ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Os anticorpos dos filhotes e fatores desconhecimentos de crescimento - Artigo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os anticorpos dos filhotes e fatores desconhecimentos de crescimento - Artigo

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 8 Jan - 19:17

OS ANTICORPOS DOS FILHOTES E FATORES DESCONHECIDOS DO CRESCIMENTO
 
O embrião e, por conseguinte, o filhote herda da mãe determinados anticorpos (substâncias proteicas produzidas pelo organismo por reação à introdução de antígenos; são antígenos os agentes infectantes, tal qual as bactérias patogênicas etc.), ditos também imonoglobulina. 

Estes anticorpos têm a função de combater os agentes infectantes (ou seja, os agentes que provocam a doença) e de defender o organismo dos ataques deles. Existem, para cada espécie, os anticorpos específicos os quais podem ser herdados dos embriões ou transmitir-se aos filhotes exclusivamente pelos genitores e, em muitos casos também de pássaros pertencentes à própria espécie dos pais.

Eis porque é recomendável se criar os filhotes pelos próprios pais ou, na falta destes, por indivíduos pertencentes à própria espécie. Em caso contrário poderá ocorrer uma notável mortalidade dos filhotes e os exemplares sobreviventes serão mais debilitados e de tamanho menor (assim se explica a degeneração e os enfraquecimentos de várias linhagens de Diamante de Gould e outras espécies de pássaros criados exclusivamente por "amas-secas" pertencentes à outras espécies), os quais darão origem a uma prole sempre de saúde mais precária e doentia com estatura que gradualmente fica sempre menor com o passar do tempo. 

0 próprio fenômeno (mortalidade elevada dos embriões e dos filhotes, enfraquecimento e linhagem doentia) ocorre também se os filhotes venham ser criados por "ama-seca" pertencente a raças um tanto diversas. 

Efetuamos, por longos anos, acuradas experiências com criação de numerosas espécies ou raças de pássaros feitas por "amas-secas" pertencentes a outras espécies ou raças pouco afim. Sempre foi cons­tatado que as várias linhagens, criadas exclusivamente através de "amas-secas", gradualmente, com o passar dos anos, se tornaram debilitados e com freqüência degenerados (baixa fertilidade, estatura sempre menor, cabeça estreita, dificuldade nos cruzamentos dos exemplares com indivíduos pertencentes à própria espécie ou raça causando o fenômeno do "imprinting"(Imprinting genómico ou Imprinting parental é um fenômeno genético no qual certos genes são expressos apenas por um alelo, enquanto o outro é metilado (inativado),  segundo o qual o pássaro prefere acasalar-se com indivíduos pertencentes à mesma espécie ou raça ela "ama-seca". 

Destes experimentos se constatou a existência de anticorpos familiares; trata-se de anticorpos que só os pais podem transmitir à sua prole e estes anticorpos da "família" sempre têm uma ação mais benéfica e mais ativa do que aqueles fornecidos por outros exemplares (não genitores) pertencentes à própria espécie ou à própria raça.

A "papa" dos pais (obviamente saudáveis e robustos), ou seja, o assim dito "leite", é um alimento altamente nutritivo, de fácil assimilação e riquíssimo de anticorpos "familiares", além de "específicos", os quais permitem, por parte dos filhos, um maior resistência aos ataques dos agentes infectantes (doenças bacterianas e virais); além disto o "leite" contém particulares substâncias, chamadas "fatores desconhecidos do crescimento" (fatores vitamínicos e proteico dos quais também não se é conhecido certas de suas características constitucionais) que favorecem o crescimento do filhote.
 
Obviamente um pardal do Japão (ou uma "ama-seca" de canário frisado pertencente a uma raça pouco afim) terá um "leite" com anticorpos "específicos" (ou seja pertencentes à própria espécie), anticorpos "familiares" e "fatores desconhecidos do crescimento" muito apropriados aos próprios filhos (pardal do Japão); menos apropriados aos filhotes de outros exemplares da própria espécie (sempre pardal do Japão) porque não podem utilizar os anticorpos "familiares"; pouco ou quase nada apropriados a outra espécie (ex. Diamante de Gould) porquanto estes últimos não podem usufruir de todas as características dos anticorpos e de crescimento utilizáveis só aos filhotes de pássaro do Japão.

Concluindo: os filhotes se desenvolvem melhor se criados pelos próprios pais, um pouco bem se criados por "ama-seca" pertencente à mesma espécie ou raça à qual pertencem, e mal se criados por "ama-seca" pertencente a outra espécie ou raça, sobretudo se com pouca afinidade.
 
A CRISE DO 4°.-8°. DIA
 
Foi mencionado o fato de que o embrião pode herdar na gema do ovo (ou seja, da mãe) também determinados anticorpos. Ao nascer o filhote porta, no abdômen, resíduos da gema os quais são gradualmente absorvidos entre o 4º e 8º  dias de vida. E observá-lo neste período que o organismo do filhote entra em crise quando, com o desaparecimento dos resíduos da gema desaparece também a ação de anticorpos herdados da mãe. 

Entre o 4°. e 8°. dias (segundo filhotes de várias espécies e resistência individual) o filhote é privado dessa ação imunitária (devida aos anticorpos) e deve iniciar uma sua imunidade formando anticorpos próprios.

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5574
Pontos : 8174
Reputação : 520
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os anticorpos dos filhotes e fatores desconhecimentos de crescimento - Artigo

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 8 Jan - 19:23

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !


Eu prefiro acompanhar o filhote a partir do 3º dia de vida, e observar se o filhote está absorvendo os nutrientes dos resíduos da gema de ovo herda da ainda quando embrião. 


E tem dado certo esse procedimento. 



CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5574
Pontos : 8174
Reputação : 520
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum