ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Como Criar o Coleiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como Criar o Coleiro

Mensagem por Eduardo Machado em Qua 14 Set - 12:23

Como Criar o Coleiro

O Coleiro é um pássaro muito apreciado pelo seu canto e por isso é bastante procurado, para tanto é importante saber como criar o Coleiro, para que possa suprir a demanda pelos filhotes pássaros, evitando que os Coleiros que estão soltos na natureza sejam capturados por contrabandistas de animais. É muito importante que você tenha autorização do Ibama para iniciar uma criação de Coleiro em sua casa, caso contrário os seus pássaros estarão em perigo e você poderá perdê-los.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Melhor Época Para Criar o Coleiro

O período reprodutivo do Coleiro normalmente vai de outubro a fevereiro, nesta época, na natureza, o casal afasta-se do grupo e estabelece seu território, sendo que todas as tarefas, como por exemplo a confecção do ninho, ficam sob a responsabilidade da fêmea, ficando o macho com a atribuição de cantar para afastar outros Coleiros da área. Apesar de viver nos campos abertos, o casal de Coleiro acaba procurando por árvores da borda das mata para confeccionar o ninho, que é feito usando-se de gramíneas, raízes e outras fibras vegetais, sendo construído em forma de tigela rasa sobre arbustos a poucos metros do solo. Em cativeiro você poderá iniciar a reprodução do Coleiro na mesma época, fornecendo os materiais para a fêmea confeccionar o ninho.

Preparativos Para Criar o Coleiro

Para fazer a reprodução do Coleiro em cativeiro você poderá utilizar gaiolas de puro arame, com cerca de 60cm X 30cm X 35cm, de preferência com comedouros e bebedouros externos. O ninho para Coleiros é do tipo taça, com cerca de 6cm de diâmetro X 4cm de profundidade, podendo ser de bucha. Você pode fazer a aproximação do casal, colocando-os em gaiolas separadas, e quando a fêmea pedir gala, basta soltar o macho na gaiola da fêmea. Com o nascimento dos filhotes, a alimentação deverá ser reforçada.

Normalmente uma fêmea de Coleiro irá fazer de 3 a 4 posturas por ano, geralmente com 2 ovos, que são incubados por cerca 13 dias, assim cada fêmea chocará de 3 a 4 vezes por ano. Com cerca de 13 dias de vida os filhotes abandonam o ninho e após cerca de 35 dias, já estão aptos a comerem sozinhos. Caso tenha problemas com ovos gorados ou pouca vontade de reproduzir, você poderá ajudar o casal dando alguma destas vitaminas aqui. Com 01 ano, os filhotes de Coleiro já atingem a maturidade sexual, estando apto para iniciarem o processo de acasalamento. Após o nascimento dos filhotes você poderá colocar um bom canto de Coleiro para que eles possam aprender o verdadeiro canto tuí tuí.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 14468
Pontos : 17744
Reputação : 1049
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 34
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

http://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum