O Tico Tico, cujo nome científico é Zonotrichia Capensis
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr 2024 - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr 2024 - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr 2024 - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr 2024 - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr 2024 - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr 2024 - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr 2024 - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr 2024 - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17298
Pontos : 21935
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

O Tico Tico, cujo nome científico é Zonotrichia Capensis Empty O Tico Tico, cujo nome científico é Zonotrichia Capensis

Ter 14 Mar 2017 - 15:02

O Tico Tico, cujo nome científico é Zonotrichia Capensis



O Tico Tico, cujo nome científico é Zonotrichia Capensis, é uma ave tão popular quanto o Pardal aqui no Brasil, sendo facilmente encontrado em áreas urbanas, especialmente as que ainda não possuem grandes populações de Pardal. O Tico Tico possui diversos nomes regiões, também sendo conhecido por maria judia, salta caminho, jesus meu deus, titiquinha, ticão, gitica, mariquita tio tio, tiquinho, toinho e piqui-meu-deus. Ele pode ser encontrado em uma grande variedade de habitats, desde o extremo sudeste do México até a Terra do Fogo, evitando apenas florestas muito densas. O Tico Tico é um dos pássaros mais “atacados” pelo Chupim, que é famoso por botar seus ovos no ninho dos Tico Ticos.


O Tico Tico, cujo nome científico é Zonotrichia Capensis Saiba-Tudo-Sobre-o-Tico-Tico


Características Físicas do Tico Tico



O Tico Tico mede de 13,5cm a 15cm de comprimento. Quando adultos eles ficam com um corpo compacto e atarracado, com a cabeça cinza com largas listras pretas que vão desde o início do bico até a nuca, e listras mais finas que passam pelos olhos e abaixo das bochechas, apresentando ainda um pequeno topete. Os lados da nuca e do peito são de uma cor cinza esbranquiçada e a parte superior é preta com listras amarelo-marrom. O bico é cônico e forte, com a garganta tendo a cor branca. Os filhotes de Tico Tico são mais pardos, com cores mais apagadas e sem as marcações dos adultos. Existem cerca de 25 a 29 subespécies.


Alimentação do Tico Tico



A alimentação do Tico Tico é basicamente composta por sementes e grãos, sendo que ele também pode comer insetos, como besouros, grilos, cupins e larvas, além de pequenas frutas. É possível vê-lo em bandos de alimentação compostos por diversas espécies, especialmente os locais aonde os seres humanos colocam sementes e quirela, de modo a atrair uma grande variedade de pássaros. O Tico Tico tem uma característica muito interessante durante a sua alimentação, ele normalmente dá “pulos”, de modo a retirar a folhagem do chão para ter acesso aos alimentos do solo. Até mesmo se estiver em um local liso e limpo, como uma laje de cimento, eles costuma fazer tal ato.


ACASALAMENTO DO TICO TICO



A época de reprodução do Tico Tico normalmente acontece quando a disponibilidade de alimentos é grande, ou seja, na época das chuvas, portanto pode variar muito conforme a localização do pássaro. O ninho é no formato de taça, sendo feito de material vegetal seco e forrado com gramíneas finas, ficando a poucos metros do chão. A fêmea põe de 2 a 5 ovos de cor verde azulado, com algumas manchas marrom-avermelhadas no topo. Os ovos serão incubados pela fêmea durante 12 a 14 dias e ela contará com a ajuda do macho na alimentação dos filhotes, que permanecem no ninho por cerca de 2 a 3 semanas. A reprodução do Tico Tico na natureza sofre com os ataques do Chupim, que aproveitam um momento de distração dos pais para poder botar o seu próprio ovo no ninho de Tico Tico, deixando toda a tarefa de chocar e alimentar os filhotes para os “pais adotivos”.


O Canto do Tico Tico



O Tico Tico é famoso por suas diversas vocalizações, que têm sido intensamente estudadas desde os anos 1970 por diversos especialistas nos Estados Unidos. O pássaro apresenta um canto noturno, que é muito diferente do canto normal, que é produzido quando o pássaro fica muito assustado. Para baixar o canto basta acessar clicar com o botão direito do mouse em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha onde o áudio será salvo.


Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos