ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...

Filhotes no ninho e canária com ácaro?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filhotes no ninho e canária com ácaro?

Mensagem por Dody Lemos em Sex 8 Jan - 17:43

Boa tarde a todos!

Por favor, poderiam me auxiliar com uma dúvida? Me desculpem se já tiver tópico sobre isso, mas não encontrei. 
Não tenho muita experiência na criação de canários, aprendo muito com os tópicos que vejo nesse site, parabéns pessoal o fórum é muito bom!!

Tenho com um casal de canários Glosters que estão com 3 filhotes (fizeram 3 dias hoje), o problema é que a mãe está com um chiado/rouquidão, pia bem pouco e quando pia quase não dá para escutar, as vezes fica com o bico meio aberto, mas é raro... Ela se alimenta e bebe água normalmente. Percebi esses sintomas quando ela ainda estava chocando... Usei o medicamento: “Canto lindo vias aéreas” por uns 5 dias, parei de dar 1 dia antes dos filhotes nascerem, pois fiquei com medo de prejudicá-los... E o problema continua, antes ela sempre piou alto e o som sempre foi bem limpo.

Será que o problema é Ácaros de traquéia ou doença respiratória...?? Já pesquisei sobre o Allax, ivomec... O que acham que pode ser? E será que posso medicá-la mesmo junto com os filhotes?

Desde já agradeço muito.

Dody Lemos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Pontos : 14
Reputação : 0

Re: Filhotes no ninho e canária com ácaro?

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 8 Jan - 18:29

Boa tarde amigos Criadores de Pássaros !

Dody, 

1) Os filhotes estão com 03 dias, não seria bom aplicar nenhum medicamento para tratamento na canária, as primeiras semanas de vida dos filhotes ela que os alimenta.

2) Verificou se a canária está com peito seco ou seja uma divisão no meio do peito, e se está apresentando magreza. 

3) Ofereça alimentos na temperatura ambiente, não geladas, evite de deixa a gaiola em locais que tenha corrente de vento ou golpes de ar.

4) Aguarde os filhotes começarem a serem alimentados pelo canário, e assim retorne ao seu tópico para que possamos lhe indicar um tratamento.

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Pontos : 8174
Reputação : 520

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 8 Jan - 18:34

Dody,

Seu tópico foi transferido para área correta "Saúde, Alimentação e Cuidados", clique em 
"Doenças e medicamentos", ok ? estudar 

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagem por Dody Lemos em Sex 8 Jan - 23:06

Boa noite Célia,
Agradeço as respostas e me desculpe por abrir o tópico no luar errado.

Ela não está com o peito seco, não emagreceu e não pega correntes de ar. As vezes dou verduras e frutas como couve, almeirão, jiló, maçã... Um pouco geladas, pois costumo deixar na geladeira. Mas acredito que não seja essa a causa, pois os outros canários que tenho estão normais.

Preciso identificar o problema para tratar de forma adequada. Acredito que seja doença respiratória, pois se fosse ácaro de traquéia ela já teria piorado, não estaria se alimentando direito... Já que faz um tempo que percebi a situação e ela não está sendo medicada, o estranho é que já estou com ela há 9 meses, quando peguei ela tinha 5 meses e até então nunca apresentou qualquer sintoma. 

Vou esperar os filhotes cresceram mais um pouco, enquanto isso vou tentando identificar o que ela tem, espero que ela não piore.
Mais uma vez agradeço a ajuda.
Abçs

Dody Lemos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por Dody Lemos em Sex 8 Jan - 23:09

Talvez alguém tenha passado por isso com algum pássaro, possa ajudar. 

Obrigado a todos.

Dody Lemos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 8 Jan - 23:45

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Dody,

ok ! estudar

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagem por Dody Lemos em Sex 15 Jan - 9:44

Bom dia a todos!
Hoje um dos filhotes amanheceu morto (o menor) ontem eu já havia percebido ele um pouco ofegante, abrindo e fechando o bico com dificuldade de respirar... E hoje outro filhote também começou a ficar assim, abrindo e fechando o bico.
Hoje eles completaram 10 dias, será que devo separar eles da mãe e tratar na papinha? Não sei ela ela que passou para o filhote (caso seja ácaro). O que acham?

Desde já agradeço.

Dody Lemos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 15 Jan - 11:21

Bom dia amigos Criadores de Pássaros !

Dody,

Havia mencionado para não era para dar nada gelado, apenas na temperatura ambiente, o pássaro quando apresenta doenças respiratórias vai ficando mais debilitado.

Aqui em São Paulo e também em Osasco, as temperaturas estão úmidas.

Os pássaros senti e começa aparecer problemas respiratórios, devido o local ter que ficar um pouco mais fechado, isso acaba aumentando a probabilidade as doenças respiratórias e ácaro também acaba surgindo.

Se a fêmea está com problemas de respiratórios ou ácaros, acaba passando para os filhotes na hora de tratar.

1) Pode me enviar uma foto dos seus filhotes ?

2) O papo do filhote que morreu estava cheio ?

3) Quem está alimentando os filhotes ?

4) Higienize a gaiola, comedouros e bebedouros, limpeza também do local, não utilize produtos de limpeza com cheiro forte. 

5) Providencie a papinha para filhotes e a seringa para tratar dos filhotes várias vezes ao dia.
6) Preciso das respostas para prosseguir, ok ?  estudar

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagem por Dody Lemos em Sex 15 Jan - 12:31

Bom dia Célia, desde já agradeço a ajuda.

Não deu nada gelado a eles, também não ficam em lugar fechado, ficam na cozinha aqui de casa, é bem arejado e ventilado, também não pegam correntes de ar, sei também que não é um local muito adequado para criação mas já criei outras vezes e nunca tive problemas.

O papo do filhote que morreu estava com um pouco de comida, nem cheio nem vazio... Eu estou ajudando a tratar com papinha para filhotes mega zoo desde que nasceram, hoje após um filhote morrer separei e estou pensando em tratar somente com a papinha, mas não sei se vai adiantar, se ela já passou para o filhote acho que infelizmente não vai ter muito o que eu fazer. =/

Faço a higienização das gaiolas, poleiros, comedouros e bebedouros regularmente. Vou tentar fazer um videio e postar aqui.

Segue fotos da mães e do filhote.

Deixei envolta de algodão (última fotos) para manter ele aquecido, se eu estiver fazendo algo errado me desculpem, e peço que me ajudem.

Abçs

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Dody Lemos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 15 Jan - 16:21

Dody,

1) Só tem um filhote agora ?

2) Está tudo certo o seu manejo, parabéns !

3) A foto mostra que o filhote está de bico aberto, mas não quer dizer que está doente,  aparentemente ele está bem !

4) Filhote novo abri o bico assim , é normal, agora que se você que está alimentando o filhote , não há necessidade de encher tanto o papinho dele.

5) Não precisa dar água.

6) Só uma opinião, certo ? A cozinha é um local não muito indicado, pois quando começa cozinhar os alimentos o vapor sobe para o teto, talvez a gaiola esteja recebendo esse vapor. Mas se não há outro local, tudo bem !

7) Continue nos informando sobre o desenvolvimento do filhote.

8) O algodão não ira fornecer o calor necessário para manter o filhote aquecido, ele precisa ainda muito de calor.

Sugestão : Do lado de fora da gaiola coloque uma lâmpada de 15 watts pendurado bem acima do ninho, assim manterá o filhote aquecido.

9) Adquira um produto para oferecer para o filhote e misture o Nalyt Baby da Amgercal, ajudará a combater possíveis doenças que o filhote tenha adquirido, e esse produto serve para várias fases do crescimento do filhote.

10) O filhote irás sobreviver se for alimentando várias vezes e aquecido corretamente.

11) Não precisa pedir desculpas, não, eu também estou aprendendo,você pode ter coragem de perguntar e tirar as suas dúvidas, estou no Fórum para ajudar, ok ? Se eu não souber, vou atrás dos meus amigos criadores para responder as suas dúvidas.

12) Esse produto que lhe indiquei, pode ser encontrado nas Cobasi do Vila Lobos em frente do Ceagesp e na Cobasi de Osasco.

Espero ter ajudado !

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 15 Jan - 16:38

Dody,

Vamos comentar sobre a canária?

1) É o canário está com os mesmos sintomas ?

Se não tiver deixe-o com os filhotes, talvez ele já comece cuidar.

2) A canária está apresentando os problemas respiratórios ainda?

3) A canária deverá ser colocada em quarentena e não colocar para descanso, isso quer dizer que não deverá nesse final de período de reprodução reproduzir.

4) Ofereça alimentos fáceis para ela se alimentar: farinhada seca e úmida, ovo cozido, jiló, almeirão.

5) Quer fazer um tratamento na Canária ?  

Providencie o Nalyt 100 Plus ou Nalyt Muda da Amgercal.

Abra o link abaixo :

http://www.criadoresdepassaros.com/t41940-como-utilizar-o-nalyt-plus-para-tratamento-de-rouquidao#306516

Qualquer dúvida é só perguntar !

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagem por SergioSantos(Serginho) em Sex 15 Jan - 18:47

Dony Lemos

Eu não faço criação de Canario, mas tenho um amigo meu que cria este canário do reino.
Quanto ele tem este tipo de problema ele compra um colírio com o nome de GARAZONE pinga duas gota na narina da ave e um direto no bico.
É tiro e quenda. 
medicamento antimicrobiano 

SergioSantos(Serginho)
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior

Pontos : 222
Reputação : 28

Mensagem por Dody Lemos em Sex 15 Jan - 22:06

Boa noite a todos!

Célia, sobre o filhote vou providenciar o Nalyt Baby, obrigado pela dica. Também deixei ele aquecido com a lâmpada como sugeriu.

O macho não tem sintoma nenhum, está super saudável. Vou colocar o filhote junto para ver se ele trata, como você sugeriu.

Sobre a canária, ela continua com os mesmos sintomas, quando pia é bem baixinho, quase não da para escutar... Mas não fica com o bico a aberto, está aparentemente melhor... Se alimentando e bebendo água normalmente. 

Então, estava pensando em aplicar o Allax nela o que acha?

Sérgio, esse colírio seria para aplicar na canária certo? Ou no filhote?? 

Obrigado pela ajuda.

Dody Lemos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sex 15 Jan - 22:53

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Dody,

1) É só um filhote ?

2) Cuidado com a lâmpada de 15 wats, deixe numa certa distância para não queimar o filhote, certo ?

3) Cada tratamento feito precisa esperar 15 dias para iniciar um novo tratamento, pois poderá sobrecarregar o fígado da canária.

4) O Allax não irá resolver, nesse momento.

5) O colírio Garasone, seria para canária, ele é bom, pois os criadores utilizam.
Mas no caso da sua canária , precisa ter paciência e não aplicar remédios muito fortes, para não ocasionar fraqueza nela, ela estava em período de reprodução, choco e cuidando dos filhotes. Esse colírio a venda com prescrição médica.

6) Dica: Poderia fazer o tratamento com o Nalyt, seria menos arriscado para a canária.

7) Se a canária não está debilitada, cuide com paciência e aguarde o resultado do tratamento.

Qual dúvida é só perguntar !

CÉLIA   

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagem por Dody Lemos em Seg 18 Jan - 10:32

Bom dia a todos!

Infelizmente hoje o filhote amanheceu morto, eu já esperava... Pois ontem a noite quando fui alimenta-ló ele não quis comer, estava bem abatido e sem forças. Acredito que realmente a mãe tenha passado a doença para eles e não resistiram.

Agora irei tratar da canária, logo mais posto novidades.

Agradeço a ajuda Célia e Sergio.

Abçs.

Dody Lemos
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Seg 18 Jan - 12:21

Dody,

Sinto muita pela perda do filhote !

Mas isso faz parte da Criação de Pásaros !

Cuide da canária e se precisar estamos aqui !

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: