ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia?

Mensagem por Eduardo Machado em Qua 14 Set - 12:17

Criação de Trinca Ferro: Monogamia ou Poligamia?

Basicamente existem duas formas de reproduzir o Trinca Ferro, uma é a monogamia, que é o sistema onde há formação de um casal fixo, onde os dois ficam responsáveis por alimentar os filhotes. Já a poligamia é o sistema onde um macho é utilizado para cobertura de mais de uma fêmea, podendo chegar facilmente numa relação de 1 macho cobrir 5 fêmeas de Trinca Ferro. Este é um detalhe muito importante na criação de Trinca Ferro, mas qual será o melhor sistema, a monogamia ou poligamia?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

As principais vantagens da monogamia na criação de Trinca Ferro são que você terá menos trabalho com manejo reprodutivo, ou seja, menos gaiolas para trocar água, comida, limpar, e uma maior facilidade na alimentação dos filhotes de Trinca, uma vez que o macho também ajudará a fêmea a cria-los. As principais desvantagens são que exige gaiolas ou viveiros maiores para realizar a criação, ou seja, um maior espaço físico. Além disto corre-se um risco maior de agressão aos filhotes e o melhoramento genético deles será mais lento. Também vale lembrar que um macho terá filhotes com apenas uma fêmea, diminuindo assim a quantidade de filhotes produzidos por cada macho.

Já as principais vantagens da poligamia na criação de Trinca Ferro é que você poderá usar gaiolas menores, que ocuparão um espaço menor para criação. Você também terá uma maior produção de filhotes, pois com apenas um macho você poderá tirar 5 ninhadas por vez. Outro ponto interessante é a melhora genética dos filhotes, uma vez que você pode concentrar a reprodução no(s) melhor(es) macho(s) que você possuir, passando as suas melhores características para os filhotes. Como apenas a fêmea irá ficar na gaiola, haverá um menor risco de agressão aos filhotes. Como desvantagem podemos destacar um maior tempo dispensado para o manejo reprodutivo e também, dependendo da fêmea, você poderá ter que ajudar na alimentação dos filhotes de Trinca Ferro nos primeiros dias. Pense bem e escolha entre a monogamia ou poligamia como a sua melhor forma de criação de Trinca Ferro!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 14469
Pontos : 17747
Reputação : 1049
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 34
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

http://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum