ANUNCIOS
Últimos assuntos
» DESAFIO QUE PASSARINHO É ESSE ?
por Bruno Machado Hoje à(s) 19:59

» FILHOTES NÃO EMPENAM
por Bruno Machado Hoje à(s) 19:55

» Coleiro muda
por dagner Hoje à(s) 11:01

» Diga não ao PL 3264
por santosSSt Hoje à(s) 6:49

» Aniversariantes do dia 02/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Hoje à(s) 0:40

» Aniversariantes do dia 01/12/2016 !
por CÉLIA MARIA CAYRES Hoje à(s) 0:38

» Filhote de Trinca Ferro
por Eduardo Machado Ontem à(s) 7:22

ANUNCIO
SITES PARA CRIADOR
Guias para criação
AJUDA COM OUTROS ANIMAIS
CANAL YOUTUBE
TopSites AvesPT
PESQUISE SOBRE ESPECIES
ATUALIZAÇÕES
Loading...
face
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook

Casal de Calafate não tira filhotes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por marcomeira em Seg 27 Out - 14:57

Pessoal,

Tenho comigo dois calafates. Um azul e outro branco. Segundo o pessoal do pet shop, o azul é fêmea e o branco é macho.

Já estão na segunda ninhada de 07 ovos, e não nascem os filhotes. A primeira postura quebrei os ovos depois do prazo de nascimento esgotar, e vi que estavam sem embriões.

Nunca vi nenhum deles cantando...

Inclusive o macho que comprei (de cor branca) fica todo o tempo no ninho, enquanto que a fêmea (de cor azul) entra muito pouco, apenas quando o macho sai.

Vocês também acham que estou com duas fêmeas??

marcomeira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 15
Pontos : 27
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/01/2012
Localização : Jaguaquara / Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Seg 27 Out - 21:47

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Marco,

O ambiente onde fica a gaiola?

A gaiola deve ficar em local tranquilo sem ninguém circulando próximo, pois são aves exigentes e não toleram muita movimentação principalmente na fase de postura e cria.

Qual o tipo de ninho utilizado ?


O ninho terá a forma de uma bola oca (cúbica) e ficará localizada dentro de uma caixa de madeira, que deverá ter medidas aproximadas de 20cm x 20cm x 20cm, com tampa podendo ficar do lado de fora da gaiola com a abertura redonda voltada para a gaiola. Se menor pode prejudicar a postura da fêmea. Em viveiro, pôr um ninho a mais que a quantidade de casais. Na gaiola, colocar o ninho junto com o casal.

A fêmea, quando está botando ou chocando não se deve mexer no ninho, pois isto deixará a fêmea nervosa e acabará prejudicando o processo de reprodução.

A fêmea e o macho fazem revezamento para ficarem no ninho para chocarem os ovos .  

Como saber se é macho ou fêmea ? 

Os machos, por exemplo, normalmente vão cantar e executar uma dança característica. A melhor maneira de diferenciar o sexo dos Calafates é olhando o macho na época de reprodução, neste caso, o cúlmen (parte superior do bico, em especial quando o bico se encontra com a cabeça) fica com um inchamento bem aparente. A cor da região vai ficar num tom de vermelho vivo nos machos, além disso o anel ao redor dos olhos também ficará mais forte nos machos do que nas fêmeas, contudo o bico é mais fácil de perceber.

Somente o macho canta.

Há também outras formas de diferenciar, bico como a cor mais forte vermelhado ou laranjado e tamanho do bico do macho (mais forte e maior).

Em volta dos olhos tem uns traços de cor mais forte (vermelhada ou laranjada).

Talvez  esteja com duas fêmeas, observe o tamanho e a cor bico. 

O período de reprodução começa de Março a Outubro, quer dizer que já está no final.

Espero ter ajudado !

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5564
Pontos : 8155
Reputação : 519
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por marcomeira em Ter 28 Out - 15:23

Olá Célia!


Muito obrigado pelo retorno!



O ambiente onde fica a gaiola?

Eles não ficam em gaiola. Ficam num viveiro externo com um espaço amplo de 1,70 de altura, 2,5 de largura e 1,20 de profundidade. Tenho eles, com mais três casais de canários belgas. Já li em algumas fontes da internet que eles não convivem bem com outras espécies, mas, observo que não há qualquer tipo de conflito entre eles.

De todo modo, o viveiro fica no fundo do quintal, possui arborização boa, iluminação também boa, e a sua estrutura não acumula calor ou frio, pois é bastante arejado. Por isso considero que é um espaço agradável e tranquilo.

Devido as dimensões do espaço, faço a limpeza sempre aos sábados, o que não é demorado. Quando entro não há qualquer problema de ficarem assustados, voando de um lado para outro.  São tranquilos, e só mudam de um lugar para outro conforme vou me movimentando lá dentro.

Tem sempre a disposição além de sementes e aveia, uma banheira com água e vinagre de maçã (evitar piolho) e algo do tipo: ovo cozido, couve, milho verde, laranja, acerolas do quintal, mastruz.


Qual o tipo de ninho utilizado ?

Comprei um ninho tipo caixa menor e outro com as dimensões indicadas, um tipo de periquito australiano, e um tipo "L", indicado para canário terra. É neste tipo "L" que resolveram construir o ninho. Não possui as dimensões que são recomendadas, mas, foi este que preferiram, mesmo tendo um adequado à disposição. Há ainda, outros ninhos para os canários belgas, em maior quantidade e espalhado pelo viveiro para acomodar bem as fêmeas de belgas que estão reproduzindo.

Não há qualquer perturbação a ponto de deixar os dois estressados.
Noto que há um revezamento dentro do ninho, mas, é o macho quem mais fica dentro dele. E dormem juntos, os dois, dentro do ninho com os ovos.

Como saber se é macho ou fêmea ? 

Logo que trouxe o macho (branco) para casa, notei que a (fêmea) ficou animada, dando fortes chamados. Mas nunca os vi cantando. Já reparei que ficam coçando a cabeça um do outro, estão sempre juntos. Não notei uma dança, mais o "abaixar e levantar" da cabeça de um para o outro. (Vi a dança na internet e não foi como fazem, de ficar pulando).

Mas, suas dicas de identificação para o macho corresponde ao meu calafate branco: possui linha dos olhos bem avermelhada (mais que a da fêmea), o cúlmen (parte superior do bico, em especial quando o bico se encontra com a cabeça) fica com um inchamento bem aparente, inclusive com um tom bastante vivo.

Bom, sei que ofereço aos meus pássaros um excelente espaço e alimentação variada, com um local limpo e tranquilo, e, água trocada com frequência.

O fato do macho apresentar estas características próprias da época de reprodução, e ficar no ninho grande parte do tempo, pode incorrer dele ser novo para fertilizar o ovos? Quero dizer que, é possível que ele seja muito novo para conseguir reproduzir, mesmo apresentando sinais de que já está pronto? É uma possibilidade que acabo de pensar...
A fêmea não pode ser nova demais, pois, já fez sua segunda postura de 7 ovos cada.

O que acha?

marcomeira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 15
Pontos : 27
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/01/2012
Localização : Jaguaquara / Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por marcomeira em Sab 1 Nov - 12:17

Olá pessoal,

Após 20 dias de ovos no ninho, retirei a caixa ninho do viveiro, e encontrei dois filhotes de canários belgas ainda bem novos, mortos no ninho do calafate.

Não sei o que pode ter acontecido, mas, de fato, já sei que não podem estar juntos no mesmo ambiente no período de reprodução.

Desta forma, deixarei para tentar filhotes de calafates na próxima temporada. E já estou providenciando separar os calafates dos canários belgas, até que a reprodução dos belgas se encerrem.

Se alguém tiver alguma dica ou consideração a fazer, estejam a vontade.

marcomeira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 15
Pontos : 27
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/01/2012
Localização : Jaguaquara / Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Sab 1 Nov - 16:39

Marco,

Quando li, que você colocou o casal de calafate junto com casal de belga, fiquei preocupada.

O canário Belga, exige um manejo especial, alimentação e principalmente cuidados na reprodução.

O casal de canários Belgas, coloque-os em gaiola individual,com ninho e material (fios de juta 5 cmc), para a fêmea confeccionar o ninho.

É uma pena que perdeu dois filhotes Belgas, os canários do reino, não devem ser misturado com outras raças de pássaros, são frágeis.

Os calafates, poderiam até machucar a fêmea do Belga no ninho, dificilmente a fêmea sai do ninho e deixa os ovos ou os filhotes sozinhos.

Sugiro que leia artigos para reprodução do canário Belga, para dar tudo certo na reprodução.

Casal de Calafate : estão prontos para reproduzir a partir dos 10 meses de idade, coloque o ninho com material e aguarde.


O calafate macho, pode não estar pronto para reprodução, depende a idade dele, se tiver menos de 10 meses, não está pronto.


CÉLIA 

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5564
Pontos : 8155
Reputação : 519
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por marcomeira em Qua 26 Nov - 12:30

Olá Célia!

Comprei um viveiro num pet shop um dos maiores de arame galvanizado para deixar os dois calafates confortáveis.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Quando fui trocá-los de lugar, olha que já estava com ninho em outra caixa-ninho, e com três ovos. Como estamos no fim da temporada e não obtive sucesso até então, resolvi trazer esta caixa-ninho para dentro do viveiro.

Para a minha surpresa, eles aceitaram numa boa e continuaram a pôr ovos no ninho, mesmo com a mudança. Veja, eles vieram para um viveiro menor, e ainda assim, continuaram frequentando o ninho numa boa. Fantástico isso! Achei que fossem abandonar o ninho. Como são bons cuidadores os calafates!!

Outra novidade é que a escura iniciou a muda de penas, e o branco continua na caixa ninho, e ao que tudo indica, não está em processo de muda de penas.

Já solicitei o kit de sexagem, e logo saberei de fato quem é o quê, rsrs, se duas fêmeas ou um casal jovem.

A propósito, se confirmar que são duas fêmeas, posso trazer apenas um macho para conviver com elas? É possível a reprodução de um macho com duas fêmeas de calafate num mesmo viveiro?

Aguardo retorno. Obrigado!

marcomeira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 15
Pontos : 27
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/01/2012
Localização : Jaguaquara / Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Qua 26 Nov - 20:01

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Marco,

É uma ótima notícia, os calafates aceitaram o novo local, o viveiro é bem confortável para eles.

Se os calafates, entrarem em processo de muda de penas, fique atento se eles estão bem, pois esse processo de muda de penas para os pássaros pode deixa-los com a resistência baixa, a alimentação deve ser balanceada.   

Você já descreveu a forma que trata os seus pássaros, parabéns, é ótima !!!

Agora a turminha aí tem que mostrar resultados, e que venha muitos filhotes ! Razz

Assim que sair o resultado da sexagem, nos informe !

Agora a sua próxima dúvida:


Você citou :

A propósito, se confirmar que são duas fêmeas, posso trazer apenas um macho para conviver com elas? É possível a reprodução de um macho com duas fêmeas de calafate num mesmo viveiro?


Abra um novo tópico com a sua dúvida acima, ficará mais fácil nós podermos lhe ajudar !


Uma dica para você fazer sua pergunta :


É possível fazer o processo de bigamia com os calafates ? (É só um exemplo). 


Qualquer dúvida estamos aqui, ok ?


CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5564
Pontos : 8155
Reputação : 519
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por marcomeira em Ter 20 Jan - 12:52

Olá Célia, olá turma,

Recebi o exame de sexagem e na verdade são mesmo duas fêmeas.

O pessoal do pet propôs que eu devolvesse uma delas em troca de um macho, mas, acho que vou trazer dois machos aqui, a ter qie desfazer de uma delas, rs.

Havendo novidades, posto aqui no fórum.

marcomeira
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente

Mensagens : 15
Pontos : 27
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/01/2012
Localização : Jaguaquara / Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por Eduardo Machado em Qua 21 Jan - 8:23

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] escreveu:Olá Célia, olá turma,

Recebi o exame de sexagem e na verdade são mesmo duas fêmeas.

O pessoal do pet propôs que eu devolvesse uma delas em troca de um macho, mas, acho que vou trazer dois machos aqui, a ter qie desfazer de uma delas, rs.

Havendo novidades, posto aqui no fórum.



Show , leia e saiba mais sobre os Calafates !!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Até mais dabce


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 14467
Pontos : 17743
Reputação : 1049
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 34
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP

http://www.criadoresdepassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Casal de Calafate não tira filhotes

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Ter 27 Jan - 23:12

Boa noite amigos Criadores de Pássaros !

Marco,

Foi importante fazer os exames e ter a certeza que são duas fêmeas, agora adquirir dois machos e começar a criar.

Sucesso na sua criação de calafate e que venham muitos filhotes !  

Quando nascer filhotes se possível nos envie fotos ! Very Happy

CÉLIA

CÉLIA MARIA CAYRES
SUPERVISOR CHEFE
SUPERVISOR CHEFE

Mensagens : 5564
Pontos : 8155
Reputação : 519
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 51
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum