!

Weberton da Silva Pereira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por José Carlos jubainski em Dom 10 Fev - 20:52

òtimas informações amigo,são informações simples mas que fazem muita diferença ao iniciar uma criação,eu não tive essas informações e demorei para ter sucesso na minha criação[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]...

José Carlos jubainski
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 52
Reputação : 3

Mensagem por petrus em Sex 15 Fev - 17:18

Pena que tive a curiosidade em ler sobre esse artigo tarde demais. infelizmente hoje perdi o meu canário macho! ele cantava muito e depois do processo de namoro coloquei junto a fêmea. como brigavam muito eu os separei... na outra gaiola ele ficou um pouco triste, parou de cantar mais eu achava que isso era normal. e acho que pelo visto isso foi fatal para o meu amigo. ele teve o que se chama peito seco... estou preocupado com a fêmea que fica piando commuita intensidade. o que fazer?

petrus
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por petrus em Sex 15 Fev - 17:34

Pena que tive a curiosidade em ler sobre esse artigo tarde demais. infelizmente hoje perdi o meu canário macho! ele cantava muito e depois do processo de namoro coloquei junto a fêmea. como brigavam muito eu os separei... na outra gaiola ele ficou um pouco triste, parou de cantar mais eu achava que isso era normal. e acho que pelo visto isso foi fatal para o meu amigo. ele teve o que se chama peito seco... estou preocupado com a fêmea que fica piando commuita intensidade. o que fazer?

petrus
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

canarios

Mensagem por luciano araujo em Dom 17 Fev - 22:24

estol com duvida a amilha canaria esta mudondo poso cruza

luciano araujo
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 3

Mensagem por marcio b andrade em Seg 11 Mar - 9:34

Crio um canário que já estava cantando, porém comprei outro coloquei no mesmo ambiente daí em diante ele não cantou mais. O que fazer??

marcio b andrade
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

ja comecei minha criaçao tenho dois casais

Mensagem por denison herman em Dom 17 Mar - 10:20

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Muito bom.
Acho que vou adquirir um casal e começar minha criação também.

denison herman
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

mais qual o macho reodutor ou filhotes?

Mensagem por denison herman em Dom 17 Mar - 10:25

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Eu adoro meus canarios, tenho um casal e eles ja reproduziram uma ninhada de três filhotes!!! Mas quando é que os machos começam a cantar? Espero respostas!!!!Boa tarde para todos!!

denison herman
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

separa os canarios e da vitamins pra ele

Mensagem por denison herman em Dom 17 Mar - 10:29

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Crio um canário que já estava cantando, porém comprei outro coloquei no mesmo ambiente daí em diante ele não cantou mais. O que fazer??

denison herman
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Rodrigo Bigua em Sex 29 Mar - 16:20

Filhotes nascem aleijados, isso é cruzamento de irmãos, vc não pode acasalar se eles for irmãos... Peito seco, vc não pode deixar a gaiola encostada em parede de reboco que esteja com algum furo ou quebrada, eles bicam ali, comem Cal do reboco, e da o tal peito seco. Outra coisa, aquelas rações compradas em armazem ou super-mercado que vem embaladas tbm ajudam para o tal peito seco, compre só em agropecuarias, a varejo... [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Rodrigo Bigua

Pontos : 299

Mensagem por douglasacci em Dom 7 Abr - 22:40

Muito bom, simples e pratico, estou começando a escolher entre criadores os meus casais, pretendo começar com 3 a 4 casais acho que de inicio ta bom, sei que não e tão facil assim mais com essas dicas ja vão ajudar bastante e o resto vamos pesquisando no forum, este site e show parabens.

douglasacci
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 49

Mensagem por dan passarinheiro em Ter 9 Abr - 19:43

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Otimo tópico Machado , meus parabens , para mim esse tópico deveria se tornar FIXO pois é de grande ajuda para quem pretende começar a criação !

dan passarinheiro
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 16

Mensagem por marconi rubens em Qua 24 Abr - 7:57

Parabens este topico esclarece bastante duvidas basicas e ajuda a nos iniciantes!!!

marconi rubens
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 38

Mensagem por Ivair Izidoro em Qui 2 Maio - 21:22

Olá pessoal estou começando minha criação esses ano estou com um trio estou com 1 fêmea belga e 1 fêmea com topete e 1 macho, não vejo a hora de chegar agosto e colocar todos juntos, Excelente post e excelente fórum mta informação de qualidade para leigos como eu que estou começando

Parabens

Ivair Izidoro

Pontos : 284
Reputação : 30

Mensagem por elcio em Qui 20 Jun - 10:18

Belo tópico! Me tire algumas duvidas por favor, eu não tinha intenção de reproduzir belgas,mas eu comprei outro belga (filhote) como macho, mas com o tempo começou a se abaixar quando o outro cantava, então juntei os dois nasceram quatro filhotes, pois bem os dois estavam pendurados na minha varanda (reproduziram em uma gaiola comum de madeira) só que quando ela colocou o primeiro ovo me empolguei e com prei uma estante de reprodução com 3 gaiolas duplas(com divisória), comprei mas duas fêmea vermelho Nevada e dois machos cobre!
Agora vai meu problema!
Minha casa tem duas varandas que posso criar pássaros mas a que posso botar essa estante corre muito vento tenho um quarto vazio que posso usar, mas não é arejado nem é claro, eu pensei em proteger as laterais da estante!
Alguém pode me ajudar?
OBS.: não fiz outro tópico pq estou me baseando nesse achei que seria o correto.
Desde já. Agradeço

elcio
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 10

Mensagem por marcelo_passarinheiro em Sab 17 Ago - 9:44

Parabéns pelo tópico Very Happy

marcelo_passarinheiro