Calosidades em pássaros
ANUNCIOS
Publicidade

Últimos assuntos
O enigma do aprendizado para o curioTer 16 Abr 2024 - 9:56Eduardo Machado
Esse sou EUSex 12 Abr 2024 - 19:17Eduardo Machado
5 Curiosidades sobre as calopsitas!Sex 12 Abr 2024 - 9:24Mariana Machado
Tópico com dicas sobre fibra e torneio.Sex 12 Abr 2024 - 9:19Eduardo Machado
Porque as aves não desequilibram quando dormem?Sex 12 Abr 2024 - 9:12Eduardo Machado
Certificado A3Qui 4 Abr 2024 - 9:38Mariana Machado
Certificado SISPASS- IBAMA A3Qui 4 Abr 2024 - 9:33Mariana Machado
Boleto SispassQui 4 Abr 2024 - 9:31Mariana Machado
Guias para criação
face 4
Fechar Anuncio!
Curta nosso Facebook
Ir para baixo
Eduardo Machado
Eduardo Machado
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR
Mensagens : 17298
Pontos : 21935
Reputação : 1522
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Espirito Santo do Pinhal - SP
https://www.criadoresdepassaros.com

Calosidades em pássaros Empty Calosidades em pássaros

Dom 26 Out 2014 - 19:29
Calosidades em pássaros



Calosidades em pássaros 196960_350283131745325_1543605359_n

Ola amigos! Recebi esta foto dos amigos de SC. Ja aproveito a oportunidade para dizer que estarei em SC neste Carnaval graças ao amigo e Colega Dr Leonardo Ribeiro Lima Hoje o artigo é retro em homenagem aos Catarinenses! Quem é de SC se apresenta aí. 

A calosidade é o resultado da resposta do organismo a uma pressão/injúria contínua. A pele responde a essa pressão ficando mais grossa. O "engrossamento" da pele ajuda no começo, porém no decorrer do tempo acumula-se e torna-se uma irritação. O aumento resulta na elevação da pressão e desconforto.

No atendimento clinico do dia a dia vejo inúmeras aves com calosidades. Mas temos que descobrir a causa disso. Dentre elas temos: os poleiros de madeiras gastos e lisos demais que faz com que a ave escorregue continuamente; poleiros muito grossos para a ave em questão; o pisar (aprumo) errado da ave, a falta de dedos ou unhas tortas que prejudicam a fixação da ave no poleiro e a grande vila que também nos afeta, a obesidade.

Com certeza se sua ave possui calos nos pés ela deve se enquadrar nas causas citadas. Não confundam calosidade com pododermatite que é outra história, muitas vezes os calos evoluem para tal, mas são diferentes. Outro fato interessante é não confundir com Micoplasmose (Mycoplasma synovea) que afeta a articulações das aves aparecendo uma lesão nodular muitas vezes ulcerada nos dedos que muitos falam que foi o mosquito que picou ou foi xixi (é xixi mesmo!) de lagartixa.. Isso não existe!

Voltando ao que interessa. Então Dr é só trocar o poleiro e resolvo meu problema!? Ou piora né?! Nem tudo é poleiro. Mas a colocação de poleiros macios como os emborrachados pretos auxiliam bastante, pois vai ao mínimo deixar mais fofinho para a ave. A higienização e a troca rotineira são necessários, ok. Uma ótima opção para isso são produtos a base de amônia quaternária, que também atuam sobre coccídeos.

Trinca Ferro é o recordista em obesidade que associado a poleiros de madeira liso dão uma combinação ótima para o surgimento de calos e o poleiro emborrachado seria o mais indicado. Curió e bicudos possuem mais defeitos de aprumos e empuleiração, aí nesses casos os frisados ou a colocação de um poleiro mais fino resolve o problema.

Outro fato interessante que percebi é que muitos na roda de trinca colocam o poleiro muito junto da grade (1º espaço). Eu sei que o propósito e disputar com o do lado e tal, mas vejo muitas aves escorregarem e não terminarem o canto. Observe seu pássaro na roda para ver se escorrega do poleiro ou não. 

Então quer dizer que só o poleiro de borracha serve!? Claro que não. Cada um possui uma indicação que se encaixará melhor para o seu pássaro. Para isso procure sempre auxilio veterinário especializado, ok. Já que o intuito é interagir e sempre trazer alguma coisa útil para vocês, e ainda para saber se sua ave precisa ir ao veterinário lanço o desafio do mês.

Peguem seus pássaros na mão. Coloquem eles de patinha pra cima e observem a sola dos pés (patas). Se sua ave está assim é melhor buscar ajuda. O tempo é curto. E como diria o Impostor do Pânico: Qual será o próximo desafio?! Enviem sugestões de matérias. Despeço-me por aqui e um grande abraço a todos! 
Até a próxima!

Autor:Dr Felipe Bath
Postagem autorisada por:
Dr Felipe Bath
Visite:http://www.niaas.com.br
João Pereira
João Pereira
Pasarinheiro Expert
Pasarinheiro Expert
Mensagens : 8320
Pontos : 9349
Reputação : 575
Data de inscrição : 01/07/2013
Idade : 38
Localização : perdido em algum lugar desse Brasil

Calosidades em pássaros Empty Re: Calosidades em pássaros

Dom 26 Out 2014 - 20:23
BELO ARTIGO 
reynaldo00
reynaldo00
Passarinheiro Recente
Passarinheiro Recente
Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/11/2014
Idade : 56
Localização : belem

Calosidades em pássaros Empty Re: Calosidades em pássaros

Sáb 29 Nov 2014 - 22:57
ola! Gostaria de uma orientacao,apos ler  diversas materias sobre  calosidade,pododermatites,defeitos de aprumos ocasionados por poleiros inadequados,gostaria de uma informacao especialisada.estou com meu curio com um dedo traseiros com limitacao funcional,posso atribuir a um possivel periodo que o mesmo ficou em muda com um poleiro fino,porem liso.Estou fazendo tratamento ha mais o menos um mes,coloquei 3 poleiros frisados de madeira com diametros difentes ,ministrei 1 gota de profenide em 50 ml,durante 7 dias,pois percebi que apesar da melhora ainda continuava levantando a referida pata.Seria conveniente oferecer um poleiro emborrachado? Existe algum outro tratamento para tentar recupera-lo? GRATO!!!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos