Graúna com anilha de Iraúna-grande - Página 2
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
rafaelmd
rafaelmd
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 18
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/11/2014
Idade : 39
Localização : Iporã - Paraná

Graúna com anilha de Iraúna-grande - Página 2 Empty Graúna com anilha de Iraúna-grande

Dom 15 Mar - 16:24
Relembrando a primeira mensagem :

Olá amigos.
Primeiro vou inteirar uma situação;
O Pássaro-preto, Graúna ou Melro é o Gnorimopsar chopi e infelizmente a normativa do IBAMA estabelece a anilha 3,5mm para esta ave; É visivelmente inadequado para o porte da ave... Difícil entender de onde surgiu tal equívoco;
A Iraúna-Grande é o Scaphidura oryzivora, pássaro de maior porte, hábitos e comportamentos diferentes... em nada se parece com a graúna... somente a cor... e dificilmente é vista em cativeiro. Na verdade dá pra dizer que ninguém cria a Iraúna-Grande de fato; com exceções; Mas a sua anilha é 4.0mm

O que vem acontecendo é que criadores amadoristas e comerciais começaram a utilizar a anilha da Iraúna-Grande na Graúna de modo que fique mais adequado o anel ao tamanho da perna da ave; Com certa idade a anilha 3,5 da graúna fica muito apertada e causa problemas;

Tudo isso que relatei é fato. Praticamente todos que tiverem uma Iraúna-Grande em seu registro hoje, na verdade têm uma GRAÚNA;


Aqui vem a pergunta:

Por que as sociedades, clubes e os amigos criadores não exigem que o IBAMA atualize esse erro e passe as anilhas de Graúna para 4.0mm e acabe com essa adaptação;
Já que o IBAMA errou, vamos mandar consertar e não fazer cambiarra e se conformar com isso;

Estou indignado porque sou fã do pássaro preto e não existe mais um criador com pássaros registrados como Graúna ( o nome correto). E todos eles afirmam que o Ibama errou na "bitola" da anilha; Eu já vi esses pássaros e concordo que deveria mesmo ser 4.0; Mas vamos arrumar o problema e não criar outro; Iraúna não é pássaro-preto/melro/graúna e ponto;

VAMOS NOS MANIFESTAR?

RafaelBB
RafaelBB
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 2
Pontos : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Vitória - ES

Graúna com anilha de Iraúna-grande - Página 2 Empty Re: Graúna com anilha de Iraúna-grande

Sáb 4 Abr - 19:08
Boa noite, no dia 28/02/2015 enviei uma mensagem para a ouvidoria do IBAMA pelo site a respeito desse assunto e até agora não tive resposta, entendo que houve algum equívoco entre as IN's, segue a mensagem abaixo:

Ao observar em 4 graúnas (Gnorimopsar chopi), de um criador amador, que suas anilhas de 3,5 mm (diâmetro interno) aparentavam estar relativamente apertadas (muito justas) fiz uma pesquisa sobre qual seria o tamanho de anilhas para essa espécie e encontrei na Instrução Normativa nº 01, de 24 de janeiro de 2003, o tamanho de 3,5 mm para essa espécie (inclusive o mesmo tamanho de anilha nessa Instrução Normativa para o Icterus jamacaii, pássaro de tamanho semelhante), e na Instrução Normativa nº 15, de 22 de Dezembro de 2010, o tamanho de 4,0 mm para essa espécie em questão (tamanho que parece ser mais apropriado, inclusive o mesmo tamanho de anilha nessa Instrução Normativa para o Icterus jamacaii), e encontrei na Instrução Normativa Nº 10, de 20 de Setembro de 2011 (que é mais recente) no tamanho de 3,5 mm para essa espécie em questão, porém o tamanho de anilha do Icterus jamacaii continuou com 4,0 mm, também observei que há alguns erros na tabela do anexo I da IN 01/2003 e na tabela do anexo I da IN 10/2011 (que são os mesmos erros), onde para as espécies: Sporophila angolensis, Sicalis flaveola brasiliensis, Sicalis flaveola pelzelni e Cacicus cela, a quantidade de ninhadas vezes a quantidade de posturas não conferem o resultado do cálculo, dando a entender que a tabela do anexo I da IN 10/2011 foi transcrita com os mesmos erros e consequentemente sem as atualizações (que foram feitas na tabela do anexo I-B da IN 15/2010) da tabela do anexo I da IN 01/2003, como por exemplo o tamanho de anilha do Gnorimopsar chopi de 3,5 mm da IN 01/2003 para 4,0 mm da IN 15/2010, ficando o tamanho inadequado para essa espécie.
 

Gostaria que fosse revisto esse tamanho de anilha do Gnorimopsar chopi, de 3,5 mm (IN 01/2003 e IN 10/2011) para 4,0 mm (IN 15/2010), pois um tamanho inadequado de anilha pode trazer problemas em pássaros com uma perna muito grossa ou algum pássaro que machuque a perna da anilha e a mesma venha a inchar e a inflamar ao encontrar resistência na anilha apertada, levando em consideração que pode ter havido algum erro em não ter transcrito o tamanho adequado de anilha como poder ser observado nas Instruções Normativas 01/2003 (3,5 mm), 15/2010 (4,0 mm) e 10/2011 (3,5 mm). 
rafaelmd
rafaelmd
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 18
Pontos : 22
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/11/2014
Idade : 39
Localização : Iporã - Paraná

Graúna com anilha de Iraúna-grande - Página 2 Empty Re: Graúna com anilha de Iraúna-grande

Sáb 11 Abr - 8:17
Exato!
Corretíssimo amigo!
A IN 2003 era cheia de equívocos.
Na IN de 2010 parecia que tudo estava resolvido, ai lançam a IN de 2011 com os erros da de 2003... retrocesso...
Eu tenho a impressão que isso tudo é feito as pressas, sem capricho e sem compromisso nenhum...

Pessoal, vamos nos manifestar?
Eu obtive resposta do IBAMA de que eu teria de enviar por escrito (carta), com a argumentação e provas,,,,
juniorc
juniorc
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 6
Pontos : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/11/2015
Idade : 40
Localização : Goias

Graúna com anilha de Iraúna-grande - Página 2 Empty Re: Graúna com anilha de Iraúna-grande

Seg 23 Nov - 15:58
Amigos alguma resposta do ibama tambem estou com este problema?
carlos alberto scalise
carlos alberto scalise
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/05/2017
Idade : 60
Localização : jau sp

Graúna com anilha de Iraúna-grande - Página 2 Empty Graúna com anilha de Iraúna Grandde

Qui 11 maio - 8:23
Quanto sua pergunta: Porque as associações e os clubes não cobram do Ibama a correção do erro ? A resposta é simples: Porque não existe torneios de Pássaro Preto. Ou seja, estamos sozinhos nessa. Nós amantes dos Pássaros Pretos precisamos de alguma forma nos unir para termos força, por isso peço a você que é Advogado, parente ou amigo de algum Deputado ou alguém com alguma influência no poder público e é um criador ou apaixonado pelo Pássaro Preto,nos ajude, ou todo trabalho que tivemos para conseguir a reprodução em cativeiro dessa espécie tão apaixonante irá pro lixo.Obrigado.
marcospda
marcospda
Passarinheiro Junior
Passarinheiro Junior
Mensagens : 105
Pontos : 116
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/11/2014
Idade : 44
Localização : mg

Graúna com anilha de Iraúna-grande - Página 2 Empty Re: Graúna com anilha de Iraúna-grande

Qua 27 Set - 14:27
fiquei sabendo desse problema hoje através desse site. Confesso que fiquei surpreso. Se houver alguma forma de manifestação como abaixo assinado ou algo do tipo podem contar comigo. Sempre em busca de melhorar a vida do criador legalizado. abçs
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos