ANUNCIOS
ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Alimentando filhotes com conta-gotas - Artigo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alimentando filhotes com conta-gotas - Artigo

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Ter 23 Jun - 21:50

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Vamos aprender como tratar de filhotes recém-nascidos ! 

Não existe nada pior do que você conseguir finalmente o filhote daquele casal que foi feito na expectativa de se tirar o Best in Show, e descobrir que a fêmea não está alimentando o filhote.
Desde que comecei a criar periquitos, esta era uma das dificuldades que mais me deixava aborrecido, me sentindo incapaz de salvar aquele pequeno ser, que necessitava de comida e não era atendido por sua mãe. 
Naquela época, ainda não se conhecia aqui no Brasil as tão famosas “papinhas” para filhotes, que hoje abundam no mercado. Com o tempo elas começaram a ser importadas e o trabalho no salvamento dos filhotes passou a ser um pouco mais fácil, principalmente daqueles um pouco maiores, onde com a ajuda de uma seringa e uma sonda, é possível se injetar comida direto no papo.
Voltando ao caso dos recém nascidos, a pratica descrita acima fica totalmente impraticável, já que devido a sua fragilidade torna-se praticamente impossível se introduzir uma sonda ou algo semelhante em sua boca, tornando-se a tarefa de injetar comida no papo muito difícil.
Desta forma, a única opção que temos é a utilização de um conta-gotas para se administrar o alimento ao filhote nas suas primeiras horas de vida, e talvez até durante o primeiro e segundo dia. Como se sabe, a alimentação do filhote nos primeiros dias fica a cargo total das fêmeas, que produzem o “leite de papo”, que é uma substância produzida apenas pelo organismo das fêmeas e que é fundamental para o desenvolvimento dos filhotes nos seus primeiros estágios de vida. Existem fêmeas, que demoram em produzir esta substância após o nascimento do primeiro filhote, às vezes o levando a morte se não intervirmos. É muito comum, depois de algumas horas ou até mesmo dias, este “leite” passar a ser produzido e a fêmea passar a alimentar corretamente seu filhote, normalmente após a eclosão do segundo ovo.
Para que possamos alimentar os recém nascidos, temos que adquiri umas destas papinhas existentes, que facilitam em muito o processo. A mistura deverá ser feita com água, de preferência morna, para se assemelhar ao máximo ao alimento que a fêmea produz. A quantidade de água deverá ser bem maior que a de pó, para que se tenha uma mistura completamente líquida que possa ser “sugada” pelo conta-gotas facilmente.
O próximo passo é quanto aos procedimentos com o filhote. Os periquitos, com seus bicos tortos, não possuem a mesma característica dos filhotes de canário, que assim que a fêmea adentra o ninho, levantam automaticamente seus bicos pedindo comida. Os filhotes de periquitos “pedem” comida com seu “choro” tradicional, o que faz com que a fêmea os virem de costas para o chão, possibilitando o encaixe dos bicos e a conseqüente passagem do alimento regurgitado para o bico do filhote. Sendo assim, devemos proceder da mesma forma que as fêmeas, ou seja, ao tirar o filhote do ninho, ele deverá ser depositado na palma de sua mão, com as costas voltadas para baixo. No começo é uma operação um tanto quanto estranha, e em muito dos casos, o filhote não irá gostar da situação criada e ira se mexer tentando voltar à posição original. Será necessária a utilização dos dedos para a manutenção do filhote na posição correta, que permita que você, com a outra mão, encoste a ponta do conta-gotas no bico do filhote.
No começo é uma tarefa que parece bastante difícil, o filhote reluta em aceitar o alimento e em muitas vezes é necessário que se consiga abrir o seu bico com o próprio conta-gotas, para que ele comece a engolir o alimento. A pressão que se coloca no conta-gotas também é de fundamental importância, já que basta um simples toque para que o alimento saia do tubo, e se fizermos com muita força, acabamos molhando todo o filhote, perdendo todo o líquido e não conseguindo o nosso objetivo. Com o tempo, vai se adquirindo habilidade e a tarefa pode ser completada em questões de minutos, os próprios filhotes quando são alimentados mais de uma vez, parecem que até já conhecem o procedimento, e passam a cooperar mais. Não se preocupe em poder afogar o filhote, ele tem o controle entre engolir e respirar, mas é conveniente que você faça algumas pausas durante o processo.
Esta é uma tarefa que deve ser repetida seguidamente, até que a fêmea passe a alimentar corretamente o filhote. Eu costumo nestes casos, alimentá-los logo ao amanhecer, antes de ir trabalhar, ao meio-dia quando volto para o almoço e a noite se for possível até duas vezes, a última, minutos antes de apagar as luzes do criadouro. Devo confessar que não passa do segundo dia este procedimento, na maioria das vezes ao longo do primeiro dia a fêmea já começa a alimentar o filhote, mas caso isto não aconteça, a cada dia que passa fica mais difícil você conseguir manter o filhote, já que ele passa a depender de maior quantidade de comida, com maior freqüência. Outro fator a ser destacado é que por mais semelhante que estas “papas” sejam do alimento natural gerado pelas fêmeas, elas nunca irão substituí-lo integralmente.
Fonte: Revista Budgerigar Word


Foto : Portal Vida de Periquitos

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5571
Pontos : 8167
Reputação : 520
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Alimentando filhotes com conta-gotas - Artigo

Mensagem por Eduardo Machado em Ter 23 Jun - 22:43

Show , ja tratei de muitos filhotes assim ... Valeu

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 14468
Pontos : 17744
Reputação : 1049
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 34
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

http://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum