Bigamia - Manejo de Canários Belgas
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Face
Ir para baixo
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Bigamia - Manejo de Canários Belgas  Empty Bigamia - Manejo de Canários Belgas

Dom 26 Fev - 19:19
Bigamia e seus mitos e suas verdades.

Há vantagens e desvantagens com a bigamia ou poligamia.

Vantagens:

Pode-se ter um melhoramento do plantel de uma forma "barata", como assim?

Você adquire poucos exemplares de qualidade, ou apenas um macho excelente e algumas fêmeas boas, ao invés de por exemplo adquirir 3 casais excelentes, basta 2 ou 3 fêmeas boas e um macho espetacular.

Isso também é uma forma de padronizar o plantel, um melhoramento significativo de filhotes mais homogêneos, resultando uma maior probabilidade de formação de quartetos para concursos.

Além do mais, a fixação da linhagem será mais rápida e efetiva, se tratando de melhoramento genético consanguíneo.

Desvantagens :

Vejo apenas uma desvantagem, que é a manipulação do macho entre as gaiolas.

Mas ai entra uma questão : Qual a gaiola correta ?


Gaiola:

Para facilitar uma bigamia, existe a gaiola própria para bigamia, eu porém não tenho, uso aquelas gaiolas de 6 comedouros com a lateral removível, em que isso me facilita?

Bom, para fazer uma bigamia com essas gaiolas, vou precisar de uma gaiola e meia, então coloco o macho entre as duas fêmeas, já em meados de junho e os deixo até final de julho, com isso as 2 fêmeas se familiarizam com o macho e o aceita mais facilmente.

Minha estante de gaiolas é formada por quatro gaiolas de 6 comedores por prateleira.
como mostra a figura abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Assim divido as gaiolas assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sendo 02 machos para 04 fêmeas, basta tirar a divisória para o macho galar a fêmea.

Agora entra outra questão.

Quando tirar o macho da fêmea?

Bom, qualquer texto que você leia sobre bigamia, lá vai falar que se deve mudar o macho 2 ou 3 vezes por dia. Porem, assim como eu, muitas pessoas não podem dedicar tempo todo para os canários, então o que eu fiz, deixo o canário com a fêmea até ela botar 4 ovos o que geralmente leva em torno de 4 dias, ou seja, se macho e fêmea estiverem na condição de namoro por vários dias e no momento da junção, ambos estiverem prontos, na hora já acontece o acasalamento, dessa forma com menos de 2 dias a fêmea já estará botando. 

Independente disso, espero a fêmea botar quatro ovos e espero mais 1 dia caso ela bote mais 1 ovo, mas já adianto que 4 já está de bom tamanho.

Botado o quarto ovo, separo o macho com a divisória e retiro a divisória da outra fêmea e deixo com esta até que comece a nascer os filhotes da primeira fêmea, e depois volto na segunda fêmea quando ela estiver com os filhotes nascendo.

Ao final de 35 dias do nascimento dos filhotes da primeira fêmea, coloco os filhotes na repartição onde o macho estava (partição do meio) e os deixo com o macho, mas nessa altura a fêmea "um" vai estar pronta para botar, é nessa altura que o macho vai estar com ela e ao mesmo tempo alimentando os filhotes desta fêmea.

Com 50/60 dias esses filhotes da primeira fêmea já comem sozinhos, então os levo para a "voadeira" e coloco os filhotes da segunda fêmea no lugar onde os primeiros estavam. E o ciclo continua.

É um manejo correto?

Muitas pessoas tem várias opiniões, a minha opinião?Funciona, eu já fiz e deu certo.

Esse ano vou fazer com 3 fêmeas para um canário, espero que dê certo como com deu.

autor : Canaril Martins Basil 

copiado por Célia Maria Cayres 
CÉLIA MARIA CAYRES
CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE
Mensagens : 5966
Pontos : 8925
Reputação : 565
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 58
Localização : São Paulo

Bigamia - Manejo de Canários Belgas  Empty Re: Bigamia - Manejo de Canários Belgas

Qui 16 Mar - 16:36
Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !

Como fazer a bigamia com canário Belga?

Vale a pena ler !

CÉLIA
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos