ANUNCIOS
Últimos assuntos
» Coleiro muda
por dagner Hoje à(s) 11:01

» FILHOTES NÃO EMPENAM
por eliezersuk Hoje à(s) 10:41

» Diga não ao PL 3264
por santosSSt Hoje à(s) 6:49

» DESAFIO QUE PASSARINHO É ESSE ?
por CÉLIA MARIA CAYRES Hoje à(s) 0:43

» Aniversariantes do dia 02/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Hoje à(s) 0:40

» Aniversariantes do dia 01/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Hoje à(s) 0:38

» Filhote de Trinca Ferro
por Eduardo Machado Ontem à(s) 7:22

ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

AVE FICANDO CARECA, O QUE FAZER?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

AVE FICANDO CARECA, O QUE FAZER?

Mensagem por Luan Lacinta em Qua 25 Maio - 14:53

Olá amigos criadores, recentemente tive problemas com aves ficando carecas, ou seja perdendo as penas do corpo.
Resolvi fazer algumas pesquisas sobre o que poderia ser, e achei algumas causas. Colocarei aqui as causas, e o tratamento indicado.

ACARO DE PENAS E CORPO

Ácaro das penas e do corpo Nas penas ou sob a plumagem dos pássaros são encontrados vários parasitas. Muitos deles vivem normalmente em certas aves, a ponto de possibilitar o estudo de parentesco das espécies em que vivem. 

Ácaro das penas: especialmente nas penas, alguns ácaros causam sérios problemas. As cerdas ficarão com aspecto "roído", quebrado imperfeito e sem brilho. Dependendo da quantidade de ácaros, podem comprometer o vôo, a retenção de temperatura (pois as penas agem como protetor e isolante térmico) e causar queda de penas (queda essa que não nascem outras no lugar, fazendo com que a ave fique com aspecto careca). Além do aspecto estético, que fica prejudicado pela presença de penas imperfeitas. Encontrados nas bárbulas (ramificações menores das barbas - são os “riscos” encontrados do centro da pena (raque) até as extremidades), são facilmente observados (são finos e compridos) abrindo-se as asas do pássaro e olhando-as contra a luz. As penas apresentam-se caídas e é possível percebê-los como pequenos traços escuros entre as bárbulas. Outros parasitas vivem no interior do cálamo (parte inferior das penas das aves). 

Ácaros do corpo: vivem sob a pele da ave, em galerias, promovendo a coceira. A contaminação por este é multifatorial, sendo que as principais são: umidade ambiental baixa, hipovitaminose A (deficiência de vitamina A) , deficiências nutricionais. O ácaro após infectar uma ave, pode ficar até dois anos, em forma latente (dormente), sem levar o quadro clínico da doença. Causam lesões queretinizadas proliferativas (crostas) ao redor do bico, anus, pernas e pés. Geralmente as infecções crônicas (de longa data) levam a deformação de bicos e unhas. Esses ácaros vivem no corpo da ave, não sobrevivendo fora dele.

Tratamento : Há criadores que pulverizam com o inseticida SBP, pegue o pássaro, abra uma asa de cada vez e, protegendo-lhe a cabeça, mantendo uns 30 centímetros de distância pulverize uma única vez (inseticida a base de citronela). Não recomendo por não ter vivido essa experiência. 
Podemos também usar em alguns casos Piolhaves, Plumas Kleen e o banho com vinagre de maça.


Prevenção: Além da higiene, 4 ou 5 gotas de vinagre de maça na água do banho ajudam a manter os parasitas longe. Pulverizações quinzenais com o produto Plumas Kleen (não borrifar sobre qualquer vasilhame usado na alimentação) mantém os piolhos e outros parasitas longe dos pássaros, funcionando, ainda como repelente de insetos.



DEBICAGEM DE PENAS (DPA - Distúrbios de Plumagem nas Aves)

O "DPA" - Distúrbio de Plumagem nas Aves indica desequilíbrio físico e psíquico da sua saúde e do seu comportamento, refletido na plumagem. Acreditamos que não existe doença sem o seu agente causador, logo a plumagem funciona como elemento indicador de que algo estar errado com a ave, e precisamos identificar o agente causador através de diagnóstico rápido e preciso, o que nem sempre é possível de ser feito. No caso específico da AD. Auto Depenação, temos investigado aspectos inadequados de alimentação e manejo bem como a presença de Stress, entretanto a maioria dos casos não se resolveu devido a não identificação do agente causador e a inexistência de medicamentos específicos ao caso, culminando com a morte das aves por terem sido submetidas a tratamentos agressivos e experimentais.

Sintomas: Pássaros machucados quando em colonia (viveiros ou voadeiras) ou mesmo quando se encontrar sozinho, ele pode se bicar e acabar se machucando também.

Tratamento: Colocar buchas vegetais nas gaiolas, essas devem ser mergulhas em água com sal grosso e devem ficar de molho nessa salmora por uns dias, para absorverem um pouco dessa água, aí é só retirar da salmora esperar secar e pendurar para as aves , isso evita debicagem de penas entre eles.



DISFUNÇÃO HORMONAL DA GLÂNDULA DA HIPÓFISE




Esse quadro é causado por uma falha hormonal, pode cair as penas do pássaro quase que por completo, se não tratado pode levar a óbito.
O único sintoma é a queda de penas, sem que outra nasça no lugar, e sem a presença de ácaros, em menos de uma semana a ave pode perder cerca de 30% de suas penas.

SEGUE IMAGENS 

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Tratamento: O tratamento é feito com iodo 2% (Farmácia Humana), adicionar 10 gotas em bebedouro de 50 ml durante 10 dias , interromper por 3 dias e novamente servir por 10 dias, trocar a água diariamente. Em poucas semanas após esse manejo , já haverá o reequilíbrio da taxa hormonal e as penas voltarão a nascer e crescer.

Bom galera, essas foram as doenças que encontrei os os tratamentos.
Espero que ajuda vocês.
abraços.


____________________________________________________

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Curta minha Página: Criadouro Lacinta.

Luan Lacinta
Moderador Exóticos
Moderador Exóticos

Mensagens : 210
Pontos : 310
Reputação : 34
Data de inscrição : 07/03/2015
Idade : 24
Localização : Sobral Ceara

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum